Segurança no home office: trabalhe de casa sem riscos

Segurança no home office é fundamental para empresas que adotaram esse modelo de trabalho e precisam garantir a confiabilidade e disponibilidade de suas informações, arquivos e dados estratégicos. 

Com a pandemia do coronavírus presente e mudando o nosso dia a dia no trabalho, muitos funcionários se viram trabalhando em formato home office, modalidade de trabalho que permitiu que muitos negócios continuassem funcionando.

Esse formato tem seus benefícios, mas tem seus cuidados específicos também, principalmente em relação a segurança da informação. E é sobre eles que vamos falar nesse artigo.

Leia também: post novo home office

Seja você um funcionário acessando dados da empresa através da sua conexão de casa ou um gerente se vendo na posição de liberar esse acesso aos colaboradores, você deve estar pensando:

A maneira que estou trabalhando é segura? Minha conexão está protegida o suficiente? Devo liberar os computadores da minha empresa? Como posso ter certeza da segurança da minha conexão? De que maneira posso facilitar esse processo?

O fornecimento de acesso remoto seguro pode trazer várias questões que são novidades para todos. Neste artigo, trazemos algumas respostas que vão ajudá-lo a tomar decisões em relação à segurança no home office. Confira:

  • A segurança no home office e os novos hábitos
  • Cuidados iniciais para garantir segurança no home office
  • Criptografia, sua maior aliada
  • Como ter proteção no trabalho em casa
  • Meus dados foram comprometidos! E agora?
  • Estabeleça um política de segurança no home office

Boa leitura!

A segurança no home office e os novos hábitos

O modelo de trabalho home office traz diversos desafios, incluindo a segurança.

A segurança no home office é apenas um dos cuidados e desafios que se apresentam neste novo modelo de trabalho. 

A essa altura do ano, todos já devem estar acostumados com o básico do trabalho home office, mas não custa repassarmos, já que bons hábitos puxam outros e facilitam na mudança de comportamento como um todo. 

Procure um lugar em casa em que você se sinta confortável para trabalhar. Um ambiente de trabalho ergonômico, com facilidade de acesso a tudo o que você precisa.

Trazer o escritório para casa pode mexer com seus horários de trabalho, então defina limites: hora de começar e hora de terminar. 

Esses limites também devem ser territoriais: caso você esteja trabalhando com a família e filhos em casa, sabe como é importante estabelecer regras básicas de conduta para que ninguém atrapalhe quem está em serviço.

Caso você não tenha um cômodo para servir de escritório, esses limites podem ficar mais complicados, mas o diálogo é a principaferramenta a ser utilizada nesse momento. 

A família tem que entender que tornou-se sua colega de trabalho, e você tem que entender que eles continuam sendo família!

Estabelecer uma rotina também é essencial para que você não gaste sua energia trabalhando demais ou atrapalhe o seu rendimento trabalhando de menos. 

Os dois casos trazem mais preocupações, e você sabe que quando estamos com a cabeça cheia podemos deixar passar certas coisas, como os próprios cuidados com a segurança no home office, pauta deste artigo.

Cuidados iniciais para garantir segurança no home office

Estabelecer limites também é essencial para começar a praticar os hábitos de segurança que vão lhe permitir trabalhar de maneira mais efetiva. 

Ã? recomendável que a máquina que você esteja usando para trabalhar seja de uso exclusivo para este fim, impedindo o vazamento de dados ou acesso a páginas que podem prejudicar o seu computador.

Caso você não esteja usando um computador exclusivamente para o trabalho, existem algumas medidas que você deve tomar para garantir a segurança da informação.

Caso você esteja acessando arquivos sigilosos ou fazendo uma reunião online, é importante garantir que ninguém mais tenha acesso a isso. 

E não estamos falando apenas da sua família entrando na chamada de vídeo com o seu chefe: imagine que você tenha que ficar longe do computador por alguns minutos e deixe na tela dados pessoais de alguém? 

Existem algumas formas de prevenir este tipo de problema. Filtros de privacidade podem ser instalados no seu monitor, oferecendo uma visão clara da parte frontal da tela e bloqueio eficaz da visualização dos lados. 

Este filtro impede que outras pessoas fora do ângulo de visão de 60 graus vejam o que está na tela do seu notebook, sem bloquear sua própria visualização, protegendo o seu trabalho.

Caso você tenha que levantar várias vezes durante o dia, outra opção é ativar o bloqueio da tela depois de um curto período. 

Aí você pode resolver o que for preciso longe do computador sabendo que depois do tempo selecionado ninguém mais vai ter acesso a ele, apenas com a senha que você colocou.

Para fazer as chamadas de vídeo, utilize aplicativos que você confia e que possuam recursos avançados de segurança contra vazamento de dados. Converse com a equipe de suporte de TI da sua empresa para saber qual é a opção mais segura. 

Por fim, prefira aplicativos que não estejam ligados ao seu celular, para evitar que ligações durante a chamada de vídeo atrapalhem a reunião.

Criptografia, sua maior aliada

Criptografia é uma prática que melhora a segurança no home office.

Em se tratando de segurança no home office, a criptografia é a sua maior aliada. 

Criptografia é uma forma de impedir que pessoas não autorizadas acessem mensagens privadas, através da construção e análise de protocolos de segurança. 

Entender e usar essa prática faz parte de todos os processos de segurança modernos, e no home office não é diferente.

O uso de VPNs é a principal ferramenta para garantir a segurança cibernética no acesso remoto. 

VPN, sigla em inglês para Virtual Private Network (rede privada virtual), é uma tecnologia que liga dois ou mais computadores através de uma conexão particular, segura e criptografada.

O VPN pode conectar o computador do seu home office ao servidor da empresa, permitindo o uso das ferramentas e dos dados necessários para trabalhar com segurança e tranquilidade. 

Para acessar esse canal do computador de casa, o colaborador deve utilizar um nome de usuário, senha e, de preferência, um segundo fator de autenticação, criando assim um túnel seguro entre as duas máquinas. 

A criptografia também pode ser utilizada na conexão wi-fi da sua casa. Confira se a sua rede wi-fi doméstica está protegida: todos os roteadores residenciais atualmente dão suporte à criptografia. 

Busque pela WPA-2, versão mais moderna da tecnologia em criptografia e obrigatória em todos os dispositivos fabricados depois de 2006.

Por fim, você pode criptografar também os dados que estão salvos no seu computador, garantindo que eles não sejam acessados mesmo em caso de roubo do equipamento. 

PCs e MacBooks tem essa opção. O único lado negativo é que manter os dados constantemente criptografados afeta o desempenho da máquina. Por isso, conheça bem o seu computador antes de optar por ela!

Como ter proteção no trabalho em casa

Cuidados como trocar as senhas constantemente devem ser tomados para garantir a segurança no home office.

Além de criptografar a sua conexão com a internet, mudar a senha do roteador constantemente é uma maneira de garantir segurança da sua informação. 

Essa prática deve ser um costume, você trabalhando em formato home office ou não. A troca pode ser feita através da internet ou de um aplicativo, dependendo o modelo do seu roteador.

As senhas de login que você usa na internet também podem ser uma porta de entrada para possíveis ataques. Troque de tempo em tempo a sua senha do e-mail e acesso às redes sociais para reduzir essa vulnerabilidade. 

Lembre-se, também de sempre utilizar senhas fortes e de 12 dígitos, mesclando números, letras e símbolos.

Na hora de anotar elas, não coloque em um papel ou em um documento no próprio computador. Utilize programas como LastPass e o 1Password, gerenciadores de senhas com versões para computador, navegador e aplicativo de celular.  

Evite o uso de pendrives e HDs externos. 

Antivírus podem ajudar, escaneando as unidades físicas no momento em que você inserir elas no seu computador, mas a melhor alternativa é sempre preferir o acesso a arquivos por um caminho que esteja protegido, como a conexão protegida em VPN com a sua empresa.

Atualização, sempre!

Seja qual for a máquina que você está usando, de uso pessoal ou da sua empresa, é importante manter os aplicativos sempre atualizados, para evitar brechas que possam colocar em risco a segurança no home office.

Mantenha ativada as atualizações automáticas do seu sistema, para que as versões dos aplicativos presentes na sua máquina sejam as protegidas contra os últimos vírus e malwares que podem atacar o seu computador.

Leia também: Aprenda a se proteger dos ataques de ransomware.

Além dos softwares de trabalho, o antivírus é outro aplicativo que deve estar sempre atualizado, já que ele é a principal defesa contra as ameaças externas. Converse com a TI para saber como escolher o antivírus ideal para seus funcionários.

Outra opção que pode garantir a proteção dos seus dados é o uso de máquinas virtuais. 

A tecnologia de virtualização oferecida por aplicativos especializados isolam as ações realizadas dentro de um ambiente protegido e evitam que malwares instalados na máquina entrem em contato com os documentos de trabalho.

Um sistema para otimizar a gestão de ativos pode auxiliar no controle e na segurança dos seus computadores. Conheça o Milvus!

Meus dados foram comprometidos! E agora?

A primeira atitude a ser tomada ao suspeitar que seus dados tenham sido comprometidos é avisar a equipe de TI da sua empresa, para que eles possam agir rapidamente. Um sistema de abertura de chamados é ideal para garantir essa comunicação de forma eficaz.

Além da atualização e fortalecimento das senhas que falamos antes, procure utilizar a autenticação multifator em duas fases, que lhe garante mais segurança. 

Você pode configurar para que qualquer acesso precise de uma segunda senha enviada diretamente para o seu celular, por exemplo, ganhando tempo para você.

Outra opção de segurança é utilizar sempre que possível a versão web dos aplicativos, para que os seus arquivos não estejam disponíveis tão facilmente no computador no caso de uma brecha de segurança, precisando de mais um acesso.

Muitos aplicativos web, por sua vez, possuem a opção de backup automático na nuvem, que também pode contar com uma autenticação multifator. São várias dificuldades que você pode colocar no caminho de quem estiver atrás dos seus dados.

O MIlvus é um sistema de gestão de TI e abertura de chamados que conta com diversas funcionalidades para acessar os tickets abertos, priorizar os atendimentos mais urgentes, acessar de forma remota (e segura) o computador afetado.

Dessa forma, você conta com agilidade na resolução de possíveis ataques, além de automatizar os processos da TI e melhorar a performance do time, que pode focar na prevenção e na segurança de todos os funcionários em home office.

Estabeleça um política de segurança no home office

Existem algumas atitudes que pode ser tomadas de antemão para garantirem uma boa prática e segurança no trabalho home office. São atitudes que englobam gestores e colaboradores e tem a ver com o comportamento esperado de cada lado.

A política de segurança referente aos cuidados com os dados no trabalho remoto deve estar formalizada e clara para ambos os lados, funcionários e gerentes. 

Essa política deve deixar claro o que é de responsabilidade de cada um, quais são as ações de segurança que devem ser tomadas e os protocolos de contingência, caso aconteça alguma coisa.

Essa gestão de responsabilidades também pode definir quem deve cuidar dos backups, quem é o responsável por liberar acessos, quem deve ser avisado em caso de problemas e toda a miríade de casos novos que podem surgir nesse formato novo de trabalho.

Ter um compromisso e um diálogo claro também ajuda a conscientizar os empregados a respeito dos cuidados que eles precisam ter ao acessarem os dados da empresa de forma remota. 

Um monitoramento de rede realizado pela empresa nos computadores que estão em acesso remoto também pode fazer parte dessa política de segurança.   

Conclusão

Estamos passando por um período de novidade para todos nós, mas muitos dos cuidados citados aqui são benéficos, seja qual for o formato de trabalho escolhido.

E, mesmo que para muitos o home office seja novidade, muitas empresas estão considerando a opção remota como algo que vai ficar. Então, mantenha o diálogo aberto com a empresa caso essa opção seja interessante para você!

Caso você tenha dúvidas de qual é a melhor maneira de agir em relação a segurança dos seus dados, coloque esse assunto em pauta também. O momento é de transformação, e onde isso acontece, a tecnologia está sempre presente.

Conte com um sistema para melhorar a performance do seu time de TI e garantir a segurança no home office. Faça um teste gratuito do Milvus e conheça todas as ferramentas!

Para outras dicas, continue sua leitura com estes artigos que recomendamos: 

Obrigado por ler até aqui! 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Posts relacionados

Experimente, otimize sua gestão e relacionamento com seus clientes

Use todos os recursos sem se preocupar, teste o sistema por 7 dias grátis.