Scrum: 7 benefícios para o seu negócio

Scrum: 7 benefícios para o seu negócio

A metodologia Scrum é amplamente conhecida no mundo da tecnologia, principalmente pelas equipes de desenvolvimento de software, e trata-se de um framework simples para a elaboração de projetos complexos. 

Mesmo o framework sendo simples e leve de entender, de maneira geral, a metodologia é complexa e nem sempre é uma tarefa fácil dominá-la no dia a dia, considerando a rigidez da sua aplicação. 

Para que os resultados obtidos por meio da utilização do Scrum sejam potencializados ao máximo, é necessário que a metodologia seja aplicada seguindo fielmente o passo a passo previsto. 

Caso contrário, o framework poderá não ter o impacto esperado na produtividade do time e ou do projeto.

Leia também: COBIT: o que é e como ele pode melhorar a gestão de TI?

Nos próximos tópicos iremos explicar melhor o que é o Scrum, termos técnicos que acompanham essa metodologia e quais benefícios você terá ao utilizá-lo.

  • O que é Scrum?
  • Metodologia Ágil x Framework
  • Ritos e processos do Scrum
  • 7 benefícios na utilização do Scrum

Boa leitura!

O que é Scrum?

Pela definição de Jeff Sutherland e Ken Schwaber: “Scrum é um framework leve que ajuda pessoas, times e organizações a gerar valor através de soluções adaptativas para problemas complexos”.

Como comentado anteriormente, dominar o método não é uma tarefa fácil mesmo sendo um framework relativamente simples. Isso porque no Scrum existe um conjunto de rituais que precisam ser seguidos para seu melhor aproveitamento.

Além disso, o Scrum possui 3 pilares nos quais se baseiam as ações a serem realizadas:

#1 Transparência

Todos os aspectos relacionados ao projeto precisam estar visíveis ao gestor, responsáveis diretos pelos resultados e demais envolvidos.

Compreendendo isso, torna-se mais fácil entender então que a transparência ocorre também através da comunicação verbal ou escrita e não somente em momentos marcados para conversar sobre o projeto. 

Para exemplificar, podemos identificar a transparência quando o cliente ou product owner descreve as características esperadas no produto/projeto final, ou quando o cliente tem a liberdade de opinar sobre melhorias e expectativas durante qualquer entrega parcial.

#2 Inspeção

Além disso, os times que aderem ao Scrum precisam realizar momentos de averiguação do andamento do processo, com uma frequência intermediária. 

Esse é um ponto importante, porque determina a qualidade da entrega. Inspeções que ocorrem com uma alta frequência podem atrapalhar a produtividade do time, tirando o foco e diminuindo a criatividade de execução. 

O contrário também é um problema, porque o time poderá não ter tempo hábil para melhorar o gap identificado e até mesmo adaptar a solução.

 #3 Adaptação

Por último, mas não menos importante, temos a adaptação. Esse pilar é responsável por assegurar que caso um aspecto ou mais do processo tenha desviado do objetivo final, a execução do produto não será prejudicada. 

Todos sabemos que nem sempre o que foi desenhado no início fará sentido conforme o desenvolvimento de uma entrega é realizado. No âmbito da TI isso é ainda mais latente, já que tecnologias e novas necessidades surgem a cada dia. 

Insistir em um requisito ou um escopo que já não encaixa mais no projeto pode ser um grande tiro no pé e esse é o maior ganho do scrum frente a outras metodologias tradicionais de processo: a capacidade de adaptação rápida.

Metodologia Ágil e Framework

Agora você já sabe o que é o Scrum e também quais pilares norteiam essa metodologia. Mas para que não restem dúvidas, é necessário que você compreenda também o conceito de metodologias ágeis e framework.

De modo geral, os frameworks são templates que disponibilizam diferentes ferramentas para que o desenvolvedor crie um fluxo no projeto. 

Para aumentar a produtividade do time, o framework auxilia na resolução de um conjunto de parâmetros de maneira mais personalizada e eficiente.

Já a metodologia ágil é uma maneira de atender aos critérios dos clientes de forma contínua, onde as demandas chegam em etapas e somente quando uma é concluída se pode passar para a próxima.

Quando isso ocorre, o projeto evolui de maneira assertiva e possibilita uma produção mais adaptável, abrindo brechas para que mudanças possam ser feitas durante o processo. 

Além disso, permite que as hipóteses ou recursos esperados sejam testados com mais rapidez, mudando o escopo do projeto sempre que necessário. 

Leia também: A agilidade e os modelos de negócio no mundo pós covid

Ritos e processos do Scrum

Ã?s vezes, os termos técnicos usados na gestão de projetos para explicar algo podem ser mais complexas do que o funcionamento na prática. E esse é o caso do vocabulário utilizado no Scrum.

Em um dos nossos artigos, explicamos os papéis, eventos e documentos que envolvem essa metodologia, mas para que não haja mais dúvidas iremos relembrar esses conceitos.

  • Sprints: é o nome dos ciclos de um projeto. Geralmente essas sprints podem variar de 15 a 30 dias;
  • Product Backlog: refere-se ao conjunto de objetivos do projeto. Para projetos de desenvolvimento de software, é o nome atribuído ao conjunto de funcionalidades a serem desenvolvidas no projeto;
  • Sprint Planning Meeting: são reuniões que ocorrem sempre no início de cada sprint, visando priorizar os itens do Product Backlog a serem trabalhados nesse ciclo;
  • Daily Scrum: é uma reunião diária curta ou um ponto de contato assíncrono entre toda a equipe. O principal objetivo desse momento é fazer com que a equipe possa disseminar conhecimento e solucionar possíveis travas que por ventura podem ocorrer durante a execução das tarefas;
  • Sprint Review Meeting: chama-se review a reunião que acontece ao final de cada sprint. Nela, a equipe responsável pela execução do projeto irá discutir os resultados obtidos no ciclo, avaliando pontos que correram bem e criando debate sobre os problemas encontrados.

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7 benefícios na utilização do Scrum

O Scrum auxilia no desenvolvimento de projetos complexos de uma maneira simples e prática. Mas, que outros benefícios essa metodologia traz aos times que utilizam a ferramenta? 

Destacamos sete motivos para você começar a utilizar o framework no dia a dia do seu time. Confira:

#1 Previsibilidade nas entregas

Como vimos, o Scrum segmenta o projeto em várias etapas menores para um gerenciamento mais rápido e assertivo. Isso ocorre porque, com o uso das sprints, a equipe consegue planejar e executar entregas previstas em um curto intervalo de tempo. 

Basicamente, a cada sprint são desenvolvidos pequenos incrementos que juntos serão o produto final para o cliente. Isso faz com que sempre existam entregas contínuas e aquela frase “devagar e sempre” seja desmistificada na prática. 

Além disso, essas entregas deixam a equipe animada por enxergarem os resultados a curto prazo e o cliente satisfeito por acompanhar a evolução do projeto antes de ser finalizado.

Leia também: Gestão de Tempo: 7 estratégias essenciais para otimizar seu time de TI

#2 Colaboração do time

Ã? até óbvio, mas para que tudo saia como planejado e com agilidade é necessário que a equipe esteja totalmente alinhada. A cooperação é uma regra não negociável para que o Scrum funcione corretamente e não pode ser negligenciada.

Porém, é importante lembrar que para o time ser colaborativo é necessário que exista transparência e interação entre todos e o Scrum traz algumas estratégias para que isso ocorra. 

Dentre essas estratégias, temos a daily meetings que comentamos no tópico anterior. 

Essas curtas reuniões são fundamentais para alinhar toda a equipe e aumentar a produtividade, além de ampliar a visibilidade sobre as entregas e reduzir o tempo dedicado a uma atividade.

#3 Autonomia no gerenciamento

Sabemos que um projeto envolve várias micro entregas e que se apenas uma única pessoa for a responsável por direcionar a atividade a um colaborador, as entregas perderão a velocidade. 

Por isso, um dos pontos essenciais no Scrum é a colaboração, pois ela não só faz com que o colaborador interaja com todo o projeto como também crie um maior senso de responsabilidade e aumente a performance do time.

Essa responsabilidade fará com que a equipe identifique os próximos passos e tenha segurança em executá-los sem que necessariamente o gestor precise solicitar a entrega. 

Ou seja, isso faz com que o time se torne autogerenciável “ e, de quebra, melhore a motivação dos envolvidos.

#4 Capacidade de adaptação

Nos tópicos anteriores, relatamos que a adaptação é um dos 3 pilares do Scrum e essa habilidade é também um dos benefícios da metodologia por estar diretamente ligada às equipes autogerenciáveis. 

Isso porque um time com autonomia nas entregas tende a revisá-las com maior frequência e assim identificar possíveis melhorias que antes não estavam evidentes. 

Entretanto, o time não apenas identifica possíveis melhorias como também tem abertura para aplicá-las no projeto.

Vale ressaltar que essas adaptações precisam ser alinhadas nas dailys para que todo o time saiba o que está ocorrendo com o projeto e não desfoque do objetivo final. 

O fato é que essa adaptabilidade torna as equipes mais criativas e aptas a inovações, além de familiarizar o time a possíveis mudanças no projeto, evitando frustrações.

#5 Maior transparência com o cliente

Uma das maiores reclamações dos clientes é receber um produto totalmente ou parcialmente diferente do que ele gostaria. 

Isso acontece principalmente pela falta de transparência da empresa com o cliente ou por prazos longos, comuns nos gerenciamentos de projetos tradicionais, do tipo cascata. 

Porém, sabemos que não é a empresa que escolheu esconder algo: o problema maior está na falta de clareza que havia algo desalinhado no projeto. E essa é uma situação que pode ser facilmente evitada com a utilização do Scrum. 

Isso porque, como todas as partes envolvidas no projeto, inclusive os clientes, participam efetivamente no projeto, o alinhamento é feito de forma constante a cada entrega parcial.

Desse modo, o cliente pode opinar e pontuar com o time de desenvolvimento possíveis melhorias e possibilidade para as próximas sprints.

#6 Aumento da motivação da equipe

Se toda a equipe participa da evolução do projeto, possui autonomia nas entregas e realiza tudo com colaboração, possivelmente temos uma receita perfeita para formar um time motivado. 

E essa motivação é fomentada por causa do ambiente ideal para inovação proporcionado pelo Scrum. Mas vale ressaltar que a metodologia tende a organizar as tarefas de modo que cada profissional execute aquilo que possui mais afinidade.

Isso faz com que o profissional tenha uma oportunidade valiosa de demonstrar a sua competência e aprimore os conhecimentos que já possui, atendendo as expectativas do cliente e da empresa. 

Portanto, o resultado que temos dessa combinação é um colaborador mais motivado e um cliente satisfeito. Além disso, o Scrum tem como base uma comunicação clara e transparente, o que por si só já é um fator motivacional. 

#7 Ciclo de melhorias contínuas

Como último benefício, mas não menos importante, temos as melhorias contínuas no projeto por meio do feedback dos colaboradores e clientes que ocorrem por meio das dailys, plannings e reviews.

O framework do Scrum é desenhado com várias ferramentas de feedback, o que ajuda o time a avaliar e mensurar se as ações executadas ao longo do processo estão atingindo os resultados esperados

Ao identificar eventuais melhorias, é possível aplicá-las nos próximos ciclos ou sprints, potencializando os resultados obtidos, além de incrementar o produto, aumentar o desempenho e refinar a entrega final. 

Conclusão

Ã? inegável os benefícios do Scrum para a gestão de projetos, e o quanto a metodologia ágil torna as entregas mais palpáveis, simples e práticas. 

Nem sempre será fácil implementar todos os passos que o método impõe, mas o resultado obtido valerá a pena. 

Apostar nos benefícios que o Scrum traz é a base para criar uma sucessão de boas práticas e estruturar acompanhamentos assertivos para os seus produtos mais complexos. 

Para potencializar a produtividade da equipe, vale a pena conciliar o Scrum a outras metodologias ágeis e ferramentas de gestão que auxiliem no processo e no relacionamento com o cliente.

Dentre essas ferramentas, podemos citar o helpdesk, com uma tecnologia omnichannel e que ofereça mais possibilidades aos clientes, além de permitir a abertura de tickets a partir de diversos dispositivos. 

O Milvus é um sistema de gerenciamento usado em departamentos ou empresas de TI, com recursos que garantem a otimização dos processos, agilidade no atendimento e satisfação dos clientes. 

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Recomendamos também a leitura dos artigos: 

Obrigado por ler até aqui!

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