Muitas empresas optam pelo outsourcing de TI para terem condições de se concentrar nos pontos-chave da gestão do negócio e contar com o apoio de especialistas na manutenção da infraestrutura. Saiba mais sobre esse conceito e as principais estratégias de terceirização de serviços no setor de tecnologia.
O que é outsourcing de TI
Outsourcing de TI é um modelo de terceirização em que uma empresa fornecedora assume uma parte ou todas as funções de planejamento e execução de serviços de tecnologia de um cliente. Isso pode incluir o fornecimento de recursos tecnológicos e humanos, além dos processos de gerenciamento de serviços de TI (GSTI).
Ao optar pelo outsourcing, as empresas clientes têm benefícios como:
- maior foco no objetivo central do negócio;
- apoio de profissionais especializados e com amplo conhecimento de mercado;
- redução de custos na manutenção de uma equipe própria e na atualização da infraestrutura;
- diminuição na complexidade da operação interna.
Tipos de outsourcing de TI
Basicamente, há três possíveis estratégias para empresas que optam pelo outsourcing de TI e cabe aos gestores determinar a que trás a melhor relação entre custo e benefício:
1. Offshore
No offshore outsourcing, as empresas transferem as tarefas de manutenção de infraestrutura, desenvolvimento de software, segurança da informação e suporte para fornecedores em outros países. Regiões em que o custo da mão de obra é mais baixo, como China, Rússia e Índia, tornam-se mais atraentes em períodos de instabilidade econômica.
2. Nearshore
O modelo nearshore também prioriza fornecedores em outros países, mas concentra a terceirização do serviço em regiões mais próximas. Essa é uma forma de evitar dificuldades comuns no outsourcing, como as diferenças culturais, de linguagem e de fuso horário.
3. Onshore
No onshore outsourcing, a terceirização dos serviços é para empresas do próprio país. O custo, que pode ser um pouco mais alto na comparação com os outros modelos, é compensado pela facilidade na integração, a agilidade no suporte e o fato das duas empresas estarem sob a mesma legislação.
Os diferentes modelos de outsourcing de TI proporcionam maior flexibilidade na adaptação das organizações ao ambiente de negócios em que estão inseridas. A escolha dos fornecedores pode ser determinante para o sucesso da operação em condições específicas de mercado.
Mas a eficiência dos processos também depende de processos robustos e do uso de ferramentas de gestão especializadas. Veja como implementar as melhores práticas de gestão de incidentes na sua empresa.