Veja 8 maneiras de garantir a segurança da informação da sua empresa

Veja 8 maneiras de garantir a segurança da informação da sua empresa

Com a necessidade de lidar com volumes de dados cada vez maiores, também cresce a preocupação das empresas com a segurança da informação. As situações de risco são variadas, por isso, listamos sete dos principais aspectos aos quais sua equipe de TI precisa estar atenta para evitar. Confira!

1. Mapeie e trate todas as vulnerabilidades

A primeira coisa a ser feita é detectar possíveis vulnerabilidades e criar um plano de correção. Afinal, uma infraestrutura defasada causa ineficiência e está sujeita a falhas técnicas. Há práticas de segurança para computadores, servidores, softwares e demais componentes da infraestrutura.

Considerando que é impossível ter um ambiente 100% livre de ameaças, um bom plano de gestão de vulnerabilidades deve incluir:

  • preparação do processo com base em um mapeamento completo da infraestrutura de TI e das necessidades do negócio;
  • definição de responsáveis pelas diversas tarefas relacionadas à segurança de dados, sejam eles internos ou terceirizados;
  • mapeamento de todos os riscos que possam afetar a funcionalidade da infraestrutura em termos de hardware, de software e de pessoas;
  • analise de dados e priorização dos riscos a serem contidos com maior urgência;  
  • produção de relatórios que permitam acompanhar as ações e os resultados obtidos para comparação ao longo do tempo;
  • tratamento das vulnerabilidades com procedimentos bem definidos para ganhar agilidade;
  • definição de métricas que reflitam a eficiência do trabalho realizado e mostrem o que deve ser melhorado;
  • Investimento constante na capacitação da equipe para reduzir falhas humanas.

Quando há um ciclo de melhoria contínua fundamentado nessas diretrizes, é possível atuar de forma preventiva e corretiva, mitigando e controlando riscos. 

2. Crie seu Firewall Humano

Nós já temos aqui no blog um artigo específico sobre a importância do firewall humano e como implementá-lo. Basicamente, parte do treinamento do seu time deve se concentrar na conscientização sobre os riscos de um ataque cibernético e como evitá-los. 

Com esse conhecimento, os próprios colaboradores terão condições de identificar eventuais ameaças, tornando-se uma camada de proteção adicional para a segurança da rede. Um programa ainda mais completo pode incluir temas relacionados à proteção de dados e LGPD.

3. Faça backups de segurança

Ter cópias de segurança dos dados importantes é uma dica óbvia, mas, por incrível que pareça, muitas empresas negligenciam esse aspecto. Base de dados precisam ter ao menos duas cópias armazenadas em locais diferentes fora do prédio da empresa. 

Além disso, é importante ter um Plano de Recuperação em Desastres. Dessa forma, se houver qualquer imprevisto, é possível recuperá-los facilmente.

4. Tenha uma infraestrutura com redundância

Ter uma infraestrutura de TI com redundância significa duplicar componentes cruciais para evitar que uma falha acabe derrubando o sistema. Isso vale, por exemplo, para servidores. Em uma plataforma que trabalha com dois servidores, mesmo que um deles apresente problemas, o outro conseguirá manter os serviços em funcionamento. 

A mesma lógica se aplica a bancos de dados, equipamentos de rede, fontes de energia ou qualquer outro elemento fundamental para evitar que os usuários tenham prejuízos com longos períodos de falhas técnicas.

5. Estabeleça controles de acesso

A gestão de quem pode ou não acessar o sistema e dos níveis de acesso permitidos a diferentes perfis de usuários é crucial para a segurança da informação. Os mecanismos de proteção podem ser físicos, lógicos, ou até uma mistura dos dois.

Sensores de biometria e travas eletrônicas nas portas são exemplos de mecanismos físicos. Quanto aos lógicos, podemos citar firewalls e sistemas de assinatura digital.

6. Crie uma política de segurança da informação

Como todo aparato de segurança da informação precisa seguir certas diretrizes, sua empresa precisa de uma política de segurança da informação. As regras visam estabelecer boas práticas que contribuam para evitar vulnerabilidades que coloquem os dados do sistema em risco.

O desenvolvimento dessa política demanda o envolvimento da área de TI com todos os demais setores da organização. Isso assegura que as demandas específicas de cada departamento serão consideradas. O documento em si tem que ser curto e objetivo, para facilitar o treinamento dos colaboradores e a aplicação das regras.

7. Use contratos de confidencialidade

Os contratos de confidencialidade são muito utilizados quando uma empresa terceiriza certas atividades e, para que elas sejam executadas, é necessário compartilhar dados. Existem três tipos básicos de acordos nesse sentido:

Unilaterais

Os contratos unilaterais são usados quando apenas uma das partes compartilha dados que precisam ser protegidos. 

Bilaterais

Nos contratos bilaterais ambas as partes trocam entre si dados que precisam de sigilo. 

Multilaterais

No contratos multilaterais ambas as partes desejam proteger o sigilo de dados, mas cada uma delas têm graus diferentes de comprometimento. Pode ser que uma delas queira proteger informações, enquanto a outra deseja manter sigilo sobre metodologias de trabalho, por exemplo.

8. Tenha métodos de gestão de riscos

Por fim, destacamos a necessidade de estabelecer métodos para gestão de riscos. Basicamente, sua empresa precisa classificar os riscos em quatro categorias:

Desconhecimento técnico

A falta de orientações sobre como operar sistemas e equipamentos é um problema a ser resolvido com capacitação constante. Por isso, é importante disponibilizar treinamentos aos usuários comuns e à própria equipe de TI para alertá-los sobre as boas práticas de segurança da informação e transformá-los em firewalls humanos.

Falhas de procedimento

Por mais que a empresa já tenha uma estrutura para gerenciar riscos, é possível que certas situações bem específicas continuem abrindo vulnerabilidades. Cabe aos gestores identificar os pontos de melhoria nos procedimentos e elaborar planos de ação para aperfeiçoá-los.

Negligência

Há situações em que, mesmo ciente dos procedimentos adequados, uma pessoa assume comportamentos de risco. Nesse caso, o caminho é investir constantemente em conscientização. Mantenha os colaboradores sempre informados sobre riscos relacionados a arquivos maliciosos e mal uso dos equipamentos.

Malícia

Também não pode ser descartada a possibilidade de atos propositais para violar a segurança da informação de uma organização. Por isso, é fundamental implementar meios para detectar ameaças e tomar atitudes sempre que uma situação de risco for percebida.

Ã? claro que, para colocar em prática tudo que foi abordado aqui, sua empresa precisa ter uma metodologia de trabalho bem estruturada. 

Para se aprofundar no tema, conheça os principais conceitos por trás do Gerenciamento de Serviços de TI e veja como otimizar a gestão da sua equipe!

Produtividade para seu helpdesk: teste a plataforma Milvus

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Posts relacionados

Experimente, otimize sua gestão e relacionamento com seus clientes

Use todos os recursos sem se preocupar, teste o sistema por 7 dias grátis.