Entenda a diferença entre Itil e Cobit

Entenda a diferença entre Itil e Cobit

Para quem pretende evoluir na carreira como profissional da tecnologia da informação, é fundamental ter um bom conhecimento dos frameworks que orientam a governança e o gerenciamento de serviços. Uma das dificuldades mais comuns é compreender a diferença entre ITIL e Cobit, tanto em termos teóricos quanto na prática.

Neste artigo, você vai ver as definições de cada um e como essas diferentes abordagens se complementam para fortalecer a gestão de TI. Confira!

Definições de ITIL e Cobit

O primeiro passo para compreender as diferenças entre Itil e Cobit é ter em mente o propósito de cada framework.

A ITIL (Information Technology Infrastructure Library ou Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação) é um conjunto de boas práticas para serviços de TI. Isso significa que seu escopo engloba processos e procedimentos operacionais padronizados para melhorar a qualidade do suporte.

Por outro lado, o Cobit (Control Objectives for Information and Related Technologies ou Objetivos de Controle para Informações e Tecnologias Relacionadas) é um guia de modelos de gestão. Dito de outra forma, ele é uma ferramenta que ajuda a auditar processos, práticas e controles de TI para que eles se mantenham conectados às metas do negócio.

Então, resumidamente, enquanto o foco da ITIL é nortear a execução dos serviços, o Cobit fornece orientações gerais de gestão. 

Entenda a diferença entre Itil e Cobit

Diferença entre Itil e Cobit na prática

Mesmo que Itil e Cobit tenham focos distintos, um não exclui o outro. Na verdade, eles são complementares e podem ser implementados em conjunto. Por serem altamente adaptáveis, é possível tirar o máximo proveito de suas características em um mesmo modelo de governança de TI.

Nesse caso, é possível estabelecer uma diferença fundamental: enquanto o Cobit explica o que fazer, a ITIL diz como fazer. O primeiro ajuda a definir metas, estabelecer processos e acompanhar resultados. O segundo orienta a execução desses processos.

Por se tratar de uma referência para a gestão como um todo, o Cobit abarca orientações sobre cinco pilares da governança de TI. São eles:

1. Gestão de serviços

A ITIL pode ser encaixada como um componente interno deste pilar. Dessa forma, seu conjunto de boas práticas vai ajudar a executar os controles propostos pelo Cobit em termos de: 

  • satisfação do cliente;
  • eficiência operacional;
  • suporte útil; 
  • redução de custos;
  • alinhamento com a área de negócios.

2. Gestão de Projeto

Na área de projetos, as orientações do Cobit se refletem em um conjunto de disciplinas e ferramentas contidos no PMBOK (Project Management Base of Knowledgement ou Base de Conhecimentos de Gestão de Projetos). 

Trata-se de um guia de boas práticas voltadas diretamente ao gerenciamento de projetos e que se propõe a padronizar e difundir os métodos mais eficientes. A primeira edição do PMBOK surgiu em 1996 e vem sendo atualizada a cada quatro anos pelo PMI (Project Management Institute).

3. Nível de Maturidade em Desenvolvimento

Esse pilar se concentra em elevar o nível de maturidade no desenvolvimento para reduzir erros de gerenciamento de TI que podem gerar riscos e retrabalhos. O conjunto de boas práticas correspondente a ele está no CMNI (Capability Maturity Model Integration ou Modelo de Capacidade e Maturidade Integrado).

4. Gestão de Processos

Aqui, o objetivo é ter uma abordagem para identificar, desenhar, executar, documentar, medir, monitorar, controlar e melhorar processos de negócios. 

O conjunto de boas práticas correspondente a esse pilar está no BPM CBOK (Business Process Management Common Book of Knowledge ou Corpo Comum de Conhecimento sobre Gerenciamento de Processos de Negócios).

5. Gestão da Segurança da Informação

Por fim, temos o pilar que mais recebeu atenção nos últimos anos. No campo da segurança da informação, os padrões a serem seguidos são descritos pelo conjunto de normas ISO 270001. 

Já no campo das transações financeiras, busca-se a certificação PCI-DSS (Payment Card Industry Data Security Standards ou Padrão de Segurança de Dados da Indústria de Cartões de Pagamento).

Com tudo que vimos até aqui, a diferença entre ITIL e Cobit, já deve ter ficado bem mais clara. A ITIL atende um pilar específico da governança de TI “ o da gestão de serviços. O Cobit é mais amplo e ajuda a integrar todos os pilares e seus respectivos conjuntos de boas práticas com os objetivos gerais de uma organização.

Entenda a diferença entre Itil e Cobit

Gostou do conteúdo? Continue conosco para se aprofundar no tema e entenda o que é e como aplicar o GSTI (Gerenciamento de Serviços de TI).

 

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