Customer centric: conheça 3 vantagens e saiba como implementar a estratégia

Customer centric é um termo em inglês para a estratégia "centrado no cliente".

Uma das maneiras de conquistar os clientes em uma empresa é reforçar a qualidade do atendimento. Para isso, ter estratégias de customer centric pode ser o diferencial de um negócio no que diz respeito à atração e à fidelização dos consumidores.

Esse é um termo que cada vez mais organizações se interessam, tendo em vista que aumentam o foco para as necessidades dos clientes. Desse modo, ao atendê-las, é possível conquistar a satisfação e aumentar as chances de retorno do público.

Neste artigo, entenda melhor o significado de customer centric e confira 3 principais vantagens de implementar uma boa estratégia em torno desse conceito!

O que é customer centric?

Customer centric é um termo em inglês que pode ser traduzido por “centrado no cliente”. Desse modo, trata-se de uma prática nas empresas que visa colocar os consumidores no centro das estratégias e do planejamento interno.

Essa medida garante que todo o desenvolvimento de uma empresa seja voltado para o melhor atendimento ao cliente. Dessa forma, ao conquistar o principal impulsionador de bons resultados em um negócio, é possível ter um crescimento satisfatório.

Vale a pena destacar que o customer centric não é uma ideia que deve ser estudada apenas nos setores de marketing e de vendas.

Quando a empresa se une para centralizar a estratégia nos clientes e em suas demandas, é possível construir uma cultura organizacional que se importe genuinamente com o bem-estar e a satisfação dos consumidores, agregando valor à marca.

Qual a importância da estratégia de customer centric para uma empresa?

A principal importância de desenvolver uma estratégia de customer centric em uma empresa é a possibilidade de compreender o que um consumidor precisa, deseja e pode conseguir.

Mais especificamente, trata-se da oportunidade de observar as demandas do público-alvo para, assim, criar um planejamento satisfatório para atendê-las em seu negócio.

Visando centralizar as necessidades dos clientes, todo o alinhamento da empresa pode ser facilitado, o que garante vantagens também para a produtividade e a organização interna. 

Afinal, os colaboradores compreendem melhor as atividades que devem ser desempenhadas e as metas corporativas.

Sem contar que o engajamento e o comprometimento dos colaboradores de uma empresa podem ser melhorados quando a prioridade é a satisfação dos consumidores.

Uma pesquisa do SurveyMonkey aponta que mais de 80% dos funcionários apresentam mais segurança e felicidade em desempenhar as tarefas quando estão em um negócio focado na experiência dos clientes.

Outro estudo que reforça a importância das estratégias de customer centric foi realizado pela Bain & Co e aponta que os negócios focados na satisfação dos clientes conseguem aumentar a retenção do público em até 10%. Além disso, é possível agregar valor à marca de até 30% diante do mercado.

Quais os principais benefícios do customer centric?

Para reforçar a importância de desenvolver boas estratégias voltadas para os clientes, é possível observar os principais benefícios que uma empresa obtém ao investir no customer centric. Saiba mais!

1. Valorização do cliente

Um dos principais benefícios e, consequentemente, resultados das práticas de customer centric é garantir que os clientes se sintam valorizados com o seu negócio.

Por mais que, em alguns casos, isso não gere o retorno do consumidor, por diversas razões, é possível garantir uma boa impressão da marca, novas recomendações e a satisfação do público.

Isso ocorre devido ao enfoque na jornada do cliente promovida por essa estratégia. Desse modo, a empresa tem mais chances de promover uma boa experiência em todas as fases e atender às expectativas do público que procura os serviços ou produtos do negócio.

2. Fortalecimento da reputação da marca

Com uma rede de clientes mais satisfeitos, é natural que uma marca também se reforce no mercado. Afinal, é possível receber boas avaliações, estimular a divulgação boca a boca e construir uma reputação positiva na área de atuação.

Ã? válido destacar que 94% dos clientes desistem de consumir em empresas com má reputação, segundo o Reclame AQUI.

Por outro lado, com o fortalecimento da imagem da marca no mercado, novos clientes podem se sentir interessados em conhecer e fechar negócio com a empresa. A partir disso, é possível expandir cada vez mais o atendimento e o público.

3. Redução do custo de aquisição de cliente

O custo de aquisição do cliente (CAC) é o valor de investimento para uma pessoa adquirir um produto ou serviço na empresa. Esse indicador é essencial para avaliar a eficiência das estratégias utilizadas nos setores do marketing e de vendas.

Uma pesquisa da Deloitte aponta que empresas que investem em customer centric tendem a ser mais lucrativas. Desse modo, podem ter um CAC menor, potencializando o faturamento nas vendas.

Como tornar a empresa customer centric?

Como visto, desenvolver estratégias para implementar o customer centric em uma empresa é bastante vantajoso. Sendo assim, confira algumas dicas que podem ajudar a tornar esse processo real em seu negócio!

Mapeie a jornada do cliente

O mapeamento da jornada do cliente é um dos principais cuidados para conhecer o comportamento do seu público em cada fase.

Com um bom delineamento, é possível planejar estratégias eficientes para garantir a satisfação dos consumidores em todas as etapas, favorecendo as chances de finalizarem a compra e voltarem mais vezes.

Conheça seu público

Para que o mapeamento seja bem-sucedido e as práticas de customer centric sejam eficientes, é necessário saber para quem a sua empresa vende.

Conhecer o perfil dos consumidores ideais, o comportamento de compra, as informações demográficas e as tendências que atraem esse público são cuidados indispensáveis para centralizar as ações no cliente.

Utilize dados para uma estratégia precisa

A partir dos cuidados anteriores, é possível desenvolver uma estratégia. No entanto, antes disso, é fundamental reunir todos os dados necessários para que as táticas sejam precisas.

Isto é, realizar uma gestão baseada em dados vai permitir coletar informações relevantes para traçar um plano eficiente e adequado ao perfil de clientes da sua empresa. Com esse processo, as estratégias podem ser desenvolvidas de forma realista e com metas alcançáveis.

Ao longo do tempo, é possível desenvolver cada vez mais estratégias precisas e visualizar o customer centric fazer parte da cultura organizacional. Como resultado, é possível desfrutar de todos os benefícios dessa prática.

Invista no atendimento omnichannel

Utilizar diferentes canais para oferecer qualidade e agilidade no atendimento é um cuidado que muitas empresas estão tendo. No entanto, para se destacar, é preciso integrar esses pontos de contato para que a identidade da empresa seja preservada em todos eles. Ã? isso que foca a estratégia omnichannel.

A implementação dessa estratégia faz com que um negócio integre todos os canais de comunicação.

Desse modo, não importa se um cliente entra em contato com o estabelecimento físico ou no bate-papo do e-commerce: a impressão que tem da empresa é a mesma. Com isso, é possível focar em qualidade em todos os pontos de contato.

Como o Milvus pode ajudar na estratégia customer centric?

O Milvus pode ser um forte aliado para a estratégia de customer centric. Afinal, conta com um software Help Desk inteligente, a fim de otimizar os processos internos, integrar os canais e realizar uma boa gestão de tickets para conhecer os clientes.

Desse modo, é possível ver a sua empresa muito mais produtiva e eficiente no atendimento ao público. Uma plataforma omnichannel pode ser tudo o que o seu negócio precisa para se desenvolver integralmente.

Aplicar as estratégias de customer centric em uma empresa pode ser o diferencial necessário para se destacar no mercado e melhorar o posicionamento entre o público. Com isso, é possível aumentar o número de clientes fidelizados e ter um desenvolvimento sustentável do negócio.

Gostou da ideia? Então, dê o primeiro passo e conheça todas as funcionalidades das soluções do Milvus com um teste grátis!

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