Como escolher um antivírus seguro e completo para sua empresa

Como escolher um antivírus? Existem, no mercado, inúmeras opções de todos os tipos: gratuitos, pagos, mais simples, mais complexos. Pode ser um desafio encontrar um antivírus que atenda às necessidades da empresa.

A cada dia que passa, as organizações ficam mais e mais dependentes de dados digitais, já que a tecnologia e o ambiente virtual têm estado presentes na maioria das rotinas operacionais.

Por isso, é necessário saber como escolher um antivírus eficiente, com a maior quantidade de recursos possível e, ao mesmo tempo, que esteja de acordo com as limitações financeiras do negócio.

Leia também: Segurança Cibernética: o que é e como ser um especialista no assunto.

Dessa forma, para evitar o risco de ataques sofisticados e de ter os dados de clientes e organizações expostos, investir em um software seguro e confiável é a melhor opção.

Pensando nisso, decidimos criar um conteúdo respondendo todas as suas dúvidas sobre como escolher um antivírus e direcionando a sua empresa para a melhor solução possível. Então, vamos começar?

Neste artigo, você vai entender:

  • Como escolher um antivírus? Critérios para considerar
  • Malwares que o antivírus pode evitar
  • Coisas que você precisa saber antes de escolher um antivírus
  • 5 dicas de como escolher um antivírus corporativo
  • Conheça outras formas de ficar seguro
  • Conheça o Milvus

Boa leitura!


Como escolher um antivírus? Critérios para considerar

Considere o fabricante e a opinião de especialistas para saber como escolher um antivírus.

Em um primeiro momento, é importante ter em mente todos os critérios a se considerar para saber como escolher um antivírus realmente eficaz.

Isso porque, em um mundo em que a dependência de dados é crescente, também crescem o volume de informações geradas, armazenadas e transmitidas diariamente. 

Em alguns negócios, permitir que esses dados permaneçam vulneráveis a ataques pode ser uma decisão pouco estratégica. Vejamos, portanto, quais são os principais critérios a se considerar para saber como escolher um antivírus perfeito.


Localização da fabricante

O primeiro ponto a se considerar é a localização da fabricante. Isso influencia, principalmente, no quesito atendimento e suporte técnico. 

Uma fabricante próxima a você vai facilitar o suporte, e até oferecer algo mais personalizado e direto.

Por outro lado, se escolher uma fabricante de fora do país, o atendimento pode ser dificultado por uma série de questões (como a dificuldade de entrar em contato por telefone, por exemplo).

O primeiro passo para saber como escolher um antivírus confiável é escolher uma fabricante confiável.

 

Opinião dos especialistas

Na internet existem diversos artigos com opiniões de especialistas que ajudam você a saber como escolher um antivírus perfeito. Além disso, entrar em contato com profissionais da área de TI, talvez da sua própria empresa, pode ser uma ótima alternativa. 

Para contratar o melhor serviço, é sempre ideal a opinião de quem entende do assunto.

 

Reviews de usuários

Entretanto, não são apenas os especialistas que podem ajudar nesse sentido. Afinal, o usuário é quem mais tem afinidade com a eficiência (ou falta dela) daquele serviço. 

Dessa forma, antes de fazer sua escolha, visite sites que fazem reviews de usuários ou até mesmo serviços como o ReclameAqui e faça uma pesquisa mais atenta a respeito da reputação tanto do software de antivírus quanto de sua fabricante.

 

Seus equipamentos

Uma pergunta importante é: para que você precisa desse antivírus? Quais são os equipamentos que sua empresa possui? Quantos são? 

Todas essas questões podem ajudar você na hora de saber como escolher um antivírus ideal para o seu negócio. 

Se os equipamentos forem em grande número, de diferentes tipos e de importância relevante para a empresa, vale pensar em um investimento maior no serviço. Isso ajudará você, inclusive, a escolher o melhor plano para sua empresa.

 

Disponibilidade de investimento

Outro aspecto importante é entender o quanto você está disposto a investir. Afinal, ao ter todas as informações sobre como escolher um antivírus eficiente, você perceberá que aqueles com mais recursos e segurança, provavelmente exigirão um investimento maior. 

Dependendo da sua necessidade, um antivírus gratuito pode ser perfeitamente aceitável. Tudo depende do que você espera desse sistema.

Falaremos sobre a importância de distinguir gastos de investimento mais adiante.

Malwares que o antivírus pode evitar

O antivírus é muito eficaz para detecção e controle de diferentes tipos de malwares, deixando seu computador e suas informações mais seguras. Alguns exemplos são:

  • Vírus: software nocivo que invade a máquina e se espalha para outras máquinas conectadas;
  • Adware e Spyware: este tipo de malware gera anúncios para espionar o comportamento dos usuários;
  • Pishing: links que parecem seguros mas levar o usuário a sites maliciosos, a fim de coletar dados pessoais. Podem estar em sites, anúncios ou até em e-mails;
  • Pharming: semelhante ao pishing, mas neste caso o usuário tenta acessar um site confiável e é redirecionado para um malicioso, que copia o original em detalhes;
  • Ransomware: quando instalado na máquina, bloqueia o dispositivo e os arquivos nele presentes em troca de pagamento. Ã? uma espécie de sequestro de dados.

5 coisas que você precisa saber antes de escolher um antivírus

Alguns cuidados são importantes mesmo depois de escolher um antivírus.

Agora que você já sabe que critérios considerar para saber como escolher um antivírus, é hora de entender um pouco mais sobre esse tipo de software. 

Portanto, listamos a seguir algumas coisas que você precisa saber sobre antivírus antes de fazer a sua escolha, desde seus diferentes sistemas até a questão do investimento. Então, vamos lá.


#1 Softwares desatualizados deixam o seu ambiente vulnerável

A primeira coisa a se saber é que softwares de antivírus desatualizados podem ser tão prejudiciais quanto nenhum software. 

Ou seja, além de saber como escolher um antivírus eficiente, é preciso entender que esse é um sistema que deve ser atualizado regularmente. Para isso, os fornecedores lançam atualizações frequentes para corrigir bugs e vulnerabilidades em seu código.


#2 Os sistemas de 64 bits são mais seguros

Assim como escolher um antivírus eficiente, é extremamente importante escolher o sistema mais seguro. 

Dessa forma, atualizar sistemas operacionais de 32 bits para sistemas operacionais de 64 bits pode ser uma ótima forma de diminuir o número de ataques ao seu servidor. 

Isso porque, com recursos como ASLR (Address Space Layout Randomisation) e MDS (Mandatory Driver Signing), os sistemas operacionais de 64 bits são geralmente mais seguros que seus antecessores.


#3 Os antivírus só funcionam se instalados corretamente

Se você já sabe como escolher um antivírus, saiba, também, que eles só funcionam se estiverem instalados corretamente. 

Infelizmente, muitas pessoas decidem não usar todos os recursos disponíveis pelos programas, e acabam não fazendo sua correta ativação, perdendo, também, em qualidade do serviço.

 

#4 Novos malwares surgem o tempo todo

Um ponto importante sobre antivírus é estar ciente que, infelizmente, a criação de malwares e hackers tornou-se um grande negócio, oferecendo lucro para os envolvidos (exceto para o usuário afetado, claro). 

Por isso, é tão importante saber como escolher um antivírus seguro, facilmente gerenciável e eficiente, seja para uma empresa, seja para sua casa (ou para a casa dos seus funcionários em modelo home office).

Leia também: post segurança home office.

#5 Segurança não é gasto, é investimento

Esse é um ponto muito importante e que, infelizmente, muitas empresas não entendem: colocar dinheiro em segurança não é gasto, é investimento. 

Ou seja, é fundamental que você entenda saiba que escolher um antivírus seguro é estratégico para o seu negócio. Até porque, os ataques podem causar muito mais prejuízo do que o valor investido em um sistema de antivírus. 


5 dicas de como escolher um antivírus corporativo

Escolha um antivírus que não dificulte as suas atividades de rotina.

E então, o que achou do conteúdo até aqui? Nosso objetivo inicial era trazer o maior número de informações possíveis para que você saiba como escolher um antivírus seguro, eficiente e que faça sentido para sua empresa. 

Para ajudá-lo ainda mais nesta decisão, listamos, abaixo, 5 dicas valiosas de como escolher um antivírus corporativo ideal para o seu negócio, seja ele qual for. Confira:


#1 Opte por um antivírus leve

Quem já trabalhou com um software antivírus sabe que, muitas vezes, ele pode acabar atrapalhando na capacidade de funcionamento de uma máquina. 

Assim, é importante saber como escolher um antivírus leve, que possa ser executado em segundo plano no seu computador e funcione com toda a eficiência necessária. 

Para isso, o software deve ser capaz de funcionar durante uma variedade de tarefas, incluindo arquivamentos, instalações de aplicativos, download de arquivos e navegação simultânea em diversos sites. 


#2 Escolha um programa fácil de usar

Essa é uma questão muito importante, principalmente para empresas maiores e diversificadas. Afinal, nem todos os programas são intuitivos e fáceis de usar. 

Por isso, é importante considerar essas características na hora de saber como escolher um antivírus para sua empresa, buscando sempre a solução mais acessível, focando, principalmente, em quem é mais leigo no quesito tecnologia.


#3 Descubra como ele funciona na detecção e remoção de arquivos comprometidos

Como já pontuamos, as ameaças cibernéticas estão em constante evolução. Dessa forma, é preciso conhecer por completo o funcionamento de um software antes de decidir contratá-lo. 

Nesse sentido, procure saber como ocorre a detecção e correção de ameaças dentro do programa. Uma boa dica é procurar laboratórios independentes que já testaram e verificaram extensivamente esse programa. 

Organizações como AV-TEST, NSS Labs e AV-Comparatives realizam esse tipo de teste e fornecem análises confiáveis. Use essas informações para saber como escolher um antivírus que funcione da maneira que você precisa.


#4 Avalie os recursos complementares

Nossa quarta dica para saber como escolher um antivírus ideal para sua empresa é avaliar todos os recursos disponíveis, inclusive os complementares. 

Assim, entre a lista de recursos que podem ser interessantes para mais segurança estão:

  • proteção contra phishing e links maliciosos nas mídias sociais; 
  • firewall confiável que impede que as ameaças cheguem ao seu computador;
  • identificação e remoção eficientes de vírus; 
  • uso mínimo da capacidade de desempenho do computador; 
  • atualizações frequentes; 
  • modo de limpeza de vírus, removendo os vírus para uma área segura antes de excluí-los do seu dispositivo; e,
  • opções de backup do computador, permitindo que você recupere algum dado em caso de perda.

#5 Peça uma demonstração

Por fim, nada melhor para saber como escolher um antivírus seguro e eficaz do que solicitar uma demonstração do serviço. 

Em muitos casos, a empresa do software até oferece alguns dias gratuitos para testagem do programa. Além disso, é possível pedir uma demonstração do produto por meio de uma reunião online ou até mesmo de um atendimento presencial.


Conheça outras formas de ficar seguro

Após todas essas informações, talvez você esteja se perguntando: apenas saber como escolher um antivírus é o bastante? Bom, a resposta é não. 

Isso não significa que ter o melhor antivírus possível não é importante, muito pelo contrário. Apenas quer dizer que manter sua empresa segura vai além disso, começando desde a educação dos seus funcionários até o monitoramento dos seus ativos. 

Veja, então, algumas maneiras de tornar sua empresa ainda mais segura:

 

Eduque seus funcionários

A primeira questão é entender que a educação digital de seus funcionários é essencial. 

Partindo do princípio de que nem todos os profissionais possuem o mesmo conhecimento, é preciso pensar em formas de educar os colaboradores para que não corram riscos desnecessários, nem descumpram as políticas de privacidade da empresa.

 

Invista na gestão de TI

Uma boa gestão de TI faz toda a diferença. 

Tanto na hora de saber como escolher um antivírus que atenda às necessidades do seu negócio, quanto no momento de escolher suas lideranças, estabelecer metas, analisar o que funciona e o que precisa ser melhorado, entre outros fatores. 

Afinal, a área de TI é a responsável pela segurança dos dados de sua empresa, compliance e gestão de riscos, e pelo correto funcionamento de todos os dispositivos.

 

Facilite a comunicação de incidentes

Uma boa forma de manter sua empresa mais segura é facilitando a comunicação entre os setores. 

Além de melhorar seus processos, isso também possibilita que você monitore os problemas que ocorrem dentro da empresa e consiga resolver com mais rapidez qualquer tipo de incidente. 

Boas práticas incluem sistemas de comunicação interno ou mesmo a criação de fluxos, tornando o processo de comunicação mais fluído, rápido e eficiente. 

Uma boa ideia é usar sistemas de abertura de chamados, que agilizam a solicitação de um técnico, permitem acesso remoto e possibilitam a rápida solução do problema.

 

Monitore seus ativos

O monitoramento de ativos pode ser uma ótima forma de garantir mais segurança ao seu negócio. 

Isso porque este tipo de controle protege os recursos da empresa, aumentando também a produtividade da sua equipe de suporte técnico. 

Para isso, é possível fazer, por exemplo, uma lista com os dispositivos da empresa, bem como quem os utiliza, e as licenças de softwares disponíveis. Lembre-se que manter todos os softwares atualizados é fundamental para a segurança do seu computador.

 

Conheça o Milvus

A plataforma Milvus já atendeu mais de 23 mil empresas em todo o mundo, em países como Brasil, Uruguai, México, Chile, Peru e Argentina, e registra quase 20 mil chamados atendidos, concluídos através do gerenciamento via sistema. 

Com ela, é possível otimizar a gestão das ações de sua equipe de TI, resultando em ganhos de eficiência e aumento de produtividade da equipe. Isso tudo sem precisar ampliar o time com novos profissionais.

Sua empresa pode contar com diversas funcionalidades para comunicação, gestão e controle dos chamados de suporte, garantindo o máximo de segurança e eficiência para suas operações. Entre elas, podemos destacar:

  • Transferência de arquivos via acesso remoto;
  • Monitoramento dos dispositivos;
  • Gestão do ciclo de vida dos ativos;
  • Gerenciador de licenças;
  • Geolocalizador de ativos;
  • Monitoramento de link;
  • Scanner de rede;
  • Tecnologia exclusiva OneClick;
  • Multicanais para abertura de tickets;
  • Gerenciamento automático de SLA;
  • Gestão de contratos;
  • Integração com ERP BomControle.


Ficou interessado?
Faça um teste gratuito por 7 dias e experimente o sistema Milvus. Ou, se preferir, fale com um especialista e solicite agora uma demonstração.

 

Conclusão

Escolher um antivírus eficiente é uma tarefa estratégica para o seu negócio.

Aprendeu como escolher um antivírus? Com certeza, com as dicas e os critérios listados é possível fazer uma boa pesquisa a respeito da melhor opção para você e para sua empresa. 

Assim, sempre que você precisar saber como escolher um antivírus de qualidade, pode recorrer a esse material. 

Para outras dicas, confira os artigos recomendados: 


Obrigado pela sua leitura!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Posts relacionados

Experimente, otimize sua gestão e relacionamento com seus clientes

Use todos os recursos sem se preocupar, teste o sistema por 7 dias grátis.