Como utilizar o COBIT 5 para otimizar a governança de TI?

COBIT 5

O COBIT 5 é uma estratégia baseada em boas práticas de governança de TI. Referência global, o framework permite a realização de governança e gerenciamento de TI de forma mais abrangente e eficiente. 

Dessa forma, garante mais qualidade e segurança para a empresa. Ainda tem dúvidas sobre o que é o COBIT 5 e como utilizá-lo para otimizar sua gestão de TI? Então, continue neste artigo e aproveite nossas dicas para transformar seu negócio. Boa leitura! 

O que é o COBIT 5?

O COBIT 5 é um modelo de gestão baseado em fundamentos e princípios que utilizam conceitos para propor boas práticas e estratégias de governança e gerenciamento empresarial de TI. 

Dessa forma, ao proporcionar uma visão integrada de todas as áreas da empresa, o COBIT facilita a gestão eficiente de TI. Na prática, ele promove alinhamentos que permitem que o setor de tecnologia contribua efetivamente para o crescimento do negócio. 

Sejam empresas especializadas em serviços de tecnologia ou organizações que utilizem a tecnologia para o desenvolvimento do negócio principal, a TI é uma das áreas que mais cresce no mercado corporativo. 

Inclusive, está se tornando cada vez mais importante dentro das organizações. Por isso, frameworks como esse são extremamente relevantes para empresas que almejam a excelência na aplicação da tecnologia.

Quais os princípios do COBIT 5?

O COBIT 5 é fundamentado em cinco pilares. Confira mais detalhes dos principios do cobit 5 a seguir:

1. Satisfazer as necessidades das partes interessadas

O primeiro princípio do framework é garantir que a TI esteja alinhada às demais áreas da organização. No entanto, para isso, é fundamental entender como as ações relacionadas à tecnologia podem contribuir para as metas da empresa e vice-versa. 

2. Cobrir a organização de ponta à ponta

Este princípio não se restringe à função de TI, mas considera todos os processos da organização. Ou seja, todas as informações e tecnologias são categorizados como ativos da empresa. 

Assim, existe uma responsabilidade compartilhada entre o setor de TI e as demais áreas que fazem uso da tecnologia. Tudo isso com o objetivo de gerar valor a partir dos investimentos em tecnologia, garantindo o melhor uso desses recursos para alcançar os objetivos da empresa. 

3. Aplicar um framework integrado e único

Como você sabe, existem muitos outros frameworks relevantes para a Governança Empresarial de TI, como COSO, ITIL, PMBOK, TOGAF, PRINCE2. Sendo assim, o 3º princípio do COBIT 5 refere-se à integração de diversos desses métodos (37 processos). 

O resultado é uma estrutura com duas camadas. A de Governança avalia, direciona e monitora as atividades de TI para que contribuam com os objetivos do negócio. 

Já a de Gerenciamento alinha, planeja, organiza, implementa, dá suporte, monitora e avalia as ações 

 Com isso, torna-se uma solução abrangente para a governança empresarial e de TI.

4. Possibilitar uma visão holística

O quarto princípio propõe a visão global de estruturas, setores, processos, recursos, entre outros. Contudo, para isso, essa  teoria reconhece a importância de um sistema organizacional coeso, onde pessoas, estruturas e processos trabalham em conjunto para alcançar os objetivos da empresa. 

Além disso, para que esse princípio seja viável, o COBIT® 5 incorpora o conceito de “habilitadores”. O termo refere-se aos fatores, como processos, as estruturas organizacionais e a conduta, ética e comportamento, que influenciam o funcionamento da governança e do gerenciamento de TI. 

5. Separar governança do gerenciamento

O último princípio define e diferencia a governança do gerenciamento de TI. Assim, o primeiro termo é classificado como um nível mais estratégico, que define as ações e responsabilidades conforme o modelo EDM (Avaliar, Direcionar e Monitorar). 

Já o gerenciamento de TI abrange um nível tático e operacional. Ou seja, é esponsável por planejar, construir, executar e monitorar atividades de TI alinhadas à estratégia definida pela governança.

Como utilizar o COBIT 5 para otimizar a governança de TI

Para implementar o COBIT 5 e ter os melhores resultados para a empresa é preciso seguir alguns passos fundamentais:

Passo 1: diagnóstico da situação atual

Para começar o processo de implantação do COBIT, é necessário analisar o setor de TI da empresa para identificar falhas e oportunidades de melhoria.

Passo 2: definição dos objetivos e metas

Em seguida, é hora de definir as metas e objetivos da empresa para alcançar os resultados esperados.

Passo 3: seleção das melhores práticas

Depois do diagnóstico, é preciso selecionar as práticas adequadas para a implantação estratégica da Governança de TI.

Passo 4: implementação e treinamento

Outro aspecto importante é a definição dos envolvidos no projeto e o treinamento da equipe responsável por executar o que foi planejado.

Passo 5: monitoramento e avaliação contínua

O último passo consiste em monitorar e mensurar os resultados da implementação, realizando melhorias e otimizações nos processos de TI.

Benefícios da implementação do COBIT 5

O framework pode trazer vários benefícios para a organização que deseja aprimorar a gestão e as boas práticas de governança e gerenciamento empresarial de TI. Confira alguns deles a seguir:

Melhoria na tomada de decisões

As boas práticas propostas pelo COBIT 5 permitem que os gerentes e diretores tenham mais consciência de como a TI e sua gestão impactam na empresa. Assim, é possível identificar melhorias e modificar investimentos.

Maior alinhamento entre TI e negócio

O COBIT também possibilita a integração dos setores da organização, assegurando que todos estejam alinhados em relação às metas. Além disso, mantém todos cientes dos resultados alcançados a partir da definição das práticas e estratégias estabelecidas pelo framework.

Redução de riscos e custos

As boas práticas e estratégias estabelecidas pelo COBIT determinam a adoção de rotinas que contribuem para a segurança da informação. Elas também possibilitam a otimização dos investimentos em TI.

Aumento da eficiência e da produtividade

O COBIT define e padroniza os processos internos, garantindo o alinhamento das necessidades da empresa. Com isso, maximiza a eficiência e reduz despesas, o que torna a equipe de TI mais eficaz.

Melhoria na qualidade dos serviços de TI

 O COBIT 5 fornece um conjunto de boas práticas para padronizar os processos de TI, garantindo a qualidade dos serviços prestados. Além disso, como incentiva o monitoramento contínuo dos serviços, permite a identificação e resolução de problemas de forma proativa.

Conte com o Milvus para transformar sua gestão de TI

A área de TI é cada dia mais imprescindível nas empresas! E, se você quer tornar o trabalho do seu time mais integrado com o negócio e eficiente, conte com ferramentas inteligentes, como o Milvus. 

A plataforma é uma solução de gestão de demandas inteligente! Ou seja, ela centraliza chamados de clientes e até as solicitações internas da sua empresa vindas de diferentes solicitantes e canais, como e-mail, app, formulário, chat, WhatsApp e muito mais.

Você ainda pode aproveitar funcionalidades como: 

  • Configuração ampla e dinâmica da distribuição de mesas de trabalho e categorias de solicitação; 
  • Controle rápido e versátil de demandas pela configuração de prazos personalizados para cada categoria, prioridade e/ou cliente; 
  • Possibilidade de criar automações complexas que dinamizam a rotina evitando trabalhos repetitivos e manuais. 

Tudo isso (e muito mais) de forma prática e intuitiva para facilitar o tratamento das demandas por parte dos operadores e garantir uma visão clara e abrangente para todos os gestores de times e empresas.

Então, entre em contato com o Milvus e descubra como podemos transformar sua gestão de TI. Faça um teste gratuito agora mesmo e conheça todas as nossas vantagens para sua empresa. 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Posts relacionados

Experimente, otimize sua gestão e relacionamento com seus clientes

Use todos os recursos sem se preocupar, teste o sistema por 7 dias grátis.