Acesso remoto: como utilizar para otimizar o atendimento ao cliente

 Entenda como funciona o acesso remoto e por que é uma solução eficiente para a otimização do atendimento ao cliente!

 

Ter em mãos a possibilidade de entrar em um sistema a partir de outra solução facilita diversas tarefas da rotina de trabalho. Essa é a proposta do acesso remoto, com um grande potencial de favorecer o atendimento ao cliente pelas equipes de suporte.

 

Utilizar um dispositivo para acessar outro computador ou rede, de forma remota, sem precisar estar no mesmo lugar que a máquina de interesse, é uma realidade graças aos avanços tecnológicos, como a Internet das Coisas.

 

Essa é apenas uma das grandes vantagens de aplicar o acesso remoto no seu negócio. Neste conteúdo, saiba mais sobre essa estratégia e conheça os principais benefícios de sua implementação. Acompanhe!

Como funciona o acesso remoto?

O acesso remoto funciona a partir da conexão à distância entre diferentes dispositivos. Dessa forma, é possível acessar o computador do escritório, por exemplo, por meio do celular, sem sair de casa.

 

Essa interação permite ter contato com particularidades de outro sistema, máquina ou rede, como:

 

  • dados;
  • configurações;
  • arquivos;
  • aplicativos;
  • instalações.

 

Para isso, é preciso combinar software, hardware e conectividade. Com um sistema desenvolvido com foco em acesso remoto, é possível compartilhar os dados de diferentes dispositivos em uma mesma rede.

 

Por meio dessa conexão, não é necessário estar no mesmo lugar que o dispositivo para ter acesso total. Para profissionais que atuam a distância, essa ferramenta é indispensável para a integração da rotina de trabalho.

Quais são seus tipos?

Não existe apenas uma forma de ter acesso remoto. A dinâmica pode acontecer por meio de uma conexão de Área de Trabalho Remota ou por uma VPN (Virtual Private Network ou Rede Privada Virtual).

 

A seguir, entenda melhor como acontece a execução de cada um desses modelos. Confira!

Área de Trabalho Remota

A versão de acesso remoto por meio da Área de Trabalho Remota é baseada no Remote Desktop Protocol (RDP). Esse é um protocolo que torna viável a conexão direta de um dispositivo a outra máquina que utilize o licenciamento Microsoft Terminal Services (TS), permitindo o compartilhamento dos dados do sistema.

 

Alguns sistemas operacionais permitem apenas um acesso remoto por vez. No entanto, para a otimização dos processos de uma empresa, é possível investir em programas que permitam entradas múltiplas.

 

O prejuízo, nesse caso, é a diminuição da segurança, uma vez que a conexão não é criptografada para diferentes acessos simultâneos.

 

Além disso, é válido destacar que a conexão de Área de Trabalho Remota pode ser utilizada em diversos sistemas operacionais, como:

 

  • Linux;
  • iOS;
  • Android;
  • Mac OS.

 

Apesar de ser um protocolo desenvolvido pela Microsoft, também é possível aplicá-lo em versões além do Windows.

Virtual Private Network

A Virtual Private Network, por sua vez, tem uma infraestrutura pública e criptografada. Assim, as conexões realizadas por VPN utilizam o protocolo de tunelamento, que favorece a proteção do tráfego de dados entre os sistemas.

 

No entanto, essa conexão é mais indicada para redes, em vez de dispositivos. Uma das vantagens é a possibilidade de ter múltiplas conexões simultâneas, sem prejuízo à segurança.

 

As interações com a Virtual Private Network acontecem por meio de um roteador ou servidor central. Dessa forma, todas as informações presentes nessa rede interna podem ser compartilhadas por todos os acessos remotos permitidos.

Como o acesso remoto pode otimizar a área de atendimento ao cliente?

Uma das aplicações do acesso remoto é na área de atendimento ao cliente. Afinal, é possível auxiliar os clientes com problemas e dúvidas de forma ágil, proativa e eficiente, uma vez que os próprios profissionais da sua empresa podem interagir com os sistemas, realizando uma investigação precisa.

 

Para os serviços de suporte, os técnicos especializados não precisam sair da estação de trabalho para verificar os problemas.

 

Portanto, com apenas um acesso, desde que permitido pelo cliente, é possível realizar todos os procedimentos de forma online e com a mesma eficiência.

 

Como resultado, o trabalho otimizado aumenta as chances de satisfação na comunicação e evita que as operações fiquem interrompidas por muito tempo, uma vez que os problemas podem ser resolvidos rapidamente.

Quais os benefícios do acesso remoto?

Para entender melhor por que é uma boa ideia investir em sistemas de acesso remoto para oferecer otimização e qualidade no atendimento de sua empresa, confira os principais benefícios dessa ferramenta!

Atendimento ágil

A agilidade do acesso remoto é uma das melhores vantagens. Em questão de minutos, é possível solucionar um problema simples. Até mesmo aqueles que demandam mais tempo podem ser finalizados em um menor período de espera.

 

Essa agilidade se dá, principalmente, por dispensar a necessidade de deslocamento até o local de trabalho para realizar um atendimento presencial. Com isso, os clientes podem ter suas demandas resolvidas rapidamente.

Produtividade

Uma equipe de suporte tem mais recursos para aumentar a produtividade quando o seu negócio investe em acesso remoto.

 

Afinal, o tempo de deslocamento pode ser aproveitado para solucionar outras demandas, assim como é possível dar atenção para cada problema com tranquilidade.

Diminuição de custos

Para as empresas, o acesso remoto também é vantajoso por conta da redução dos custos com serviços de suporte.

 

A locomoção do atendimento presencial, que pode gerar altas despesas, principalmente a longo prazo, é dispensada, favorecendo a economia do setor.

 

Além disso, os dispositivos ficam menos tempo inoperantes e a rotina não sofre muitos prejuízos, garantindo maior rendimento e lucratividade.

Segurança

Como visto, existem modelos de acesso remoto que oferecem alta segurança da informação, por conta da criptografia utilizada. Dessa forma, quando os clientes permitem a entrada dos profissionais de suporte, é possível ter a proteção garantida dos dados e de toda a rede.

 

Além disso, vale a pena destacar que o acesso remoto só acontece a partir da autorização do administrador do sistema. Assim, é possível tranquilizar os clientes sob os riscos de invasão ou vazamento de informações.

Flexibilidade

As soluções de gerenciamento remoto também favorecem a flexibilidade da rotina de trabalho dos profissionais de suporte.

 

Com isso, é possível atender mais clientes simultaneamente e em menos tempo, aumentando o número de problemas resolvidos, em comparação com a rotina de trabalho no atendimento presencial.

Mobilidade de acesso

Com a mobilidade proporcionada pelo recurso, a equipe pode trabalhar a distância. Para o seu negócio, esse é um benefício para a gestão de talentos, uma vez que empregos com a possibilidade de home office são atraentes para diversos profissionais qualificados.

 

Portanto, o acesso remoto é uma das facilidades promovidas pelo desenvolvimento da tecnologia. Com uma implementação de sucesso, é possível transformar toda a rotina de trabalho interno e garantir procedimentos mais ágeis, eficientes e produtivos.

 

Para isso, vale destacar que é necessário contar com um parceiro confiável e que ofereça plataformas seguras. O Milvus pode ser um grande aliado na implementação do acesso remoto para otimizar a gestão de atendimento da sua empresa.

 

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