Inteligência artificial para suporte técnico: como a tecnologia ajuda suas equipes

Inteligência artificial para suporte técnico: como a tecnologia ajuda suas equipes

O uso da Inteligência Artificial para suporte técnico assegura inúmeros benefícios para a sua empresa. Isso pois a tecnologia permite que as equipes aumentem a eficiência, acelerem a resolução de problemas e melhorem a satisfação do cliente.

No entanto, 78% dos executivos de TI alegam que ainda precisam conhecer mais sobre a tecnologia antes de fazer investimentos significativos. Se você faz parte dessa parcela e ainda tem dúvidas sobre o uso da IA para suporte técnico, confira esse conteúdo exclusivo. Boa leitura! 

O que é a Inteligência Artificial para suporte técnico?

A Inteligência Artificial (IA) para suporte técnico refere-se a um conjunto de tecnologias que, por meio de modelos matemáticos, são capazes de aprender, entender problemas e resolvê-los, bem como se adaptar a diversas linguagens e tomar decisões. 

Assim, a aplicação da IA para TI possibilita a resolução de problemas técnicos de maneira mais rápida e precisa. Ao mesmo tempo, libera os profissionais humanos para focar em questões mais complexas. 

Dessa forma, a IA pode, por exemplo, analisar grandes volumes de dados para identificar padrões e prever falhas. Além disso, é capaz de automatizar respostas para questões comuns e fornecer assistência em tempo real durante interações com clientes. 

Em resumo, essa tecnologia não apenas melhora a eficiência operacional, mas também eleva o nível de satisfação do cliente. Afinal, torna o suporte técnico mais ágil, proativo e personalizado. Não à toa, uma pesquisa da Deloitte mostra que 70% das empresas entrevistadas investirão em IA para o negócio. 

Quais as vantagens da IA no atendimento?

As três principais vantagens da Inteligência Artificial no atendimento ao cliente são: 

  • A possibilidade de usar a tecnologia para criar experiências personalizadas ao atender as demandas do cliente;
  • A integração de dados e insights para interações mais assertivas; 
  • E a automação de tarefas.

Aplicações da IA no suporte técnico

A Inteligência Artificial para atendimento ao cliente está em constante evolução. Isso permite que ela seja utilizada em diversas etapas do relacionamento com o público, desde o pré até o pós-vendas. 

Ainda, seu avanço expandiu as possibilidades de utilização da tecnologia. Abaixo,  listamos algumas das principais aplicações da Inteligência Artificial para suporte técnico. Confira!

1. Resolução do Atendimento N1

A Inteligência Artificial tem revolucionado o dia a dia dos profissionais de TI. Especialmente no que diz respeito ao atendimento de Nível 1 (N1), no qual questões básicas e repetitivas são frequentes. 

Nesses casos, é possível alimentar a base de conhecimento da IA com as informações do seu negócio. Assim, ao fornecer respostas automáticas, o chatbot baseado em IA permite que as solicitações dos usuários sejam resolvidas em tempo real, com soluções assertivas e sem a necessidade de intervenção humana. 

Essa automação melhora significativamente a eficiência do atendimento, liberando as equipes de suporte para focarem em problemas mais complexos.  Além disso, o uso da Inteligência Artificial atendimento ao cliente aprende continuamente com cada interação. 

Assim, torna-se mais eficaz com o tempo, o que resulta em uma experiência ágil e satisfatória.

2. Agilização de respostas

A integração com Inteligência artificial para suporte técnico permite que as respostas sejam automatizadas e entregues de maneira quase instantânea. Isso é feito a partir de algoritmos que analisam a base de conhecimento e oferecem soluções adequadas em tempo real. 

Portanto, é possível reduzir drasticamente o tempo de espera de atendimento. Isso é vital em um ambiente de suporte onde cada segundo importa. Até porque, com a automação das respostas para questões recorrentes ou de baixa complexidade, suas equipes ganham tempo para se dedicar a problemas mais desafiadores e específicos, aumentando a eficiência geral do suporte. 

Dessa forma, com as ferramentas TI automatizadas, sua empresa garante maior satisfação dos clientes. Afinal, eles percebem um atendimento mais eficaz e proativo.

3. Transcrição de áudios

A transcrição de áudios é um recurso fundamental da Inteligência Artificial TI, especialmente no ambiente omnichannel. No Milvus, essa funcionalidade permite que as mensagens de voz dos clientes sejam automaticamente convertidas em texto. 

Assim, permite que as equipes tenham uma visão completa e detalhada das solicitações dos clientes, independentemente de como elas foram feitas. Sem falar que facilita a análise e o acompanhamento do histórico de atendimento. 

Como resultado, aprimora a eficiência do atendimento e a qualidade do serviço prestado. Vale destacar que a funcionalidade é fundamental em um suporte multicanal, uma vez que possibilita a integração de dados de diferentes canais de comunicação. 

Portanto, em um ambiente onde os clientes esperam respostas rápidas e consistentes, essa ferramenta de IA é um diferencial. 

4. Correção ortográfica das respostas de agentes

A correção ortográfica automática das respostas dos agentes garante um nível elevado de profissionalismo e clareza na comunicação com clientes. Com a integração da Inteligência Artificial para suporte técnico, a revisão ortográfica e gramatical deixa de depender dos humanos. 

Nesse caso, a IA identifica e corrige erros em tempo real, antes que as respostas sejam enviadas. Isso é crucial para manter a confiança dos clientes, pois mensagens bem escritas transmitem maior credibilidade, e também evita mal-entendidos. 

Além de melhorar a qualidade da comunicação, a correção ortográfica automatizada contribui para a eficiência das equipes de suporte. Isso porque, ao reduzir a necessidade de revisões manuais, os agentes podem focar em resolver as solicitações de forma rápida e eficaz.

5. Análise de dados

A análise de dados gerados a partir das interações com os clientes é crucial para aprimorar o suporte técnico da sua empresa. Assim, é possivel identificar tendências, padrões de comportamento e áreas que precisam de melhorias. 

Ferramentas de IA podem apoiar nessa interpretação de dados, que também permite uma tomada de decisão mais informada. Assim, as empresas podem obter insights profundos que melhoram continuamente a eficiência e a eficácia do suporte técnico, resultando em uma experiência mais satisfatória para os clientes.

Como treinar a equipe de suporte técnico para usar IA?

Segundo o estudo Global AI Adoption Index 2022, realizado pela Morning Consult, 41% das empresas no Brasil já utilizam IA em suas operações. Isso se deve, em grande parte, ao fato de que a IA se tornou mais acessível para 56% dessas empresas e passou a ser incluída em aplicativos de negócios padrão para 48%.

No entanto, além da contratação da tecnologia, treinar a equipe de suporte técnico para utilizar a IA é uma etapa essencial. Assim, o primeiro passo é garantir que todos compreendam o funcionamento da tecnologia e como ela pode ser aplicada no suporte técnico. 

Além disso, é importante familiarizar a equipe com as ferramentas específicas que serão utilizadas. Seja com novos processos de alimentação da base de conhecimento da IA, ou como utilizá-la na rotina.  

Ademais, à medida que a IA continua a evoluir, o treinamento contínuo e a atualização das habilidades da equipe serão essenciais para manter um suporte técnico eficiente e alinhado com as melhores práticas do mercado. 

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