O comportamento do consumidor não para de se transformar, e isso também implica evoluções no Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC). O SAC 5.0 é um excelente exemplo disso atualmente, pois renova todas as interações entre marca e cliente, promovendo uma dinâmica otimizada e moderna.
O desenvolvimento de novas técnicas de atendimento ao público, em sua grande parte, está alinhado à s descobertas e inovações no campo da tecnologia. Ã? por isso que a implementação dessas novidades no relacionamento com o cliente se torna fundamental para se manter em uma posição competitiva no mercado de trabalho e construir uma rede sólida de consumidores.
O SAC 5.0 tem de tudo para contribuir positivamente para conquistar esses resultados. Neste post, vou falar um pouco mais sobre o assunto e dar algumas dicas de como aplicar esse conceito nos negócios. Acompanhe!
O que é e como surgiu o SAC 5.0?
Existem diversas maneiras de interagir com os clientes, tanto de forma presencial quanto de maneira remota. Essas estratégias evoluíram ao longo do tempo, conforme os avanços tecnológicos entregaram novos sistemas e técnicas para cuidar do relacionamento com o público.
Desse modo, de início, o SAC era voltado para o contato via telefone. Nessa época, a maior parte das compras do público ocorria de forma presencial, o que realmente tornava mais interessante essa forma de comunicação.
Por outro lado, a partir da versão SAC 2.0, que chegou já no início da transformação digital, a internet se tornou um meio de comunicação indispensável. Os e-mails e chats do site são exemplos de ferramentas que chegaram para inovar no atendimento ao cliente e favorecer a comunicação.
Isso até chegar o SAC 3.0, com a popularização do Facebook e um maior acesso à s redes sociais. Aqui, o Messenger se tornou uma das ferramentas mais procuradas para negociações e aumentar a proximidade com os clientes.
Em seguida, veio o SAC 4.0, que durou até pouco tempo atrás. A diferença dessa versão com a atual é a quantidade de canais de comunicação que temos agora. Na opção 4.0, o WhatsApp começou a ser utilizado como uma ferramenta de negócios e era um dos canais mais inovadores.
Por fim, chegou o SAC 5.0. Esse é aquele tipo de atendimento que aproveita o melhor da tecnologia e das tendências para fechar negócios com os clientes. O uso de chatbots, por exemplo, é quase regra nessa fase, principalmente devido à otimização que traz para a equipe de relacionamento com o público.
Em outras palavras, o SAC 5.0 é a versão mais atualizada dos Serviços de Atendimento ao Cliente e utiliza das mais variadas tecnologias e inovações para promover melhorias, agilidade e qualidade no modo de se relacionar com os clientes. Por conta disso, está muito alinhado à s expectativas do público atual.
O que o consumidor 5.0 busca?
Os clientes do momento são chamados de consumidores 5.0. Esse é o nome dado por conta das características que esse público adquire, como uma maior conexão com a internet e o uso do ambiente virtual para decidir onde, o que e como comprar.
Conhecer as preferências do consumidor 5.0 é também identificar as melhores oportunidades para fazer o seu negócio crescer. Sendo assim, é preciso saber quais são as principais características que esse tipo de cliente procura ao entrar em contato com um negócio. Confira!
Conectividade
Para começar, em época de transformação digital, ter uma boa conectividade faz toda a diferença. A internet também é uma grande aliada para conhecer melhor os produtos ou serviços antes de comprar, a fim de fazer a melhor escolha.
Isso indica que a conectividade está associada à tomada de decisão. Afinal, ao encontrar o que deseja e receber um bom atendimento, o cliente pode dar preferência por uma marca em questão de minutos.
Além disso, existe a possibilidade de ler com atenção cada detalhe referente ao produto ou serviço na internet, o que ajuda a diminuir as chances de arrependimento de compra e melhora a reputação da empresa. Por esses motivos, marcar presença digital é fundamental para os negócios.
Experiência personalizada
Com as ferramentas inteligentes é muito mais fácil criar uma experiência única para cada colaborador. Esse tipo de personalização ajuda a driblar os problemas de campanhas de venda com baixos retornos.
Isso porque o consumidor 5.0 não está esperando um atendimento padronizado. O que vai conquistar esse público é a personalização, que ajuda a perceber que a empresa se preocupa com o que os clientes desejam. Desse modo, boa parte daquilo que você vai comerciar deve ser influenciada pela possibilidade de proporcionar uma experiência personalizada aos clientes.
Proximidade
Na era do cancelamento, existe um comportamento típico dos usuários das redes sociais, que traz uma série de críticas a empresas que contam com sistemas prejudiciais à sociedade, ao meio ambiente, aos colaboradores e afins. Por outro lado, marcas comprometidas com pautas relevantes para os consumidores se tornam as favoritas.
Esse é um fator que traz uma maior proximidade. Junto a isso, um bom atendimento pós-venda é capaz de garantir a preferência dos clientes e fazer com que retornem mais vezes, indiquem a loja e façam boas avaliações.
Sendo assim, é preciso ter em mente que os consumidores 5.0 querem sentir proximidade de uma marca. A identificação com os valores da empresa e a satisfação com o atendimento são fatores que influenciam nesse quesito.
Como implementar o SAC 5.0 na sua empresa?
Para colocar o SAC 5.0 em prática, é preciso alinhar as estratégias da empresa com o perfil do consumidor 5.0. Por esse motivo, conhecer os seus clientes é o primeiro passo para elaborar um planejamento eficiente para aumentar as vendas e gerar escalabilidade para o negócio.
A seguir, confira dicas simples, mas que garantem que o SAC 5.0 seja bem implementado em sua empresa.
Crie jornadas personalizadas
Já que conhecer o cliente é o primeiro passo para dar início à implementação do SAC 5.0, a próxima etapa é aproveitar as informações obtidas no contato com o cliente para criar jornadas de compra personalizadas. Afinal, cada pessoa tem as suas próprias preferências e necessidades.
Desse modo, o negócio deve se adaptar à s demandas de cada consumidor. A atenção ao cliente durante o atendimento é essencial para coletar informações importantes para a criação de jornadas personalizadas e, ainda, ajuda a aumentar a confiança do público com a marca.
Tenha uma equipe capacitada
Para ter essas percepções durante o atendimento e aproveitar as melhores oportunidades, é necessário também que os profissionais estejam devidamente prontos para atuar no SAC 5.0. Dessa forma, a capacitação e o treinamento de atendimento ao cliente da equipe se mostram como elementos indispensáveis para qualquer negócio que deseja ser um sucesso em vendas.
Invista em tecnologia e inovação
Outro passo que não pode faltar é o investimento em ferramentas de tecnologia e de inovação. Isso é crucial para acompanhar as mudanças do mercado e se adequar à s tendências do SAC 5.0.
O uso de chatbots, aplicativos próprios, redes sociais, e-commerce, blogs, entre vários outros canais que enriquecem o contato com o cliente é importante.
O sistema de Help Desk é uma ferramenta que vai oferecer um grande apoio nessa implementação. O Milvus é um sistema de suporte para solucionar qualquer problema que possa surgir, o que te proporciona mais tranquilidade para conduzir os negócios.Â
Se você precisar de ajuda, é só abrir um chamado pelo canal mais conveniente para você: seja e-mail, WhatsApp ou portal. Desse modo, fica muito mais prático implementar o SAC 5.0 e ter acesso a retornos positivos com essa iniciativa.
Gostou do assunto? Então, compartilhe nas redes sociais para que os seus amigos também saibam como ocorre a implementação do conceito de SAC 5.0.