Outsourcing de TI: o que é e quais são os tipos

Atendimento ao cliente: 4 dicas de eficiência no help desk

Muitas empresas optam pelo outsourcing de TI para terem condições de se concentrar nos pontos-chave da gestão do negócio e contar com o apoio de especialistas na manutenção da infraestrutura. Saiba mais sobre esse conceito e as principais estratégias de terceirização de serviços no setor de tecnologia.

O que é outsourcing de TI

Outsourcing de TI é um modelo de terceirização em que uma empresa fornecedora assume uma parte ou todas as funções de planejamento e execução de serviços de tecnologia de um cliente. Isso pode incluir o fornecimento de recursos tecnológicos e humanos, além dos processos de gerenciamento de serviços de TI (GSTI).

Ao optar pelo outsourcing, as empresas clientes têm benefícios como:

  • maior foco no objetivo central do negócio;
  • apoio de profissionais especializados e com amplo conhecimento de mercado;
  • redução de custos na manutenção de uma equipe própria e na atualização da infraestrutura;
  • diminuição na complexidade da operação interna.   

Tipos de outsourcing de TI

Basicamente, há três possíveis estratégias para empresas que optam pelo outsourcing de TI e cabe aos gestores determinar a que trás a melhor relação entre custo e benefício:

1. Offshore

No offshore outsourcing, as empresas transferem as tarefas de manutenção de infraestrutura, desenvolvimento de software, segurança da informação e suporte para fornecedores em outros países. Regiões em que o custo da mão de obra é mais baixo, como China, Rússia e Índia, tornam-se mais atraentes em períodos de instabilidade econômica.

2. Nearshore

O modelo nearshore também prioriza fornecedores em outros países, mas concentra a terceirização do serviço em regiões mais próximas. Essa é uma forma de evitar dificuldades comuns no outsourcing, como as diferenças culturais, de linguagem e de fuso horário.

3. Onshore

No onshore outsourcing, a terceirização dos serviços é para empresas do próprio país. O custo, que pode ser um pouco mais alto na comparação com os outros modelos, é compensado pela facilidade na integração, a agilidade no suporte e o fato das duas empresas estarem sob a mesma legislação.

Os diferentes modelos de outsourcing de TI proporcionam maior flexibilidade na adaptação das organizações ao ambiente de negócios em que estão inseridas. A escolha dos fornecedores pode ser determinante para o sucesso da operação em condições específicas de mercado.

Mas a eficiência dos processos também depende de processos robustos e do uso de ferramentas de gestão especializadas. Veja como implementar as melhores práticas de gestão de incidentes na sua empresa

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Posts relacionados

Experimente, otimize sua gestão e relacionamento com seus clientes

Use todos os recursos sem se preocupar, teste o sistema por 7 dias grátis.