O Que É Certificação Itil, Benefícios E Como Obtê-la

Certificação ITIL

A Certificação ITIL é uma das mais importantes no mercado de tecnologia. O ITIL valida o trabalho da gestão de TI dos profissionais através de um manual de boas práticas, específico do setor.

Profissionais que desejam crescer no mercado de Tecnologia da Informação, e empresas que prezam por qualidade, produtividade e processo, devem investir na certificação ITIL.

O framework, adotado no mundo inteiro, pode ser utilizado, inclusive, em outros departamentos. O conteúdo orienta a entrega de bons resultados, a partir de uma gestão integrada de dados e informações que fazem parte da realidade de qualquer setor da empresa.

Quer mais dicas para a melhoria da gestão do seu time de TI? Confira o artigo:
Afinal, como fazer a gestão de equipe de TI? Descubra!

Para conhecer este certificado tão requisitado pelo mercado de trabalho, continue sua leitura. Neste artigo, vamos entender:

  • O que é a Certificação ITIL?
  • Benefícios da Certificação ITIL
  • Níveis da Certificação ITIL
  • Quem deve fazer a Certificação ITIL?
  • Como tirar a Certificação ITIL?
  • ITIL V4 – Certificação atualizada em 2019
  • Qual a melhor certificação de TI?

Boa leitura!

O que é a Certificação ITIL?

A certificação ITIL Foundation é a maior certificação do mercado de Tecnologia da Informação, quando o assunto é gestão de TI.

Oferecida pela PeopleCert “ organização que atua no desenvolvimento e gerenciamento de certificações reconhecidas mundialmente “, a certificação ITIL atualmente está em sua quarta versão.

A metodologia surgiu na Inglaterra, propondo a adoção de boas práticas para o setor de TI do governo britânico. Hoje, após apresentar excelentes resultados, o modelo se expandiu e já é utilizado em outros setores, por todo o mundo.

O que é ITIL e para que serve

ITIL é a sigla para Information Technology Infrastructure Library que, em português, pode ser traduzido como Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologias da Informação.

Essa biblioteca serve como um manual de boas práticas, recomendado para empresas que desejam melhorar o desempenho de suas atividades em TI.

O objetivo deste manual é oferecer estrutura para que a TI tenha condições de gerenciar e entregar uma melhor experiência aos usuários.

Com a aplicação das boas práticas definidas no ITIL, o time de TI pode melhorar a qualidade de seus produtos e serviços, além de identificar e corrigir possíveis desafios no decorrer de suas atividades.

Como Funciona A Certificação ITIL?

A certificação ITIL é estruturada em diferentes níveis. O ponto de partida é a certificação Foundation, que oferece uma compreensão básica sobre os fundamentos da gestão de serviços e como ela contribui para a entrega de valor aos clientes.

Já os níveis intermediários da certificação se aprofundam em áreas específicas do ciclo de vida de serviços ITIL. Enquanto isso, o nível Expert exige a obtenção de créditos específicos de módulos intermediários e uma compreensão abrangente do ITIL. Por fim, o nível Master é alcançado demonstrando a aplicação prática dos princípios ITIL em situações do mundo real.

Cada nível requer a aprovação em um ou mais exames, que podem ter diferentes formatos, incluindo questões de múltipla escolha, estudos de caso e avaliações práticas. Além disso, os candidatos têm a flexibilidade de escolher entre estudo autodidata, treinamento presencial ou online oferecido por instituições acreditadas.   

Ainda, destacamos que algumas certificações exigem a renovação periódica para garantir que os profissionais estejam atualizados com as práticas mais recentes. 

Principal objetivo do ITIL

Com esse framework de boas práticas, orientando a equipe de TI, o objetivo principal do ITIL é otimizar processos, buscando mais qualidade nas entregas, mais agilidade na resolução de problemas e, por consequência, a redução dos custos operacionais.

A seguir, vamos abordar os benefícios da Certificação ITIL.

Benefícios da Certificação ITIL

A certificação ITIL gera maior produtividade, reduz custos e eleva a qualidade dos serviços prestados pela TI.

Uma empresa com profissionais certificados e que utilizam o workflow proposto pela metodologia ITIL, conta com diversas vantagens. Não é à toa que este modelo de trabalho é reconhecido e aplicado no mundo inteiro.

O ITIL é, também, o framework mais utilizado para a gestão do ciclo de vida do serviço.

Se quiser conhecer mais razões para buscar a certificação ITIL, leia o artigo:
Certificação ITIL: 5 razões para investir nesta certificação.

O profissional que possui a certificação ITIL, é mais valorizado no mercado, pois desenvolve habilidades essenciais, tanto nos processos de TI, quanto em outras áreas, como a gestão de pessoas, por exemplo.

O certificado não beneficia apenas o profissional que realiza a certificação. A empresa também passa a contar com as vantagens do framework em sua operação. Confira a seguir:

Redução dos custos

Com profissionais certificados, é possível alocar melhor os recursos, o que gera impacto na redução dos custos da empresa.

Os custos diminuem, pois a equipe consegue ter maior clareza em relação aos ativos, além de economizar em treinamentos.

Melhor performance

Uma equipe que cumpre rotinas claras de processos e padrões, e procura aproveitar ao máximo o conhecimento de cada membro, consegue atuar com um alto desempenho, gerando aumento na produtividade das entregas do setor.

Otimização de tempo

Da mesma forma, com um melhor aproveitamento de recursos, a equipe consegue resolver problemas e desafios com agilidade, aproveitando melhor o seu tempo.

Aumento da satisfação do time

Com o aumento da qualidade dos serviços, além de aumentar a satisfação do cliente, os funcionários também experimentam um aumento na satisfação.

Times de TI com certificação ITIL, apresentam redução de turnover (rotatividade), pois suas competências passam a ser ouvidas e aplicadas.

Níveis da Certificação ITIL

A certificação ITIL apresenta cinco níveis, direcionados para profissionais com conhecimentos e experiências diferentes.

Até 2017, a ITIL certificação era aplicada pela EXIN e pela ISEB. Atualmente, a Axelos é a detentora dos direitos da certificação. A PeopleCert é a outra instituição certificadora do ITIL.

Existem 5 modalidades de certificação, de diferentes níveis. As nomenclaturas e a estrutura das provas foram atualizadas em 2019. Neste artigo, já apresentamos a versão atual, a ITIL 4.

A versão 4 da ITIL trouxe a criação de duas linhas diferentes, com o objetivo de organizar melhor os grupos de profissionais e suas competências e habilidades exigidas.

Na linha ITIL Managing Professional (ITIL MP), o profissional deve completar quatro módulos, que fazem referência aos três primeiros níveis apresentados abaixo.

Aqui, o objetivo é fornecer conhecimentos práticos para gerenciamento de projetos, liderança e criação de fluxos de TI bem desenvolvidos.

Já a linha ITIL Strategic Leader (ITIL SL) é voltada para o desenvolvimento de habilidades mais estratégicas. Para conseguir o título, o candidato deve completar três módulos: Foundation, Strategist e Leader.

Para conquistar o último nível, que é a certificação Master, o candidato precisa conquistar primeiramente dois outros títulos: ITIL MP e ITIL SL.

Foundation

A prova do ITIL Foundation é a mais utilizada como certificação de profissionais do mundo. Recomendada para profissionais com conhecimentos básicos de ITIL, que desejam melhorar a qualidade do gerenciamento de seus serviços de TI.

É uma certificação que também prepara o profissional para outras certificações que exigem um conhecimento mais completo. Por ser uma prova de conceitos básicos, está presente tanto na linha operacional (ITIL MP), quanto na estratégica (ITIL SL).

Specialist

Atualmente, o segundo nível de certificação “ chamado anteriormente de Intermediate “ consiste em três módulos: Create, Deliver & Support; Drive Stakeholder Value e High Velocity IT.

É focado nos profissionais que desejam obter conhecimento necessário para aplicar os fundamentos básicos da metodologia ITIL em sua operação.

É neste nível que se cobra dos profissional conhecimentos como Service Desk e gerenciamento de incidentes.

Strategist

A prova ITIL Strategist avalia os processos e cargos na gestão de TI. Nesta etapa, também se iniciam as questões sobre conceitos e métodos de Life Cycle do serviço.

Constituída pelo módulo Direct, Plan & Improve, a prova é aplicada aos profissionais que desejam tanto o título operacional (MP), quanto o de liderança estratégia (SL).

Leader

É neste módulo que entram conceitos mais atuais e, também, mais diferentes “ se comparados ao ITIL V3.

Alguns exemplos de conteúdos: metodologias de gerenciamento de projetos digitais (Agile e Scrum) e estratégias de tecnologia da informação para novos formatos de equipes e processos.

Master

O profissional só conseguirá a certificação Master se tiver completado os módulos anteriores, conquistado os títulos de ITIL Managing Professional e ITIL Strategic Leader.

ITIL E ITSM: Diferenças E Conceitos

A Gestão de Serviços de TI (ITSM) e a Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação (ITIL) estão interligadas. Contudo, existem algumas diferenças entre os conceitos, que iremos esclarecer a seguir. 

A ITSM abrange um conjunto de práticas, políticas e processos projetados para planejar, entregar, operar e controlar serviços de TI. Dessa forma, seu objetivo central é garantir que esses serviços atendam eficientemente às necessidades do negócio, melhorando continuamente a qualidade e a entrega de valor.

O ITIL, por sua vez, é mais específico, uma vez que oferece diretrizes detalhadas, melhores práticas e terminologia padronizada para a implementação eficaz da Gestão de Serviços de TI.

Assim, o ITIL não é um conceito separado do ITSM; em vez disso, é uma parte integrante.  Na prática, significa que enquanto, o ITIL destaca-se oferecendo práticas recomendadas para diferentes estágios do ciclo de vida dos serviços de TI, o ITSM permite uma maior flexibilidade e personalização para atender às necessidades particulares de cada organização.

Quem deve fazer a Certificação ITIL?

Todo profissional de TI pode se beneficiar com a certificação ITIL, tanto para a execução de suas atividades, quanto para conquistar novas oportunidades.

O framework utilizado pela certificação ITIL tem reconhecimento mundial, e é um dos principais modelos de gestão de TI adotado nas empresas.

Se você é um profissional de TI, seja em um cargo de gestão, ou um cargo mais operacional, poderá se beneficiar com a certificação. Ele trará melhorias ao seu processo de trabalho, à qualidade de suas entregas e, claro, ao seu salário.

Profissionais certificados têm mais chances de serem valorizados financeiramente, ampliando suas possibilidades de crescimento dentro da empresa.

Como tirar a Certificação ITIL?

A certificação ITIL foi atualizada em 2019, onde novos conceitos exigidos foram introduzidos.

Está com dúvidas sobre como tirar certificação ITIL? Bom, até a versão anterior das certificações, os conceitos exigidos do profissional giravam em torno dos objetivos abaixo:

  • Gestão de Entregas: abordam conceitos de qualidade, processo, planejamento e agilidade.
  • Plano de Gestão de Serviços de TI: implementação de melhorias no workflow e na gestão de serviços.
  • Gerenciamento de features: avaliação do gerenciamento das features que atendem às necessidades de um negócio.
  • Gestão de Infraestrutura: avalia como identificar os desafios e oportunidades de melhoria e começam a ser exigidos testes de otimização da operação.
  • Suporte de produto/serviço: criação de um novo workflow para prestação de serviços de suporte.
  • Gestão de segurança da informação: detalhamento sobre garantia da segurança de informação.

Em 2019, no entanto, a certificação ganhou uma atualização. Assim sendo, os candidatos que buscarem a certificação ITIL V4 vão se deparar com assuntos mais focados em metodologias como Lean, Ágil e DevOps.

Valor da certificação ITIL

A princípio, certificação ITIL preço para o primeiro nível é aproximadamente 300 dólares.

Todavia, os valores das provas variam de acordo com a modalidade de aplicação. Se presencial, o valor cobrado fica 205 dólares. Na modalidade online, o valor é um pouquinho acima, mas compensa: 226 dólares.

Estes valores são os últimos divulgados, e podem não refletir a atualização da certificação no modelo V4, lançado há poucos meses.

Onde fazer a prova para certificação

Ao decidir onde tirar certificação ITIL, ou se estiver em busca de respostas para a pergunta “certificação ITIL onde fazer“, saiba que, além da opção presencial, você pode fazer a prova online. Entretanto, é importante lembrar que a prova presencial é aplicada em centros credenciados pela Pearson (existem poucos no Brasil). Além disso, a prova só pode ser realizada em inglês ou japonês.

No entanto, na versão online, é possível fazer a prova em português, em qualquer lugar.

Estude para a Certificação ITIL

Existem diversos cursos online para você se preparar para os exames da certificação ITIL. Só para exemplificar alguns:

No entanto, como você sabe, a certificação ITIL foi atualizada. Ou seja, nem todas as instituições oferecem os conteúdos exigidos no novo modelo. Contudo, você pode buscar orientações nas próprias entidades certificadoras.

O Que É Avaliado Na Certificação ITIL?

E agora, o que estudar? A avaliação considera a compreensão dos conceitos fundamentais, terminologia e estrutura do ITIL. Isso abrange também: 

  • Conhecimento detalhado dos estágios do ciclo de vida do serviço, incluindo Estratégia, Desenho, Transição, Operação e Melhoria Contínua do Serviço (CSI);
  • Familiaridade com os principais processos ITIL, como Gerenciamento de Incidentes, Problemas, Mudanças, Configurações e outros;
  • Compreensão das funções e papéis cruciais na implementação eficaz da Gestão de Serviços de TI, como Service Desk, Gerente de Serviços, entre outros;
  • Conhecimento sobre a importância da melhoria contínua na otimização dos processos e serviços;
  • Habilidade para aplicar práticas como o ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act) para aprimoramento constante.

Como Se Preparar Para A Certificação ITIL?

Antes de tudo, é importante identificar o nível de certificação que melhor atende às suas metas e experiência, seja Foundation, Intermediate, Expert ou Master.

Não existe muito segredo para se preparar para as avaliações se não, assim como qualquer teste, revisitar as aulas e materiais oficiais. Além disso, é possível participar de cursos de treinamento oficial oferecidos por provedores acreditados, que muitas vezes incluem aulas presenciais ou online.

Você também pode utilizar simulados para exercitar os conhecimentos ou buscar oportunidades para aplicar os conceitos do ITIL no contexto do seu ambiente de trabalho para uma compreensão prática.

Depois, é só agendar o exame oficial!

ITIL V4 – Certificação atualizada em 2019

A certificação ITIL V3 pode ser atualizada para o novo modelo.

A certificação ITIL, como já mencionamos, foi atualizada pela Axelos no início do ano de 2019.

Como principal mudança, destacamos a criação de duas titulações. Com elas é possível identificar profissionais certificados para operação de atividades de TI, e profissionais com capacidades para cargos de liderança e gestão.

Além disso, a construção do exame sofreu alterações. De 12 módulos, foi reduzido para 6, com a finalidade de diminuir a complexidade da certificação.

O objetivo é incentivar os profissionais a completar a totalidade da certificação e conquistar o nível máximo, conhecido como Master.

Contudo, para quem já possui a certificação ITIL V3, a atualização dos novos conteúdos poderá ser realizada, migrando de certificação. Para isso, a Axelos criou um módulo especial.

Dessa forma, os candidatos que tiverem um bom aproveitamento neste módulo de transição, poderão obter a certificação ITIL V4.

Qual A Melhor Certificação De TI?

Hoje, existem diferentes certificações da área de Tecnologia da Informação que são reconhecidas pela excelência. No entanto, a melhor delas, na verdade, depende de fatores como seus objetivos profissionais, área de atuação e nível de experiência.  

Assim, além do ITIL, destacamos também as seguintes certificações: 

  • CompTIA A+: indicada para profissionais iniciantes em suporte técnico;
  • Cisco CCNA: recomendada para profissionais de redes;
  • AWS Certified Solutions Architect: ideal para quem trabalha ou deseja trabalhar com serviços em nuvem na Amazon Web Services (AWS);
  • PMP (Project Management Professional): para profissionais de gerenciamento de projetos;
  • CISSP (Certified Information Systems Security Professional): destinada a profissionais de segurança da informação.

Conclusão

O ITIL é uma das mais importantes certificações do mercado, auxiliando no alcance de um ganho efetivo na operação.
O ITIL é uma das mais importantes certificações do mercado, auxiliando no alcance de um ganho efetivo na operação.

A certificação ITIL ainda é uma das mais importantes certificações para o mercado global de TI.

Acima de tudo, o framework para gestão de TI é fundamental para quem busca melhorar a qualidade de suas entregas. Ele atua com o intuito de gerar agilidade e reduzir custos, te dando mais controle de seus recursos.

A metodologia trabalha com conceitos de workflow e ciclo de vida dos serviços, essenciais para uma boa gestão de equipes e um padrão de qualidade que atenda às expectativas.

Certamente, ao investir em profissionais certificados, sua empresa só tem a ganhar. Você terá acesso a inúmeros benefícios e ferramentas, como a organização dos processos e Service Desk.

Enfim, deseja melhorar o gerenciamento de suas demandas?

Conheça a plataforma Milvus, que possibilita otimizar a gestão das ações de sua equipe de TI, resultando em ganhos de eficiência e aumento de produtividade. Faça um teste gratuito!

Para continuar sua leitura sobre gestão de TI e estratégias para otimizar processos, recomendamos os artigos:

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Posts relacionados

Experimente, otimize sua gestão e relacionamento com seus clientes

Use todos os recursos sem se preocupar, teste o sistema por 7 dias grátis.