Quando ouvimos a palavra blockchain, a primeira coisa que nos vem à cabeça é a criptomoeda Bitcoin, não é mesmo? A tecnologia que garante a segurança e confiabilidade da famosa criptomoeda está cada vez mais em voga, e suas aplicações estão sendo testadas e estudadas para serem utilizadas nos mais diversos segmentos corporativos e governamentais.
Bancos, empresas de varejo, logísticas, setor público e muitos outros segmentos estudam maneiras de utilizar o blockchain para aprimorar os seus processos, deixar suas transações mais seguras, menos burocráticas e ágeis.
Neste texto, você entenderá o conceito básico de blockchain e como as corporações podem se beneficiar dessa tecnologia. Confira!
Afinal, o que é blockchain?
Como vimos na introdução, é difícil conceituar o blockchain e sua origem, sem falarmos do Bitcoin, pois as duas nasceram e ganharam popularidade juntas. Tudo começou em 2008, em um artigo acadêmico supostamente publicado por uma pessoa, sob o pseudônimo de Satoshi Nakamoto.
Só para contextualizar: 2008 foi o ano em que o mundo mergulhou em uma crise econômica de escala global, com a bolha imobiliária e a quebra do banco estadunidense, Lehman Brothers.
Nesse cenário de crise e desconfiança no sistema bancário tradicional, o Bitcoin surgiu como uma alternativa confiável e descentralizada de se fazer transações financeiras.Tudo isso garantido pelo blockchain.
Em um ambiente digital, o centralizador tem a possibilidade de alterar, trocar e até criar dados no blockchain. Não existe a possibilidade de copiar um bloco nem adulterar valores, e são permitidas apenas as transferências.
Como é o seu funcionamento?
Blockchain, ou numa tradução literal, corrente de blocos, como o próprio nome sugere, são blocos interligados, sendo que cada um tem uma chave própria que se conecta com outro. No caso do Bitcoin, por exemplo, a ligação entre os blocos são as transações financeiras.
Um bloco traz a sua própria informação e a do bloco anterior, e com essas duas informações cria a sua própria identidade, que é transmitida para o bloco anterior, que repete o processo.
Ã? essa interligação que promove uma reação em cadeia em que todos os blocos se validam, sendo que os mais antigos têm o maior poder de confirmação, pois trazem mais informações. Para que uma transação seja confirmada, ela precisa ser validada por mais de 50% do blockchain.
Quais são as vantagens para as empresas?
Bem, agora que você conhece o básico sobre o conceito e o funcionamento do bitcoin, deve ter entendido que a sua principal vantagem é ser um sistema de armazenamento de dados e transações invioláveis.
Ã? claro que toda essa capacidade está sendo estudada e explorada pelas corporações, para executarem algumas atividades que demandam segurança máxima e transparência de dados. Confira as 5 principais vantagens que o blockchain trouxe para as empresas.
1. Captação de recursos
Um dos maiores obstáculos que as empresas, principalmente as que estão começando, enfrentam, é levantar o capital para transformar as ideias em realidade. Em momentos de crise, como a que estamos enfrentando no Brasil, o acesso à captação de recursos e de capital por meio de instituições financeiras torna-se cada vez mais difícil.
Quando conseguem alguma liberação de crédito as empresas esbarram em taxas de juros abusivas e burocracias enormes. O blockchain permite a captação de investimentos sem a necessidade de intermediários.
Assim, os empresários que têm grandes ideias, principalmente para o lançamento de startups, poderão fazer campanhas de angariamento de fundos de forma global, sem taxas adicionais.
2. Verificação da cadeia de suprimentos
O blockchain também é útil quando se trata de cadeia de suprimentos. A maioria dos empreendedores sabe de onde está comprando, mas não sabe quem são os fornecedores de seus fornecedores.
Como tudo é rastreável e acessível, o blockchain dará a oportunidade para as empresas conhecerem todas as movimentações do produto, desde a origem. Por exemplo, se um dispositivo não está funcionando, usando o blockchain, será possível identificar quem foi o fornecedor original do componente defeituoso.
O blockchain também é útil para confirmar a originalidade de produtos, evitando que sejam incluídas em equipamentos peças falsificadas ou de procedência duvidosa. Em resumo, podemos dizer que a tecnologia ajudará as empresas a verificar se os fornecedores atendem aos seus requisitos.
3. Acordos jurídicos totalmente automatizados
A maioria das empresas está estudando uma forma de utilizar o blockchain não apenas em etapas produtivas, mas também nos negócios.
Quando se trata de contratos, o blockchain pode automatizar o processo de acordos legais e documentações, sem o envolvimento de seres humanos, diminuindo significativamente a burocracia que atrasa o processo.
Os contratos de negócios costumam ser bilaterais e requerem documentação e assinaturas de ambas as partes. Isso pode resultar em atraso, o que significa travar a produtividade de uma empresa e fazer com que os gestores percam prazos, por causa de uma assinatura que falte, por exemplo. O blockchain ajudará a eliminar o atraso em transações que exigem assinatura e aprovação.
4. Proteção contra fraudes
As empresas estão sempre sob ameaças de hackers que sempre criam planos para acessar e roubar dados.
O grande interesse geralmente é em relação aos dados privados dos consumidores, que incluem informações financeiras. Com a ajuda do blockchain, os clientes poderão ter controle de suas informações com uma chave criptografada que será decifrada apenas pelas empresas que tenham acesso ao blockchain.
5. Mais transparência e responsabilidade
O principal benefício de optar pela tecnologia blockchain é sua natureza transparente e responsável. Todas as transações ficam registradas em um livro-razão público, criptografadas e protegidas, sem a possibilidade de alterações fraudulentas. Isso significa que os controles financeiro, de logística, de produção e qualidade, ficarão muito mais seguros e com margem de erro reduzida.
Estes são apenas alguns exemplos de como o blockchain pode desempenhar um papel significativo em uma empresa. Com as ameaças à segurança e proteção de dados, além da fragilidade de sistemas de fiscalização no mundo dos negócios, a adoção do blockchain pode ajudar a lidar com isso de forma eficaz e eficiente. E você, está atento a essa inovação?
Gostou do post? Então curta os nossos perfis nas redes sociais e fique por dentro de todas as nossas novidades. Estamos no Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram e YouTube.
Veja nosso e-book como sua empresa pode crescer.