A quantidade de ferramentas de TI disponíveis no mercado é gigante e pode não ser adequada ao tipo de negócio da sua empresa. Por isso, é sempre importante escolher soluções personalizadas de TI que possam ampliar e organizar as atividades da sua organização.
Lembre-se que toda contratação deve ser alinhada com os objetivos e metas do negócio. Isso porque a adequação entre o setor de TI e a estratégia da empresa é essencial para aumentar a produtividade e contribuir para o crescimento do negócio.
O melhor planejamento de TI para contratação de ferramentas não é mais simplesmente um resumo do investimento financeiro necessário ou uma lista de tecnologias que devem ser implementadas na empresa. Pelo contrário, é uma avaliação das demandas exigidas para atingir as metas predefinidas.
Confira a seguir como otimizar seus projetos e estratégias com soluções personalizadas ao seu negócio!
Quais são os impactos do setor de TI nas empresas?
A tecnologia da informação é essencial para oferecer serviços e processos integradores e inovadores. Por meio das ferramentas de TI, as empresas conseguem atuar no desenvolvimento de produtos voltados mais especificamente ao usuário e, assim, aumentar o seu fluxo de receitas.
Com o oferecimento de produtos e serviços mais eficientes, o negócio possui mais facilidade em aumentar a sua participação no mercado e melhorar a experiência do cliente.
A área de TI é um setor dentro da empresa que possui acesso em todas as áreas e tem como principal característica uma visão sistêmica dos processos e sistemas.
Essa mesma característica pode fazer um departamento de TI sair da esfera de suporte e ganhar um espaço de destaque na estratégia do negócio. Afinal, um setor de TI eficaz agrega informações sobre as pessoas, funcionários, parcerias, mudanças organizacionais e governança necessárias, além de incluir o portfólio de investimentos, prazos, metas e análises de riscos e outras questões.
O planejamento de TI possui influência direta na forma e na capacidade da empresa de atender as necessidades do mercado. A definição de ações de TI com o propósito de visualizar o melhor processo pode otimizar processos, como automatização e redução de custos.
Para fazer as escolhas mais acertadas, procure ferramentas com maior potencial para auxiliar os tomadores de decisão, de forma a entender os desafios enfrentados.
Como soluções personalizadas de TI são importantes para atender demandas específicas?
As soluções personalizadas de acordo com a demanda do negócio permitem um maior direcionamento dos gastos e um desenvolvimento operacional mais eficiente, tornando as rotinas mais dinâmicas e produtivas. A médio e longo prazo, também podem aumentar a capacidade de competitividade da empresa, com novas fontes de rendas alinhadas à inovação.
Ao incluir novas soluções de TI voltadas para o planejamento estratégico, as empresas fornecem aos executivos de todas as áreas uma visão de seus recursos tecnológicos.
Assim, a área de TI passa a contribuir diretamente nos resultados de cada setor, auxiliando a incrementar os retornos do negócio como um todo. Ainda, os objetivos passam a estar interligados à s metas gerais da corporação, proporcionando resultados positivos para todos os envolvidos.
Quando as ações de TI são personalizadas, os esforços de integração entre departamentos fazem com que os processos sejam otimizados. Assim, há uma significativa melhoria na produtividade das equipes, com flexibilizações que resultam em ajustes para atender à s demandas de negócio.
Além disso, quando se possui uma ferramenta eficiente e funcionando perfeitamente, é mais fácil se dedicar à s novas estratégias para o crescimento do seu negócio. Para isso, é necessário conhecer a tecnologia e os recursos que envolvem o gerenciamento de estações de trabalho, servidores e demais informações.
Como escolher o fornecedor ideal?
Para escolher o fornecedor ideal é preciso encontrar (a partir de uma análise aprofundada das demandas da empresa) um software que atenda as suas necessidades. Portanto, a primeira coisa a fazer é definir quais as necessidades e prioridades da empresa.
Várias dúvidas com relação a ferramenta certa podem surgir, porém, é preciso ter muito claro qual é o objetivo da empresa e os motivos de estar procurando por uma ferramenta específica.
Vale lembrar que as ferramentas não são todas iguais: algumas seguem linhas personalizadas para o seu segmento e cada área tem sua particularidade. Dessa forma, a escolha por segmentos pode ser interessante, pois as plataformas dessa natureza já entendem e se adequam ao seu processo operacional.
Ã? importante ter foco no que a sua empresa está procurando. Os valores dos softwares dependem muito dos sistemas utilizados, podendo até ser muito caros e não atender à  expectativa do seu negócio.
Além disso, os custos devem ser viáveis, pois existem diversas plataformas excelentes no mercado com preço elevado. Por outro lado, outras plataformas possuem qualidade e tecnologias exclusivas para aumentar a produtividade de empresas de TI com um preço bem acessível. Inclusive, algumas oferecem testes gratuitos por um período de tempo para que os clientes conheçam a ferramenta.
Deve-se tomar cuidado e não contratar ferramentas obsoletas e antigas. Esses tipos de solução podem não atender à s expectativas da empresa e o pior: possivelmente, irão atrasar as atividades.
Faça uma reunião com a equipe de TI e solicite sugestões de melhorias nos processos da empresa, afinal, é ela que está conduzindo as tarefas. Certamente, pode ajudar a apontar ideias de como otimizar as atividades e, consequentemente, atender as demandas das outras áreas.
Vale a pena reunir todos os esforços para assegurar que o objetivo da empresa seja alcançado, e também é possível medir o nível de engajamento dos profissionais envolvidos. Tenha sempre em mente (e enfatize junto com os seus colaboradores) que a participação de todos é essencial. E depois de tudo alinhado, ficará mais fácil procurar a ferramenta ideal para o seu negócio.
Um último fator a ser levado em consideração é a qualidade do atendimento do fornecedor e a reputação da empresa entre os seus clientes, que devem ser tomadas como prioridade na hora de escolher o fornecedor. Fique atento, ainda, aos preços razoáveis e ao oferecimento de suporte técnico, atualizações constantes e uma interface fácil de trabalhar.
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