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IT Health: como a tecnologia pode otimizar processos da empresa?

  • Gestão de TI
  • 19 outubro, 2018
  • Felix Schultz
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O mundo corporativo e o mercado como um todo estão passando por uma verdadeira revolução. Hoje, é fundamental modernizar os negócios, implementando tecnologias que favoreçam o crescimento saudável da empresa. Caso contrário, a tendência é ficar para trás, perdendo espaço para quem tem uma visão de mercado atualizada.

Nesse sentido, o conceito de IT Health vem ganhando cada vez mais notoriedade, pois visa fazer da gestão de TI uma ferramenta estratégica para gerar valor. Pensando nisso, elaboramos este artigo com tudo o que você deve saber sobre o assunto “ da definição às formas de implementá-lo. Confira!

desempenho help desk

IT Health

O conceito de IT Health se refere ao nível de “saúde” do seu ambiente de TI. A sua implementação tem o objetivo de desenvolver, criar e manter estratégias que garantam um bom desempenho da empresa. Para isso, é importante utilizar softwares de gestão e monitoramento de Help Desk e ativos de TI.

Com a transformação digital, esse setor deixou de assumir apenas a função de “apagar incêndios”. Hoje, a TI é uma ferramenta que gera valor para os negócios, tornando-se um diferencial competitivo muito importante. Uma boa gestão de seus recursos valoriza a marca, melhora os resultados financeiros e ajuda a fidelizar mais clientes.

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Alcançar um patamar de IT Health significa investir na otimização de processos por meio da adoção de tecnologias inovadoras. A automação e a integração de sistemas são dois bons exemplos de como isso pode ser feito. E o surgimento dessa tendência pode ser facilmente compreendido.

Após décadas de rápida expansão e a acelerada evolução tecnológica, o mercado mundial se tornou extremamente competitivo. Consequentemente, o consumidor passou a ter mais poder de escolha “ e se tornou mais exigente.

Hoje, não basta produzir com qualidade e oferecer um preço baixo “ é fundamental criar uma experiência única e garantir um atendimento personalizado. Resumidamente, cada cliente deve ser tratado como indivíduo, e não simplesmente como um número.

A tecnologia ajuda a otimizar os processos da empresa como um todo, das linhas de produção até o contato com o cliente. As soluções disponíveis são muitas: cabe ao seu setor de TI transformar a criatividade em algo real, eliminando custos desnecessários e revitalizando sua dinâmica interna de funcionamento.

O IT Health é um importante indicativo de que, atualmente, o setor de TI é protagonista nas empresas e tende a guiar a estratégia de trabalho dos demais setores. Para entender como isso acontece, falaremos agora dos seus principais benefícios para as organizações.

A tecnologia na otimização dos processos da empresa

Automatizar, integrar sistemas, digitalizar atividades e reduzir a burocracia são algumas formas de otimizar os processos de uma empresa por meio da tecnologia. Todas essas práticas facilitam a transformação do ambiente de trabalho, tornando a empresa mais proativa em suas ações.

Isso significa atender às demandas do mercado com mais rapidez e eficiência. Entretanto, não se trata apenas de uma ideia abstrata a ser considerada em termos gerais “ é uma mudança que afeta os departamentos da empresa individual e coletivamente.

Digitalizar os processos de gestão, por exemplo, faz com que as atividades sejam simplificadas e possam ser acompanhadas mais de perto. Se o Help Desk é monitorado por meio de um software especializado, é possível criar alertas de e-mails para feedbacks dos chamados.

Assim, uma ideia que poderia ser executada uma única vez é automatizada, tornando-se parte da rotina da equipe. Estamos falando de uma empresa que deixa de ser passiva e passa a ser proativa “ as equipes aproveitam as oportunidades, mas também são capazes de criá-las.

Em relação aos problemas que surgem, a abordagem preventiva também é beneficiada com o uso da tecnologia. Um sistema de gestão de ativos de TI, por exemplo, é capaz de identificar muito antes a necessidade de reposição de equipamentos ou mesmo de atualização de softwares.

Então, a equipe se adianta às dificuldades e toma as providências para que elas não ocorram. Consequentemente, há uma redução de custos significativa em todos os departamentos envolvidos “ e não só em relação à manutenção. A falta de inovação torna os processos obsoletos e a empresa só age de forma reativa, gastando mais que o necessário.

A tecnologia valoriza o uso dos recursos, tanto os humanos quanto os materiais. O profissional do setor financeiro que deixa de perder tanto tempo com burocracia e faz seu trabalho por meio de um sistema unificado tem um desempenho muito melhor.

Como destacamos, o cerne da questão está em transformar a criatividade em ações reais, de acordo com as demandas da sua empresa.

TI e relacionamento com o cliente

O relacionamento com o cliente é um “termômetro” importante para o IT Health. O que as empresas já estão percebendo é que não basta adotar medidas para tornar essa relação mais próxima “ é hora de usar a tecnologia a favor para mensurar a eficiência da estratégia.

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Para ter sucesso em seu atendimento ao cliente, a empresa deve conhecer profundamente seus clientes. No Help Desk, por exemplo, é preciso levantar dados sobre os problemas mais comuns, mapeá-los e adotar medidas para prevenir-se contra eles. Mais uma vez, trata-se de ser proativo ao invés de reativo.

Implementar indicadores de satisfação também é uma estratégia necessária: a empresa deve ouvir o que seu cliente tem a dizer, entender o momento por que ele passa, identificar suas preferências e transformar essas informações em oportunidade.

Resumidamente, um setor de TI que não passa por um processo de inovação tecnológica está fadado a se tornar atrasado. O custo das operações, mesmo que não suba (o que é improvável), ainda será maior que o da concorrência. A capacidade de reagir a tempo de aproveitar as oportunidades também será comprometida.

Uma empresa com a saúde da TI em dia é aquela que não trabalha simplesmente para fazer com que o cliente compre seu produto, mas que usa a tecnologia para adaptar seus produtos e serviços de acordo com as necessidades do cliente.

Reflita sobre seus processos e coloque essas ideias em prática. O setor de TI pode ser uma ferramenta valiosa para implementar uma cultura inovadora na sua empresa, tornando-a mais competitiva e preservando sua saúde financeira!

Se quer colocar o IT Health em prática no contexto específico da sua empresa, entre em contato com a Milvus e fale com um de nossos especialistas!

Como aumentar a Produtividade da sua empresa de TI.

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