Transparência com o cliente é essencial para fazer com que a empresa cresça e consiga sempre mais formas de atingir seus objetivos.
Ã? preciso encontrar as melhores formas para ser transparente com seu cliente, claro e direto, mostrando sempre os pontos positivos da empresa e tudo que ela tem para oferecer. De forma geral, podemos entender que esta é uma das maneiras mais eficazes de evitar que o cliente fique pedindo descontos excessivos devido à falta de conhecimento dos serviços prestados.
Mesmo quando o assunto é venda, a transparência é fundamental, para que ele saiba qual serviço está comprando e o que pode esperar da empresa como um todo.
Ã? neste contexto que trouxemos neste artigo as 5 maneiras de ser transparente com seu cliente, de forma efetiva e simples, sem que isso demande muito tempo ou reuniões longas periódicas. Traremos soluções que vão melhorar sua relação com aqueles que são essenciais para que a empresa consiga atingir seus objetivos.
Podemos citar como um grande problema da falta de ser transparente com seu cliente, o fato de ser comum que os clientes passem a achar que estão pagando por serviços ineficientes.
Sabemos o quanto isso é preocupante e ruim de forma geral, porque as empresas de TI trabalham muito para manter suas contas funcionando perfeitamente a cada dia.
Por isso, o ideal é saber como mostrar ao cliente quais são os serviços prestados, de forma detalhada, simples e fácil de entender.
Só assim ele poderá dar o valor que a empresa merece, pois ficara consciente do trabalho que tem sido feito ao longo dos meses para que o negócio dele se mantenha sempre funcionando na mais perfeita ordem.
Entenda, uma empresa que não consegue expressar seus serviços, pode sofrer graves consequências, como:
1-Â Clientes que acham que não tem nada sendo feito e exigindo descontos absurdos porque não entender o real valor dos serviços prestados.
2- Frustração dos responsáveis pela empresa, que sofrem com a falta de valorização e a pressão excessiva.
3- Empresários que cedem aos clientes e acabam cobrando pouco por um trabalho que custa muito, perdendo dinheiro e tempo.
4- Funcionários mal pagos e que não veem na empresa chance de crescimento.
Ã? um problema sério o fato de que as empresas de TI não tenham tempo ou dedicação para serem transparente com seu cliente. Isso porque acabam achando que não é necessário, sem levar em conta que o cliente é leigo e pode não perceber que os serviços prestados são de excelência.
Entendendo que ser transparente com seu cliente é fundamental para ele e para o crescimento da empresa, separamos, então, as 5 maneiras de fazer isso, sem precisar entrar em contato com cada um dos clientes, perdendo tempo e dinheiro. Algumas ações simples são o suficiente para realizar esse processo de maneira efetiva. São elas:
� 1º Passo: Estimule o feedback
â?ºÂ 2º Passo: Faça a venda de maneira clara
â?ºÂ 3º Passo: Treine quem vai até o cliente
� 4º Passo: Esteja sempre de portas abertas
â?ºÂ 5º Passo: Tenha um canal de comunicação
Estimule o feedback
Estimular o feedback é essencial para que a empresa saiba quem está satisfeito ou não com seus serviços. Assim, fica mais fácil contactar apenas aqueles que têm reclamações, com uma espécie de filtro de urgência.
Sem o feedback, é impossível saber o que o cliente tem achado do atendimento e dos serviços de forma geral e isso é um grave problema, que pode trazer consequências graves para toda a empresa em pouco tempo.
Podemos citar 3 grandes complicações derivadas da falta do feedback:
1- A empresa não sabe quem está com problemas e acaba sendo negligente à s necessidades dos clientes.
2- O cliente se sente lesado por não ter os serviços que desejava.
3- Existe perda de contratos e a empresa para de crescer.
De fato, este problema precisa ser revertido e trouxemos algumas ações que podem ajudar nisso:
A primeira coisa que você precisa fazer utilizar é um software de TI, que traz a chance do cliente reportar cada atendimento e dizer como ele foi feito. Dessa forma, o feedback é automatizado, poupando tempo.
A segunda coisa é fazer com que o cliente saiba que este canal existe e estimulá-lo a realizar a avaliação sempre após um atendimento.
A terceira coisa é observar os feedbacks e atender a todos, sem exceção.
Faça a venda de maneira clara
Quando temos pressa em vender, podemos deixar passar batido informações que são importantes e que podem fazer com que o cliente se sinta lesado depois. Isso é um erro comum que deve ser evitado a qualquer custo, mesmo na venda, é fundamental ser transparente com seu cliente.
Uma venda deve ser feita de maneira clara, ou será preciso lidar com um cliente agressivo e que pode tentar diminuir o valor dos serviços por não saber ao certo o que comprou, por isso, como dissemos, ser transparente com seu cliente é fundamental.
Quando isso acontece, podem acontecer 3 problemas:
1- A venda gera apenas um cliente problemático, que irá exigir demais, Ã s vezes além do que ele comprou.
2- O marketing negativo passa a acontecer caso as exigências não sejam cumpridas, o que é um problema a ser levado em consideração.
3- Dor de cabeça e contratos perdidos devido à mal entendidos.
Abaixo, iremos trazer algumas soluções simples para estes problemas:
A primeira coisa que você precisa fazer ser claro. Essa é a primeira e principal regra na hora de fechar uma venda. Prometa apenas o que está no pacote do cliente e deixe isso claro para ele. Seja, mais uma vez, transparente com seu cliente.
A segunda coisa é documentar tudo que está sendo vendido através de contratos sólidos e reconhecidos em cartório.
A terceira coisa é treinar um bom vendedor – caso não seja você que cuide desta parte. Ele deverá ter conhecimento prévio em tecnologia para não deixar dúvidas sobre os serviços.
Treine quem vai até o cliente
Parece bobagem, mas os técnicos que vão até o cliente precisam ser ótimos comunicadores, treinados não só para realizar a parte operacional com excelência, mas para levarem as informações ao cliente de maneira clara e simples.
Técnicos que mal conversam com os clientes não são incomuns em empresas de TI. Isso é um erro muito constante e a principal razão é a falta de treinamento desses colaboradores.
Podemos citar três problemas que derivam deste fato:
1- O cliente perde a confiança na empresa, porque não se sente valorizado, já que o principal representante não lhe dá a atenção necessária.
2- O técnico se estressa porque não tem o treinamento adequado para realizar aquele serviço.
3- O cliente não sabe o que foi feito e se sente lesado.
Abaixo, iremos trazer algumas soluções simples para estes problemas:
A primeira coisa que você precisa fazer é finalmente treinar todos os técnicos para que eles sejam bons também no quesito atendimento. Eles devem ser simpáticos, solícitos e bem informados.
A segunda coisa é orientar o cliente novamente a realizar o feedback, para que seja mais fácil identificar os técnicos que ainda não se adaptaram e fazer o treinamento novamente.
A terceira coisa é treinar os funcionários que ficam na empresa para pedirem ao técnico relatórios das visitas.
Esteja sempre de portas abertas
Ã? essencial que os clientes saibam que a empresa está sempre disposta a atendê-lo sempre que necessário e responder a todas as suas dúvidas de maneira solícita e agradável. Ele precisa saber que seu objetivo principal é ser transparente com seu cliente e fará isso de todas as maneiras possíveis.
Ã? comum que os clientes liguem quando há um problema e, muitas vezes, acabam se deparando com uma equipe atarefada demais para dar-lhes o suporte necessário. Isso faz com que eles se sintam desvalorizados e acreditem que a empresa não trabalhe adequadamente.
Quando isso acontece, podemos citar três consequências:
1- Por mais que o serviço seja de excelência, o cliente se frusta e faz de tudo para romper o contrato devido ao mau atendimento.
2- Há uma sobrecarga nos funcionários que têm que lidar com clientes que passam a ficar agressivos.
3- Pode haver perdas de bons contratos.
Abaixo, iremos trazer algumas soluções simples para estes problemas:
A primeira coisa que você precisa fazer ter uma boa equipe de atendimento. Ela será responsável por todos os clientes que chegarem, evitando que os técnicos sejam sobrecarregados. Ã? um investimento necessário que precisa ser feito.
A segunda coisa é treinar esta equipe. Ela precisa estar apta a responder todos os questionamentos, sem que seja necessário consultar outros funcionários. A ideia é evitar isso ao máximo. Eles também precisam ser transparente com seu cliente.
A terceira coisa é mostrar aos clientes que eles são bem vindo e devem sempre entrar em contato. Eles precisam sentir que são importantes e que suas solicitações serão atendidas.
Tenha um canal de comunicação
Presença em redes sociais e blog é fundamental para que seu negócio seja mais transparente com seu cliente e para que novos contratos possam aparecer. Ã? a nova era abrindo portas e fazendo com que o trabalho se torne mais visível.
Algumas empresas esquecem o quanto é importante ter um canal de comunicação bem feito e bem administrado, porque acham que ele não é tão essencial. Porém, este é um erro e uma empresa de tecnologia deve ser a primeira a corrigi-lo.
Quando a empresa demora a ser presente na internet, algumas consequências podem acontecer:
1- Menos contas novas, devido à baixa divulgação.
2- Dificuldade em fechar contratos, pois eles não encontram referências online.
3- Os clientes ficam distantes e podem querer trocar de empresa.
Abaixo, iremos trazer algumas soluções simples para estes problemas:
A primeira coisa que você precisa fazer é adquirir presença em blogs e redes sociais. Tenha contas no facebook bem feitas e seja presente nelas. Elas ajudarão na tarefa de ser transparente com seu cliente.
A segunda coisa é ter uma equipe especializada nisso. Seja com redatores ou até mesmo especialistas em marketing.
A terceira coisa é tomar cuidado com a postura. Ã? importante saber como se portar nas redes sociais para não cometer gafes.
Conclusão
Com essas atitudes, será possível ser mais transparente com seu cliente e fazer com que a empresa comece a crescer novamente e não perca contas importantes. Ã? essencial realizar mudanças e fazer com que tudo corra da melhor forma possível. Lembre-se: os clientes representam o seu maior combustível e eles são fundamentais para que a empresa atinja seus objetivos. Quer saber como gerar mais valor para os seus serviços frente aos seus clientes? Então não deixe de ler o artigo Como criar valor dos seus serviços de TI para o cliente.