Tipos de atendimento ao cliente: como escolher a opção ideal para o seu negócio?

Tipos de atendimento ao cliente: como escolher a opção ideal para o seu negócio?

O mercado está cada vez mais competitivo, e o consumidor, mais exigente. Diante disso, conhecer e oferecer diferentes tipos de atendimento ao cliente torna-se uma excelente estratégia para ganhar vantagem competitiva.

Mas como implementar isso? Se você quer proporcionar uma experiência única, com abordagens e técnicas diferenciadas de atendimento ao cliente, continue a leitura deste post e saiba mais. 

Por que o atendimento ao cliente é importante?

O atendimento ao cliente é responsável por receber e solucionar demandas enviadas pelos consumidores. E, quando bem prestado, é capaz de proporcionar fidelização, divulgação natural da marca e, consequentemente, aumento no volume de vendas. 

Além disso, o bom atendimento ao cliente é importante para: 

  • Estreitar o relacionamento com os consumidores;
  • Aumentar o nível de satisfação dos clientes;
  • Ter um diferencial competitivo;
  • Conhecer melhor o público e antecipar suas necessidades;
  • Aprimorar os processos internos com base nos feedbacks recebidos.

Quais são os tipos de atendimento ao cliente?

Confira a seguir quais são os principais tipos de atendimento ao cliente, quais podem ser os mais adequados para o seu público e o que é necessário para garantir a excelência em cada um. 

1. Presencial

O atendimento presencial caracteriza-se por lidar com clientes que, muitas vezes, se dirigem ao estabelecimento físico já com o objetivo de fazer uma compra. Assim, a dica é atuar como um consultor, tirando dúvidas e indicando produtos que atendam às necessidades do comprador. 

2. Telefônico

O telefone ainda é uma das formas de atendimento ao cliente mais tradicionais e utilizadas pelas empresas, seja por meio de SAC ou call center. Nesse modelo, os clientes entram em contato para tirar dúvidas sobre os produtos ou serviços. 

Portanto, é fundamental que o profissional que conduzirá o contato utilize um tom de voz adequado, tenha empatia, seja cordial e assertivo e tente resolver a questão sem transferir o consumidor para outro canal.

3. E-mail

Outro meio de comunicação bastante utilizado no atendimento ao cliente é o e-mail. O canal se destaca por permitir que diversas conversas sejam gerenciadas ao mesmo tempo, possibilitando que o atendente responda outro contato enquanto aguarda uma nova informação para resolver a dúvida do consumidor. 

Contudo, nesse caso, para lidar com o alto volume de interações simultâneas, é indicado utilizar um sistema de gestão de atendimento, como o Milvus. Ele permite, entre outras coisas, a gestão e priorização de grandes volumes de chamados.

4. Redes sociais 

As redes sociais se destacam cada vez mais como uma ferramenta de atendimento ao cliente. Dessa forma, ao utilizar Facebook, Twitter, Instagram ou Linkedin, a empresa deve utilizar o tom, a voz e a abordagem correta. 

Além disso, é claro, nesses canais é fundamental responder rapidamente, o que contribui para melhorar a experiência do cliente. Nesses casos, também é válido considerar o WhatsApp, que simplifica e agiliza os atendimentos. 

A plataforma de mensagens também pode funcionar com o apoio de chatbots e automações, que ajudam a organizar e escalar o atendimento.

5. Chat

O chat, considerado um dos tipos de atendimento ao cliente mais rápido, possibilita que os técnicos conversem em tempo real com o consumidor. No entanto, para que o contato ocorra de forma positiva, o colaborador deve solucionar o problema rapidamente, ter uma boa comunicação escrita e demonstrar empatia.

6. Autoatendimento

O autoatendimento é a opção para clientes que querem resolver suas dúvidas ou problemas com mais autonomia. Normalmente, esse canal fica disponível no FAQ do site e deve trazer as respostas para as principais dúvidas, dores e sugestões dos consumidores.

Leia mais no blog: Como um sistema de gestão de atendimento ajuda sua empresa a crescer

Como escolher o tipo de atendimento ideal para o seu negócio?

  • Analise o perfil do seu cliente

Entenda quem são seus clientes, suas preferências de comunicação, necessidades e expectativas. Dessa forma, será possível determinar quais canais de atendimento são mais adequados, se preferem interações mais personalizadas ou automatizadas e quais recursos de suporte são essenciais para eles.

  • Considere o porte da sua empresa

Também é fundamental avaliar o tamanho da sua empresa, pois isso influenciará na capacidade de oferecer diferentes tipos de atendimento ao cliente. Empresas menores podem optar por soluções mais simples e escaláveis, enquanto as maiores podem investir em sistemas mais complexos e personalizados.

  • Avalie o orçamento disponível

Para oferecer o melhor atendimento ao cliente, é necessário determinar quanto você pode investir em soluções. Para isso, é fundamental considerar custos iniciais de implementação, custos contínuos de manutenção e operação. 

  • Esteja alinhado aos objetivos de negócio

Por fim, é necessário se certificar de que o tipo de atendimento escolhido está alinhado com os objetivos gerais da empresa. Afinal, se o atendimento ao cliente é essencial para a satisfação, retenção e fidelização do público, é importante que as estratégias estejam alinhadas com o propósito a longo prazo.

Milvus: a solução completa para o seu atendimento ao cliente

Neste artigo, você conheceu os diferentes tipos de atendimento ao cliente e dicas para escolher o canal ideal para a sua empresa. Agora, se você já definiu esses pontos e deseja oferecer uma experiência completa para o seu público, está na hora de conhecer o Milvus. 

Com ele, é possível oferecer um atendimento mais integrado, ágil e proativo aos clientes. Além disso, a solução permite a personalização de processos, otimização das tarefas dos agentes e muito mais, como:  

  • Integração de diferentes canais de atendimento, como mensagens, chat em tempo real, email ou voz.
  • Espaço de trabalho unificado para facilitar o monitoramento, a priorização e as respostas aos clientes.
  • Criação, gestão e disponibilização de uma base de conhecimento inteligente para melhorar o autoatendimento.  

Além disso, nossa solução é integrada com Inteligência Artificial. Dessa forma, apoia no suporte inteligente e em grande escala por meio de respostas instantâneas e contextualizadas. 

Leia mais no blog: IA para atendimento ao cliente: veja como ela pode ser uma grande aliada

Portanto, se quer elevar a produtividade da equipe, facilitar a resolução de problemas e oferecer a melhor experiência aos seus clientes, conte com a expertise do Milvus. Entre em contato agora mesmo e faça um teste gratuito para saber mais.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Posts relacionados

Experimente, otimize sua gestão e relacionamento com seus clientes

Use todos os recursos sem se preocupar, teste o sistema por 7 dias grátis.