O avanço das tecnologias trouxe grandes ferramentas que auxiliam o suporte técnico de TI nas empresas. Entretanto, essas mesmas facilidades desafiam constantemente os gestores. A alta competitividade do mercado e a necessidade de desenvolvimento das instituições elevaram as demandas e trouxeram grandes questões para os setores de Tecnologia.
Diante desse contexto, tornou-se necessário pensar em soluções para contornar as dificuldades. Pensando nisso, elencamos para você os principais obstáculos do suporte de TI e as soluções para superá-los. Não deixe de conferir!
Desafios do suporte técnico de TI
Proteger rede e dados
O suporte de TI tem um grande desafio de proteger a rede e os dados da empresa. Com o avanço rápido da tecnologia, as ameaças digitais passaram a causar, com certa frequência, impactos negativos na gestão das corporações.
Por conta disso, políticas rígidas de segurança vêm sendo implementadas pelas maiores instituições do mundo na tentativa de evitar a exposição de informações sigilosas da empresa e dos seus usuários.
Diante desse contexto, é fundamental que o profissional de TI saiba lidar com os mecanismos tecnológicos de garantia da segurança. Assim, os arquivos e os vários servidores estarão resguardados, preservando a integridade da organização.
Alinhar o setor de TI aos objetivos do negócio
Se o setor de TI não está alinhado aos objetivos e à s metas da organização, corre um sério risco de gerar impactos graves de receita. Esse cenário é muito perigoso, uma vez que pode ocasionar a queda dos investimentos da companhia e o cancelamento de importantes iniciativas.
Além disso, o desalinhamento também contribui para o aumento de erros nos processos e para a ineficiência dos serviços prestados. Tais consequências prejudicam seriamente a empresa frente ao mercado consumidor.
Manter um tempo adequado de retorno de chamado
Os chamados do suporte técnico ditam, frequentemente, o ritmo e a organização com que a equipe de TI deve atuar. Nesse contexto, novos processos, treinamento ou contratação de funcionários e novas tecnologias são adequações que podem ser necessárias, ao longo do tempo, para um atendimento eficiente.
Entretanto, se os colaboradores não acompanham essas demandas, corre-se o risco de aumentar o tempo de resposta, tornando ineficiente o suporte e acumulando um grande volume de tarefas. Um dos desafios da TI, portanto, é reorganizar a equipe de maneira a suprir esses chamados de maneira ágil e simplificada.
Soluções para os desafios apontados
Acompanhar e adotar novas tecnologias
As instituições, como um todo, vivem uma era em que a tecnologia muda o mercado e o mercado muda a tecnologia. Essa interdependência faz com que, a cada dia, surjam novidades, o que eleva ainda mais a competitividade entre as empresas e aumenta a preocupação em relação à fidelidade dos consumidores.
Dessa forma, torna-se importante acompanhar todas essas mudanças e ponderar os impactos positivos que elas podem trazer para a organização. Essa cautela por parte do gestor constitui uma maneira eficiente de superar os desafios postos. A implementação desses meios facilitadores para a gestão poderá melhorar os serviços prestados e economizar recursos financeiros.
Reter e treinar bons profissionais
A qualificação da equipe de suporte técnico de TI é uma das grandes responsáveis pela superação dos desafios que a profissão propõe. A oferta de cursos, treinamentos regulares e eventos formativos atualiza os colaboradores e permite que o grupo esteja a par de todas as dificuldades que o mercado coloca.
Isso possibilita que, no ambiente de trabalho, surjam novas propostas e maneiras de solucionar os problemas. Essa atuação conjunta é positiva por alimentar a comunicação entre os colaboradores e também por tornar mais segura a tomada de decisão. A discussão constante de ideias criará um espaço colaborativo e de amadurecimento mútuo.
Além de manter os profissionais preparados e atualizados, é igualmente importante adequar o processo de retenção dos colaboradores. Em alguns setores, manter uma equipe estável e de alto nível técnico pode ser a grande chave para que as atividades fluam corretamente.
Comunicação
A comunicação é importante em qualquer setor empresarial, uma vez que auxilia no alinhamento dos processos e na construção de uma equipe colaborativa, que busca a excelência em todas as tarefas. Portanto, é válido criar mecanismos para que os diversos departamentos da empresa mantenham um diálogo ativo.
Dessa forma, as estratégias e as prioridades estipuladas poderão ser definidas de acordo com os projetos e as expectativas da instituição. Isso também contribui para a redução de erros operacionais e de grandes impactos nas atividades diárias.
Identificação dos problemas de suporte técnico
Identificar os problemas e os desafios que sua equipe de suporte técnico encontra é um dos passos mais importantes em direção à melhoria dos serviços. Isso porque o conhecimento das dificuldades práticas facilita a criação de novas estratégias e soluções para os empecilhos no trabalho.
Para tanto, é necessário avaliar constantemente a produtividade, por meio de dados e pelo diálogo com os colaboradores. Nesse sentido, o nível de aprovação dos usuários pode ser um grande aliado. As avaliações de satisfação feitas após o atendimento indicam quais são as falhas e as respectivas correções, que permitirão repensar o processo de trabalho.
Indicadores como tempo de retorno de chamados, divisão de tarefas por prioridades e resolução eficaz dos problemas também podem servir como dado ao gestor. Ele deverá elaborar um relatório e identificar quais são as soluções que se podem extrair dessa análise. Vale lembrar que a elaboração de um planejamento, após essa avaliação, é essencial. Ã? ele que guiará todas as ações definidas pela equipe e atribuirá foco para o alcance dos resultados.
Administrar e gerir o setor de Tecnologia é, sem dúvidas, uma das tarefas mais difíceis dentro das empresas. São inúmeros os fatores a serem pesados e levados em consideração para que o negócio se desenvolva de maneira sólida e sustentável. Ainda assim, vários são os riscos e desafios enfrentados.
O suporte técnico de TI, para superar esses obstáculos, precisa cultivar uma equipe engajada e colaborativa. Os profissionais devem, acima de tudo, ser promotores de mudanças positivas. Uma vez que isso for concretizado, a eficiência dos processos e o avanço no mercado será sentido por todos os departamentos.
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