A alta competitividade está instalada no mercado de consumo e também no de trabalho. A área de TI é conhecida como umas das que apresentam alta rotatividade entre os trabalhadores por causa do estresse do ambiente e das seguidas cobranças.
Ao utilizar o feedback como ferramenta de gestão, sua equipe tem a possibilidade de se certificar de que receberá bons julgamentos, além de ter uma nova forma de informação sobre seu trabalho que venha de outra fonte além do computador.
Que tal conferir dicas para tornar o seu feedback mais completo e conseguir instigar uma melhora na sua equipe? Confira este artigo e saiba como começar!
A importância do feedback como ferramenta de gestão de TI
O feedback, conceito que vem da eletrônica, significa retroalimentação. Em outras palavras, a metodologia é uma prática que faz com que gestores tenham a possibilidade de dar uma “saída” em todas as “entradas”, ou seja, que permite avaliar o desempenho realizado sobre todos os esforços dos funcionários.
A ferramenta vem sido amplamente utilizada por ser a base das relações interpessoais e facilitar o processo da comunicação, que é essencial em qualquer área “ principalmente a de tecnologia, na qual a comunicação é bastante reduzida.
Algumas dicas infalíveis para fornecer feedback para a sua equipe de TI
Receber uma crítica é difícil, mas fazê-la também não é uma tarefa muito fácil. A fim de conseguir melhorar o desenvolvimento do colaborador, é muito importante saber dar um feedback. Confira abaixo as principais dicas para começar:
Prepare-se e crie um roteiro
Antes de começar a dar o feedback é importante criar um roteiro sobre o que falar para ser objetivo e, ao mesmo tempo, não deixar passar nada importante. Portanto, liste todos os pontos, sejam eles positivos (que devem continuar em desenvolvimento), sejam negativos (que precisam ser melhorados).
Saiba também sobre qual período de tempo quer falar. Por exemplo: se quiser comentar sobre o último mês, liste o que houve de avanço e regresso. Se possível, faça tal roteiro com antecedência para se certificar de que todos os pontos serão abordados.
Mantenha o ambiente adequado
Nada pior que precisar falar sobre um assunto sério e ouvir telefones tocando, pessoas falando ou até mesmo prestando atenção em sua conversa, certo? Portanto, escolha um local tranquilo onde ninguém possa interromper o processo e que permita diminuir a tensão.
Seja descontraído
Começar uma conversa de forma descontraída quebra o gelo. Dessa maneira, tanto o gestor quanto o funcionário conseguem relaxar e tratar o assunto com mais tranquilidade.
Se você vai falar com um estagiário, por exemplo, uma boa dica é começar perguntando sobre a faculdade. Já ao falar com um analista, poderá perguntar como foi seu final de semana.
O importante é ter bastante proximidade com o colaborador para evitar constrangimentos. Para isso, conheça bem a pessoa e invista na simpatia! Mas não se esqueça: sem exageros!
Comece pelos pontos positivos
Apontar as qualidades e o desempenho em atividades e competências é sempre uma boa forma de começar. Um gestor que saiba reconhecer o trabalho do funcionário é uma qualidade importante para a saúde do relacionamento da equipe. Essa atitude faz com que o próprio colaborador se sinta motivado e entenda o que precisa melhorar.
Por exemplo: se precisa discutir o prazo de entrega de determinado trabalho que se estendeu, você pode comentar: “o projeto realizado teve êxito, mas acredito que possa lidar melhor com o prazo da próxima vez para que não ocorram atrasos.”
Seja sincero
Ã? comum ter receio de parecer rude ao dizer algo que está errado, não é mesmo? Com isso, muitas pessoas enrolam e não falam tudo o que deveriam. Outra situação que é comum: pela convivência, é normal criar afeto pelos colegas de equipe ou até mesmo admiração pelo seu trabalho.
Por isso, às vezes nos sentimos acanhados em falar com sinceridade sobre algum ponto de melhora do colega. No entanto, esse valor precisa estar em seu feedback para que nenhum ponto passe batido.
Por exemplo:Â se você tem um funcionário na equipe que virou seu amigo particular, precisa saber separar as coisas e dizer no que ele pode melhorar ou, até mesmo, no que falhou. Sua abordagem pode ser: “por mais que exista uma relação de trabalho e consideração pela sua pessoa, preciso dizer que há alguns pontos de melhora, como…”.
Não deixe de falar dos pontos negativos
Citar pontos negativos é extremamente importante! Ã? com eles que sua equipe deve trabalhar para melhorar e obter bons resultados. No entanto, saiba como abordá-los para não constranger ou humilhar ninguém.
Dica: você pode dizer ao colaborador o que ele deve melhorar e perguntar se existe alguma maneira de ajudá-lo. Por exemplo: “vi que você se atrasou no projeto X. Na próxima atividade, existe alguma coisa em que eu possa ajudar para que isso não se repita?”
Esse tipo de questionamento faz com que o funcionário apresente sua visão e, assim, compartilhe informações relevantes para otimizar o fluxo de trabalho.
Tenha um plano de ação
Como líder, além de apontar os pontos positivos e aqueles a serem desenvolvidos, é muito importante ter um plano de ação para melhorar a performance do colaborador. Portanto, alinhe com ele soluções que sejam viáveis para que não existam falhas nem culpados.
Conseguiu perceber como um feedback pode impactar sua empresa? Mesmo sendo utilizado em diferentes áreas, a de TI acaba sendo uma das mais beneficiadas por ter um perfil mais analítico. Trata-se de um recurso de grande utilidade para conseguir saber o que seu líder vê em seu trabalho e até mesmo em sua equipe.
Os profissionais de tecnologia devem estar dispostos a investir em novos meios que vão além de computadores e softwares. Utilizar o feedback como ferramenta de gestão ajudará uma área que costuma apresentar alta rotatividade pelo estresse e contribuirá para criar harmonia e melhorar a performance da equipe.
Gostou das dicas deste artigo? Aproveite para conferir agora 8 ferramentas de TI que todo profissional da área precisa conhecer!