A infraestrutura de TI abarca todos os equipamentos (hardwares) e soluções (softwares) utilizados por uma empresa para a execução de suas atividades. Isso significa não apenas os computadores, mas também dispositivos móveis e de telecom envolvidos nos processos empresariais. O papel da gestão de TI, por sua vez, não é o de simplesmente inventariar esses itens.
A transformação digital fez com que a forma como são adotados os recursos tecnológicos cause impactos diretos no bolso da empresa. Ã? possível gerar valor, aumentar os lucros ou mesmo perder dinheiro “ tudo de acordo com as decisões tomadas. Pensando nisso, mostraremos aqui algumas razões para investir na gestão de infraestrutura de TI. Confira!
1. Aumenta a vida útil dos equipamentos
A preservação dos equipamentos é parte dos processos básicos de uma equipe de TI. Cada um deles tem sua própria expectativa de vida, mas a durabilidade real pode variar de acordo com a aplicação desses recursos. Por isso, a gestão desempenha um papel fundamental na otimização do aproveitamento de equipamentos.
Por mais que um usuário cuide bem de seu computador e os técnicos estejam disponíveis para atendimento, estender a vida útil do PC depende de uma manutenção preventiva “ tanto física quanto digital. Por isso, a gestão deve contar com um inventário de TI e um cronograma para manutenção dos equipamentos.
Por meio do inventário, o gestor pode controlar com mais eficiência o desgaste dos itens e planejar sua substituição. Isso evita que um defeito em algum deles comprometa o sistema como um todo. A demora na substituição de um cooler, por exemplo, pode resultar na queima de um HD ou de uma fonte.
A manutenção, por sua vez, mantém as condições básicas de funcionamento e elimina do sistema operacional itens indesejados “ e isso aumenta não só o desempenho, mas também a segurança de toda a empresa.
2. Proporciona mais segurança física e digital
Tanto a limpeza dos computadores quanto o acesso a equipamentos e dados sensíveis passam pelos processos de gestão. No primeiro caso, como destacamos, é o inventário de TI e um planejamento de manutenção que fazem toda a diferença. Já no resguardo das informações, a gestão de infraestrutura pode colaborar ao implantar uma boa política de segurança.
Os pontos de acesso à rede Wi-Fi da empresa, por exemplo, são portas abertas para invasores “ sejam eles mal-intencionados ou funcionários com dispositivos infectados. O mesmo se aplica a qualquer meio de acesso aos dados digitais da empresa: servidores, plataformas, portas USB e HDMI etc.
A gestão eficiente da infraestrutura exige o estabelecimento de uma política de segurança que dê ao gestor o controle sobre o acesso a esses ambientes. Isso faz com que hardwares e softwares estejam mais protegidos e, consequentemente, as informações sigilosas da empresa também.
3. Reduz custos
Em última análise, qualquer medida a ser introduzida em uma empresa deve ser avaliada do ponto de vista de seus impactos financeiros. Isso faz com a gestão de infraestrutura se torne uma aliada importante na redução de custos em diversos níveis. Afinal, ela lida diretamente com a otimização do uso de recursos de TI.
Os custos fixos se tornam custos variáveis, dando mais controle ao gestor sobre o budget ou orçamento disponível. Em outras palavras, os gastos com TI correspondem à quilo que a empresa realmente usa, e não a uma despesa fixa que pode não trazer o devido retorno.
De forma complementar, um mesmo número de funcionários pode executar mais funções. Afinal, uma parcela maior de suas funções se torna programada, enquanto ações corretivas e de emergência tendem a diminuir.
Podemos, ainda, destacar que a própria preservação dos equipamentos gera uma redução direta nos gastos com estoque e substituição de peças.
4. Ajuda na implementação de novas tecnologias
Uma infraestrutura de TI que funciona com base em uma gestão eficiente se torna rapidamente escalável. Afinal, o gerenciamento deve fornecer os recursos necessários para a iniciação de novos projetos com mais agilidade. Isso significa que a escalabilidade não é apenas estrutural, mas a nível de departamento.
Aliar planejamento a um controle sobre ativos e investimentos ajuda nessa abordagem dupla sobre a evolução tecnológica da empresa. De um lado, os servidores e a rede estão prontos para o aumento de suas configurações, se necessário. De outro, novos projetos podem ser iniciados rapidamente, potencializando a atuação da empresa.
A própria automatização de processos ganha espaço e beneficia o negócio como um todo. Consequentemente, o tempo dos profissionais é otimizado diariamente.
5. Aumenta a eficiência na gestão
Como o próprio nome diz, a gestão de infraestrutura de TI permite a otimização do trabalho do gestor. Servidores são utilizados com mais eficiência, bancos de dados se tornam mais organizados e o acesso a esses dispositivos é facilitado. Isso sem falar na melhora no uso da internet e de outros serviços disponíveis.
O ganho de tempo e eficiência não atinge apenas os profissionais de outros setores, mas o próprio gestor de TI. Hoje, seu trabalho impacta diretamente nos resultados da empresa e é fundamental que ele seja melhorado a cada dia.
6. Garante mais competitividade
Essa relação entre o uso de tecnologia e a geração de valor nos negócios vem se mostrando crucial para a sobrevivência das empresas. Em um mercado altamente competitivo, ações que otimizam o uso dos recursos de TI representam verdadeiro diferencial perante a concorrência.
Contar com uma gestão de infraestrutura realmente eficaz é o melhor caminho para promover inovação constante. Na prática, isso significa que sua empresa está apta a desenvolver soluções tecnológicas com mais rapidez para responder à s demandas do mercado.
Isso pode ser um novo produto, um aplicativo para atender melhor seus clientes ou mesmo uma solução integrada para otimizar o trabalho de seus profissionais. Ou seja, tanto nas relações internas quanto externas, a tecnologia representa uma ferramenta insubstituível para que uma empresa se destaque no mercado.
Portanto, investir e gerenciar a infraestrutura de TI é fundamental se você busca ter mais competitividade. As necessidades do consumidor mudam a cada dia e é por meio desses recursos que sua empresa pode responder com a velocidade necessária.
Faça da gestão de infraestrutura de TI parte de sua rotina. Ã? por meio dela que sua empresa pode conquistar ainda mais espaço no mercado em que atua!
E aí, gostou do post? Então, inscreva-se em nossa newsletter e receba mais conteúdos sobre o tema!