Melhorar a qualidade e eficiência dos projetos da área de tecnologia da informação é o sonho de todo empresário. A missão é complexa: exige conhecimentos técnicos, recursos financeiros e time qualificado. Porém, pode virar realidade se a empresa implementar o gerenciamento de TI com ITIL.
A ITIL é uma biblioteca de boas práticas que fornece meios, mecanismos e princípios para a área de tecnologia trabalhar de maneira mais eficiente e alinhada aos desejos dos clientes.
Para conhecer melhor essa estratégia, leia este artigo até o fim. Vamos explicar exatamente o que é ITIL, quais seus pilares e, claro, os principais benefícios práticos para organizações ao adotarem a estratégia no dia a dia. Boa leitura!
O que é ITIL
Information Technology Infrastructure Library (em bom português, Biblioteca de Infraestrutura em Tecnologia da Informação):Â essa é a expressão em inglês que estamos acostumados a chamar apenas pela sigla ITIL.
Ã? um conjunto de normas e procedimentos criados para aprimorar o gerenciamento de serviços de tecnologia nas empresas.
Nascida do trabalho de um órgão do governo britânico, o Office of Government Commerce (OGC), a ITIL traz recomendações importantes.
No seu escopo, esse sistema de gestão ajuda a controlar dados, acompanha a performance dos projetos e busca formas para atender o cliente de maneira completa.
A ITIL também vislumbra a melhoria constante da qualidade dos trabalhos e a confiabilidade do prestador de serviços junto aos clientes.
Como a ITIL funciona na prática
Para facilitar a implantação de boas práticas pelas empresas, a ITIL balizou suas recomendações a partir de pilares estratégicos. Neste tópico, vamos detalhar cinco desses pilares para você entender melhor como essa biblioteca funciona dentro de uma organização.
Estratégia do Serviço
Nesse pilar, estão condensadas as estratégias para a tomada de decisões no que tange aos serviços que serão realizados. Ã? aqui que os gestores definem, por exemplo, o levantamento de requisitos, a mão de obra necessária e o mapa do conhecimento exigido para alcançar os objetivos de cada projeto.
Desenho de Serviço
O projeto começa a ganhar uma forma mais visível e palpável. Os gestores desenham o passo a passo e descrevem quais serviços serão realizados. Tudo isso de forma clara e detalhada.
Ã? uma etapa importante para compreender o projeto como um todo e checar se os objetivos foram bem entendidos pela equipe de trabalho.
Transição de Serviço
Nessa etapa, a ITIL trata da migração para o ambiente de produção, ou seja, para o ambiente onde o produto ou serviço vai funcionar na prática.
A principal missão do pilar é orientar sobre testes e checagens para conferir se o projeto foi executado de maneira correta. Em seguida, o produto/serviço é liberado de forma controlada para uso do cliente.
Operação do Serviço
Agora, a empresa prestadora se dedica a manter os serviços funcionando dentro de uma rotina correta e bem planejada. O objetivo é dar uma espécie de manutenção e suporte para que o projeto continue funcionando da melhor maneira possível.
Melhoria Contínua
Neste pilar, o objetivo é continuar aprimorando o serviço da empresa, evoluindo nos requisitos, processos e funcionalidades. O conceito se baseia no ciclo Plan-Do-Check-Act (PDCA). Em linhas gerais, o PDCA é uma técnica de gestão interativa que serve para manter produtos e serviços em constante evolução.
Quais os benefícios do gerenciamento de TI com ITIL
Através dos anos, a ITIL se tornou extremamente popular entre os gestores de tecnologia da informação. Não à toa. Esse conjunto de boas práticas traz resultados animadores para qualquer organização.
Por isso, resolvemos listar para você quatro benefícios da ITIL que encantam diversas empresas e que podem ajudar você também. Acompanhe!
1. Aprimoramento dos profissionais
Boas práticas de gestão necessariamente precisam considerar as pessoas que estarão trabalhando no projeto. Por isso, a ITIL comprovou ser muito útil para os profissionais da empresa, em especial, da área de tecnologia.
Dentro do escopo, a biblioteca melhora regras de relacionamento e de responsabilidade da equipe, aprimora a comunicação interna e impõe práticas para incrementar a produtividade (individual e da equipe).
Além disso, vale destacar a preocupação em aumentar o engajamento e o foco do time de funcionários para atingir os resultados esperados.
2. Estruturação da rotina de operação
A ITIL sugere cuidados extras com a infraestrutura na qual os projetos serão desenvolvidos, desde equipamentos de informática, softwares até conexão estável à internet. Dessa forma, a equipe de trabalho terá as condições ideais para desenvolver as tarefas de maneira rápida e eficiente.
Outra característica da ITIL é recomendar a redução da dependência das pessoas-chave. Em linhas gerais, é evitar que alguém da equipe fique sobrecarregado ou que conhecimentos essenciais fiquem concentrados em apenas um profissional.
3. Redução de custos
Reduzir os custos é o benefício que mais desperta a atenção dos gestores. Afinal, quem não gosta de ver os gastos da empresa caírem? Graças à ITIL e suas boas práticas, as organizações aproveitam melhor sua equipe, reduzem as falhas nos serviços, diminuem o volume de retrabalho e ajustam a quantidade de reuniões.
Na prática, toda essa eficiência faz a equipe produzir melhor e com menos recursos, ou seja, os custos desabam enquanto o lucro sobe. Ã? uma grande notícia e que pode se tornar o diferencial da sua empresa perante os concorrentes.
4. Aumento da satisfação dos clientes
Quando uma empresa entrega um serviço ou produto de qualidade dentro do que foi acordado e no prazo esperado, não há cliente que fique insatisfeito, certo? Pois essa é mais uma vantagem da ITIL.
Essa biblioteca de boas práticas vai deixar sua equipe mais alinhada à s demandas dos usuários e clientes. Dessa forma, todos os índices de satisfação tendem a melhorar. Desde as respostas adquiridas via formulários de opinião até as demandas que chegam via help desk da sua empresa.
Você não pode mais esperar para aplicar o gerenciamento de TI com ITIL. São muitas vantagens e benefícios que colocarão sua organização à  frente das concorrentes.
Agora que você entendeu bem esse tema, não deixe de assinar nossa newsletter para continuar recebendo conteúdos importantes para melhorar a gestão do seu negócio!