Ã? essencial criar valor dos seus serviços de TI para o seu cliente, mas essa nem sempre é uma tarefa fácil e muitas empresas acabam deixando isso para depois, porque estão ocupadas dando conta dos problemas operacionais e mantendo tudo em funcionamento.
Porém, o cliente passa a não dar o devido valor a tudo que lhe é oferecido, porque o principal agente que devia estimular isso nele, falha. Ã? a empresa quem deve ser clara quanto aos seus serviços de TI e mostrar o que tem feito para otimizar os negócios dos seus clientes.
Ã? um erro deixar passar informações relevantes ou simplesmente não se importar em ser claro e transparente com seu cliente. Ele não irá buscar essas tais informações: você precisar dar a ele tudo que sua empresa faz de serviços de TI.
Mas, não se preocupe. Sabemos que mudar esse conceito é difícil, porque o trabalho está sempre acumulado e não é simples dar a devida atenção cliente. Ã? comum acharmos que é o cliente que deve saber os serviços de TI que contratou, porém, isso não é verdade. Por este motivo, separamos nesse artigo, algumas dicas essenciais para que você crie valor para seus serviços de TI hoje mesmo!
Imagine que sua empresa trabalha arduamente todos os dias para manter todas as contas em ordem e mesmo assim o seu cliente acredita que paga muito pelos seus serviços de TI. Ã? uma situação comum, que acontece justamente porque ninguém se preocupou em agregar valor à eles. No mundo da tecnologia, não basta fazer com excelência, precisa mostrar o que foi feito e ser o mais claro possível quanto a isso.
Ter clareza e dar valor para seus serviços de TI é fundamental. Se sua empresa faz o melhor, o seu cliente precisa saber disso. Não é fácil encontrar formas de conseguir realizar esse processo, mas os primeiros passos precisam ser dados o quanto antes para chegar ao objetivo, que é fazer seu cliente valorizar todo o trabalho que sua equipe faz para que ele tenha o melhor atendimento.
Podemos citar alguns problemas que ocorrem quando a empresa não cria valor dos seus serviços de TI para o cliente:
1-Â Clientes não querem pagar o que foi contratado, pedem descontos.
2- Existe uma sobrecarga de trabalho entre os funcionários.
3- A empresa se vê obrigada a cortar gastos para cobrir os inevitáveis descontos.
Entende como todo esse problema pode ser uma barreira para o sucesso da empresa? Não é difícil perceber que este tipo de abordagem é necessária, porque o cliente costuma não ter noção daquilo que a empresa faz e nem sabe ao certo quais são os serviços de TI que contratou.
Para que fique mais fácil chegar ao objetivo de criar valor aos seus serviços de TI, separamos alguns passos fundamentais:
â?º1º Passo: Automatize os processos básicos
�2º Passo: Invista em Marketing
â?º3º Passo: Faça com que os funcionários dialoguem com o cliente
�4º Passo: Estimule o feedback
1° Passo
Automatize os processos básicos
A empresa precisar ter tempo para poder fazer um atendimento de excelência e quando os funcionários estão sobrecarregados de tarefas, isso se torna impossível. Afinal, eles estão estressados e perdidos, logo, não irão querer mais trabalho, principalmente falando com o cliente sobre os serviços de TI que prestam.
Serviços lentos e processos que demorar para se concretizarem geram inúmeros problemas, como:
1- Funcionários estressados, cansados.
2- Mau atendimento, fazendo com que os clientes percam a confiança na empresa.
3- Mais custos com novas contratações que não darão conta da demanda.
De fato, este problema precisa ser revertido e trouxemos algumas ações que podem ajudar nisso:
A primeira coisa que você precisa fazer utilizar um software de TI, que irá te ajudar a automatizar todos os serviços básicos, que antes eram feitos manualmente por funcionários. Isso irá fazer com que eles fiquem mais livres para realizar os projetos e se sintam mais motivados.
A segunda coisa é divulgar essas melhorias com seus clientes. Eles precisam ver que a empresa está investindo em crescimento, para voltarem a ter confiança nela.
A terceira coisa é utilizar o software de forma integral, inclusive criando relatórios semanais para que os clientes saibam o que está sendo feito e não cobram descontos.
2° Passo
Invista em Marketing
Não podemos negligenciar o poder do marketing dentro de uma empresa. Ã? ele que irá fazer com que seu cliente tenha informações sobre seus serviços de TI e saiba o que tem sido feito para ele nos últimos meses ou anos. O marketing também ajudará a manter uma linguagem mais apropriada, para que os clientes e futuros clientes possam entender de forma prática o que sua empresa faz. Além disso, ele ajuda em novos contratos e a firmar a marca no mercado.
Uma empresa de TI jamais pode abrir mão de tecnologias. E isso acontece muito porque os funcionários estão sempre muito ocupados com os processos e os donos estão preocupados em manter os projetos em funcionamento.
Quando isso acontece, podem acontecer 3 problemas:
1- Não há mais venda, pois a empresa está esquecida no mercado.
2- Os clientes não confiam na marca, pois ela não aparece.
3- O cliente não encontra as informações necessárias quando precisa indicar a empresa para um amigo, por exemplo.
Abaixo, iremos trazer algumas soluções simples para estes problemas:
A primeira coisa que você precisa fazer é, de fato, investir em marketing, seja por meio de contratação de uma equipe especializada, ou através de uma agência. O ideal é ter sempre alguém cuidando das suas contas nas redes sociais e alimentando um blog, por exemplo.
A segunda coisa é ficar por dentro de tudo que está sendo postado e divulgado, para garantir que não haja informações erradas sendo vinculadas em nome da empresa.
A terceira coisa é informar aos clientes sobre os novos canais de comunicação, para que eles sintam que a empresa está aderindo à todas as tecnologias disponíveis.
3°Passo
Faça com que os funcionários dialoguem com o cliente
Um grande problema dos funcionários da área de TI é que boa parte deles não é treinado para falar com o cliente, apenas para executar serviços específicos. Ou seja, um técnico que visita uma empresa, deve sempre estar disposto a tirar dúvidas e ser solícito, pois, naquele momento, ele é o cartão de visitas da equipe toda.
Imagine que alguém vai realizar um reparo na sua casa e não fala nada sobre o que foi feito. Você ficará com a imagem de que o trabalho foi mal executado, não é mesmo? O mesmo acontece com os serviços de TI. Eles precisam ser bem especificados e claros.
Podemos citar três problemas que derivam deste fato:
1- O cliente não sabe o que foi feito, pois não entende dos serviços de TI.
2- O técnico é mal treinado e acaba ficando mais estressado devido à pressão.
3- O cliente pode querer pedir descontos, porque não percebe quais foram as otimizações realizadas.
Abaixo, iremos trazer algumas soluções simples para estes problemas:
A primeira coisa que você precisa fazer é garantir que tanto os técnicos quanto os funcionários da empresa, sejam claros com o cliente e solícitos a cada atendimento.
A segunda coisa é utilizar um sofware de gestão para pedir para que o cliente faça um feedback, para que seja possível reparar os erros e treinar os funcionários novamente, se for o caso.
A terceira coisa é providenciar uma equipe que seja especializada em atender os clientes, que entenda dos serviços de TI e possa responder à todas as dúvidas que possam aparecer.
4° Passo
Estimule o feedback
Como foi dito no tópico anterior, o feedback é essencial para que o cliente possa mostrar como está sendo o trabalho e o atendimento, assim será mais simples identificar se a empresa está ou não criando valor dos seus serviços de TI de forma adequada.
Quando a empresa não tem um serviço de feedback adequado, fica impossível ligar para cada um dos clientes atendidos para descobrir que os serviços de TI estão feitos de feitos da maneira que ele espera. Principalmente no quesito atendimento, o feedback é fundamental.
Quando isso acontece, podemos citar três consequências:
1- A empresa não sabe qual cliente está satisfeito ou não, o que impede melhorias.
2- O cliente não vê formas de fazer avaliações e se sente distante da empresa.
3- Pode haver perdas de bons contratos.
Abaixo, iremos trazer algumas soluções simples para estes problemas:
A primeira coisa que você precisa fazer é investir em softwares de gestão, que possuem o serviço de feedback automatizado. Ele irá poupar os funcionários do trabalho de realizar ligações diárias, sobrando mais tempo para produzir.
A segunda coisa é garantir que todos os clientes saibam que este serviço existe e o utilizem a cada atendimento.
A terceira coisa é ligar para os clientes que fizeram avaliações negativas e consertar o problema o quanto antes, evitando perder bons contratos.
Conclusão
Dar valor aos seus serviços de TI é essencial para que a empresa volte a crescer e faça com que os funcionários tenham motivação e vontade de continuar trabalhando nela. Ã? importante que os clientes saibam o que estão comprando e sejam informados semanalmente com relatórios. Assim, novos contratos podem surgir e investimentos necessários começam a ser possíveis.
E se você deseja que os seus clientes consigam visualizar com mais facilidade o valor que os seus serviços de TI apresentam, procure investir em um bom software de gestão, pois esta é uma ferramenta poderosa que vai ajudá-lo a mostrar o real valor do seu negócio de um jeito simples, prático e eficiente. Não acredita? Então confira esse artigo 15 Benefícios exclusivos na gestão de TI que apenas nossos clientes possuem o quanto antes e entenda exatamente o que estou querendo dizer!