Como fazer a gestão de conflitos no atendimento ao cliente em 6 passos

Como fazer a gestão de conflitos no atendimento ao cliente em 6 passos

Ter setores de atendimento, do pré ao pós-vendas, estratégicos é essencial para qualquer negócio que almeje sucesso e longevidade no mercado. Justamente por isso, é fundamental encontrar técnicas para fazer a gestão de conflitos no atendimento ao cliente

Afinal, atritos entre pessoas são inevitáveis! Então, se está em busca de dicas para implementar essa tática na sua operação, este artigo foi feito para você! Veja como garantir uma rotina saudável para seus colaboradores e uma experiência positiva para os clientes a seguir.

Quais as principais causas de conflitos no atendimento ao cliente?

Conflitos no atendimento ao cliente são inevitáveis, assim como em qualquer outra relação humana. No entanto, com alguns métodos, é possível gerenciá-los de forma eficaz.  

Alguns dos principais motivos que podem causar atritos com os clientes, podemos elencar: 

1. Falhas na comunicação

Falta de clareza, uso de termos técnicos e o compartilhamento de informações incompletas geram frustração no cliente. Além disso, oferecer canais inadequados para falar com seu público-alvo dificulta a resolução de problemas e aumenta a insatisfação.

Outra causa comum do atendimento ao cliente com conflitos é a ausência de empatia na comunicação.  

2. Problemas com produtos ou serviços 

Oferecer produtos ou serviços que não atendem às expectativas do cliente também são motivos que podem exigir a gestão de conflitos no atendimento ao cliente. Sem falar em políticas e regras confusas, que geram dúvidas, interpretações errôneas e desavenças.

3. Fatores humanos 

A falta de conhecimento e treinamento dos agentes resulta em atendimento precário e erros frequentes. Por outro lado, é importante considerar se os conflitos com seus agentes não estão sendo causados pela burocracia excessiva e a falta de autonomia do time para resolver problemas.

O que é gestão de conflitos no atendimento ao cliente?

A gestão de conflitos no atendimento ao cliente consiste, na verdade, em um conjunto de práticas. Seu objetivo é, antes de tudo, prevenir atritos. Contudo, não para por aí. 

A ideia da gestão de conflito também abrange a identificação e resolução de desavenças entre a empresa e seus clientes. Dessa forma, o propósito central da estratégia é minimizar o impacto negativo desses conflitos, garantindo a satisfação do cliente e a imagem da empresa.

Quais os impactos de não fazer a gestão de conflitos no atendimento ao cliente?

Como você viu acima, impasses entre o público e as marcas são praticamente impossíveis de serem evitados. No entanto, com uma boa gestão de conflitos no atendimento ao cliente, fica mais fácil superá-los e transformar a experiência negativa em uma positiva. 

Entretanto, já parou para pensar nos riscos de não fazer a administração de conflitos no atendimento ao cliente? Veja alguns dos prejuízos que a falta de estratégia podem causar ao seu negócio: 

  • Clientes insatisfeitos e detratores: conflitos não resolvidos (ou solucionados de forma inadequada) causam frustração. Esse sentimento pode levar os clientes a propagar comentários negativos, prejudicando a reputação da empresa.
  • Aumento do Churn Rate: a taxa de churn, que representa a porcentagem de clientes que cancelam seus serviços ou produtos em um determinado período, tende a aumentar significativamente quando os conflitos não são gerenciados de forma eficaz. Afinal, clientes insatisfeitos tendem a buscar alternativas em outros lugares, provavelmente, no seu concorrente. 
  • Dificuldade em atrair novos clientes: a má reputação gerada por conflitos mal resolvidos dificulta a captação de novos clientes. Portanto, impacta negativamente o crescimento do negócio.
  • Aumento dos custos: para solucionar conflitos mal gerenciados, você terá custos extras com retrabalho, processos judiciais e perda de produtividade.
  • Perda de talentos: profissionais talentosos tendem a evitar trabalhar em empresas com ambientes de trabalho negativos e conflituosos, levando à perda de talentos e à dificuldade em encontrar novos colaboradores;
  • Risco de processos judiciais: clientes insatisfeitos que não têm seus problemas resolvidos podem buscar seus direitos na justiça, gerando custos com processos judiciais e outros transtornos.

Como gerenciar conflitos com clientes?

Agora, que já sabe as vantagens de uma boa gestão de conflitos no atendimento ao cliente, e tudo que sua ausência pode causar à sua empresa, é hora de conferir dicas para implementá-la na operação. 

1. Identifique e analise os motivos do conflito

O primeiro passo para gerenciar conflitos é identificar a causa do problema. Para isso, é preciso ouvir atentamente o cliente e coletar todas as informações relevantes. Para isso, analisando o que levou ao desentendimento, considerando todos os fatores e pessoas envolvidas.

2. Entenda a dor do cliente por trás do conflito

Mais do que solucionar o problema técnico, é crucial entender a dor do cliente. Portanto, coloque-se no lugar dele e tente compreender suas frustrações e emoções. Afinal, demonstrar empatia no atendimento ao cliente é essencial para acalmar a situação e construir uma relação de confiança.

3. Assuma sua responsabilidade

Se a empresa errou, é importante assumir a responsabilidade. Um pedido de desculpas sincero pode fazer uma grande diferença na percepção do cliente. Isso mostra que a empresa valoriza a transparência e está disposta a corrigir seus erros.

4. Atue para resolver o conflito e posicione o cliente com transparência

Depois de entender o problema e assumir a responsabilidade, é hora de agir. Resolva o conflito da forma mais rápida e eficiente possível. Para isso, lembre-se de manter o cliente informado sobre cada etapa do processo, garantindo transparência e clareza na comunicação.

5. Avalie todo o cenário e tire aprendizados

Após resolver o conflito, avalie todo o cenário para identificar pontos de melhoria. Além disso, reúna a equipe e discuta o que pode ser feito para evitar que situações semelhantes ocorram no futuro. Aprender com os conflitos é essencial para o crescimento e aprimoramento contínuo.

6. Olhe para o negócio como um todo para entender o real motivo do conflito

Um conflito específico pode indicar um problema maior no negócio. Por isso, é importante analisar se há padrões recorrentes e avaliar processos internos que possam estar contribuindo para os problemas. Dessa forma, é possível identificar e corrigir falhas sistêmicas.

Como treinar a equipe para lidar com a administração de conflitos?

Uma equipe bem treinada é fundamental para a gestão eficaz de conflitos. Para que isso aconteça, é fundamental seguir algumas práticas recomendadas, como:

  • Agradeça o contato: ensine a equipe a sempre agradecer ao cliente por entrar em contato, mostrando que sua opinião é valorizada;
  • Mantenha a calma: treine os funcionários para manterem a calma e o profissionalismo, mesmo em situações de alta tensão;
  • Tenha empatia: a empatia deve ser uma prática constante. Isso mostra que você entende e se importa com o cliente;
  • Peça desculpas: quando necessário, peça desculpas de forma sincera. Isso pode ajudar a dissipar a frustração do cliente e abrir caminho para a resolução;

Milvus: toda a gestão do seu atendimento, do pré ao pós-vendas, em um só lugar

Para facilitar a gestão de conflitos e melhorar a experiência do cliente, é fundamental contar com ferramentas eficientes, como o Milvus. Essa plataforma inteligente de gestão de atendimento ao cliente permite que você:

  • Receba e organize solicitações de clientes vindas de todos os canais em um só lugar; 
  • Crie uma central de autoajuda;
  • Ofereça suporte inteligente; 
  • Otimize as tarefas do time;
  • Gerencie todas as ações de um só lugar 
  • E muito mais.

Dessa forma, com funcionalidades que permitem monitorar e analisar cada interação, o Milvus ajuda sua empresa a identificar e resolver conflitos rapidamente. Além disso, oferece insights valiosos para aprimorar continuamente seus processos.

Para saber mais sobre nossa plataforma e conhecer os recursos do nosso sistema de atendimento ao cliente, entre em contato agora mesmo e faça um teste gratuito.

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