O gerenciamento de serviços em TI alia qualidade à s necessidades do negócio, pois procura otimizar a forma de administrar os recursos tecnológicos da empresa. Além disso, é capaz de reduzir custos em longo prazo, uma vez que confere maior eficiência a processos e colabora para que hardwares e softwares funcionem adequadamente por mais tempo.
O gerenciamento de serviços em TI é mais focado na prevenção das necessidades da empresa do que em atender chamados e fornecer suporte técnico. Aliás, ele deve ser executado justamente no intuito de tornar tais chamados cada vez menos necessários, tendo, para isso, uma abordagem mais preventiva.
Além disso, ele precisa assegurar que os casos de provisionamento e uso dos sistemas atendam de forma eficaz à s demandas da companhia, mesmo em situações contingenciais. Quer saber como o gerenciamento de serviços em TI pode beneficiar seu negócio? Então, continue por aqui!
Como o gerenciamento de serviços em TI funciona?
A gestão de serviços de TI observa que todas as atividades de uma empresa se encontram conectadas, necessitando serem geridas por meio de parâmetros de qualidade, bem como de custo e de tempo. Isso é importante para que ela consiga atender e surpreender seus clientes internos e externos.
Esse tipo de gerenciamento de TI também busca entender as expectativas e necessidades do usuário, procurando encontrar o meio mais positivo e eficiente de atendê-las. Dessa forma, ele está longe de ser somente um setor de atendimento orientado aos usuários finais, funcionando para que a empresa seja comunicada a respeito de dúvidas, falhas ou dificuldades que afetam a produtividade desses indivíduos.
Essa gestão vai além, englobando aspectos operacionais, técnicos e de gerenciamento de pessoas, para que o fornecimento de serviços deixe de ser reativo e passe a focar em entregar maior valor agregado aos clientes internos e externos
Em outras palavras, podemos dizer que o gerenciamento de serviços em TI tem como propósito fornecer processos de tecnologia da informação e serviços com qualidade. Esses, por sua vez, devem estar alinhados à s necessidades e exigências específicas de cada empresa.
O objetivo, de certo modo, é a diminuição de custos em longo prazo. Também envolve a busca dos meios mais apropriados e ágeis a fim de solucionar os problemas da companhia relacionados à TI.
Como ela se relaciona com os negócios da empresa?
O gerenciamento de serviços em TI possibilita a adoção de um posicionamento proativo no que diz respeito ao atendimento eficaz das necessidades das empresas. Desse modo, proporciona uma elevação na percepção de entrega de valor do departamento de TI para o empreendimento. Essa gestão também objetiva alocar os recursos disponíveis, especialmente os tecnológicos, de modo adequado, bem como gerenciá-los de maneira integrada.
Isso pode seguir modelos ou metodologias preestabelecidas, como a Information Technology Infrastructure Library (ITIL). Ela ajuda a manter a qualidade percebida pelos usuários em relação à entrega dos serviços de TI.
Também minimiza problemas e, com base em suas práticas de excelência, colabora para processos como desenho, implantação e administração de processos internos do setor de TI. O gerenciamento de serviços em TI ainda colabora para a redução ou mitigação de:
- falhas no cumprimento de requisitos;
- erros relacionados à segurança;
- problemas com aplicações não testadas;
- falhas referentes às rotinas de backup;
- má gerência de modificações/mudanças;
- sobrecarga de processamento em sistemas etc.
Trabalhar esses itens possibilita uma melhora significativa na disponibilidade da infraestrutura de TI, o que colabora para o correto funcionamento de vários sistemas e processos dentro da empresa.
O próprio ITIL tem enfoque na ideia de que cada vez mais os propósitos e as necessidades empresariais se encontram atrelados aos serviços entregues pela área de TI. Portanto, as práticas de ITIL buscam disponibilizar o suporte suficiente para que tais serviços fiquem em harmonia com as exigências e especificidades do empreendimento.
Quais os seus principais benefícios?
O gerenciamento de serviços em TI proporciona uma série de benefícios para a empresa que o aplica. A seguir conferimos alguns.
Redução de custos
Ã? importante destacar que diminuir custos com TI sem um bom planejamento pode acarretar problemas para a organização, gerando prejuízos. Todavia, um bom gerenciamento de serviços em TI colabora na redução de custos, como o Custo Total de Propriedade (TCO) e o custo de oportunidade no longo prazo, mesmo que seja preciso manter ou elevar os investimentos.
Otimização da equipe de colaboradores
Caso o enfoque seja especificamente relacionado à redução de custos, existe a possibilidade de contratar uma empresa para prestar o atendimento e a gestão dos serviços de TI. Dessa forma, você poderá selecionar, contratar e capacitar profissionais de TI (o que é custoso) para focarem em atividades que realmente agregam valor à empresa, deixando aquelas funções mais manuais ou simples para a equipe da terceirizada.
Maior foco no core business
Uma abordagem preventiva e eficiente por parte do gerenciamento de serviços em TI é a de auxiliar a equipe interna de TI a manter seu trabalho centrado no core business da organização. Isso evita que ocorram distrações e outros empecilhos que possam atrapalhar a tomada de decisões e o estabelecimento e a execução de estratégias.
Além do mais, no caso da terceirização, isso pode ser potencializado, pois, como apontado acima, os colaboradores da sua TI poderão se responsabilizar pelas tarefas relacionadas ao core business, enquanto a equipe terceirizada foca nas atividades acessórias.
Mais eficácia e credibilidade
Uma correta gestão de serviços em TI ajuda a reduzir riscos e problemas nos processos amparados por tecnologia, elevando a eficácia com que são realizados. Consequentemente, a equipe de TI passa a usufruir de maior credibilidade na empresa.
Se você optar pela terceirização, ainda conseguirá otimizar esse ponto, já que terá a possibilidade de reduzir problemas com atividades do core business e com os acessórios. Além do mais, vai economizar tempo com pesquisa, desenvolvimento e implantação de sistemas e outros projetos.
Como visto, o gerenciamento de serviços em TI é essencial para otimizar operações e processos tecnológicos dentro da empresa. Isso porque ele evita falhas, erros ou perdas que podem gerar paradas nas atividades ou dificultar a execução de tarefas “ prevenindo, assim, prejuízos e retrabalhos. Logo, fornece maior qualidade à s demandas internas e externas da empresa relacionadas à tecnologia.
O que é a gestão da demanda de TI?
A gestão da demanda de TI é essencial para garantir que as solicitações feitas à empresa estejam proporcionais à capacidade que a mesma apresenta. Há diversos cenários em que a demanda do negócio chega a ser duas vezes maior que a capacidade de TI para atendê-la e isso acaba ocasionando em uma série de problemas para a empresa “ causando a sensação de que as solicitações não estão sendo entregues no prazo preestabelecido.
A gestão da demanda de TI é um processo responsável por fazer uma análise de todas as solicitações feitas à empresa e alinhá-las à capacidade que a mesma oferece. Isso acaba proporcionando um cenário empresarial mais produtivo e de acordo com as necessidades do core business.
Como funciona a gestão da demanda de TI?
Primeiramente é importante que haja o reconhecimento de que uma gestão adequada da demanda requer disciplina e controles rigorosos. Esse processo se inicia fazendo a priorização das necessidades da empresa de acordo com a estratégia do negócio.
A etapa da priorização dos requerimentos precisa ser consistente, seguindo critérios bem claros como os riscos e a justificativa econômica. Todo esse processo dentro da área de TI também requer analistas que entendam do negócio e consigam manter um diálogo com todas as suas áreas.
Depois de serem feitas todas as priorizações dos requerimentos, é preciso que seja feita uma avaliação da capacidade existente, aferindo se ela é suficiente para atender à demanda. Caso não seja, também é possível fazer o uso de certos mecanismos que aumentam a capacidade existente. O plano anual precisa desse equilíbrio entre capacidade e demanda, além de requerer diversas vezes que seja feita uma reavaliação que garanta a continuação desse equilíbrio.
Agora se inicia o processo de acompanhamento de toda a execução do processo. Essa etapa precisa ter um severo controle do escopo das solicitações iniciais, das prioridades, dos custos e das possíveis mudanças.
Para isso, é preciso que o processo de gestão de demanda seja segmentado a fim de reconhecer as diferenças entre projetos estratégicos, manutenção evolutiva, manutenção corretiva e projetos departamentais.
Para ser feita de forma adequada, a execução de toda a gestão de demanda precisa de uma equipe estruturada, responsável por fazer a interface com todas as áreas de negócio, garantindo o entendimento adequado das prioridades. Também é importante que haja comunicação constante entre a área de TI e as demais áreas da organização, para que as prioridades sejam revistas, caso precise.
Basicamente, um processo de gestão de demanda adequado faz com que a agenda de TI pense nas necessidades do negócio, fazendo com que os investimentos gerem valores reais e que todas as atividades sejam geridas de maneira rigorosa.
Quando feito da maneira correta, esse processo proporciona um auxílio na redução dos custos, aumento da eficiência, diminuição dos riscos, investimentos alinhados, segurança, criação de novos mecanismos, estruturação dos modelos e muitos outros.
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