First Call Resolution: saiba mais sobre esse indicador fundamental no atendimento ao cliente

O atendimento é uma das principais preocupações dos gestores, pois é o ponto central de contato com os consumidores. Diante disso, o First Call Resolution (FCR) é uma métrica essencial para medir a eficácia do atendimento. 

Para saber mais sobre esse indicador, e como utilizá-lo para melhorar o atendimento, continue a leitura e confira nossas dicas. 

O que é FCR?

First Call Resolution é um indicador que mede o sucesso da empresa em resolver um problema logo no primeiro contato do cliente com o atendimento. E se tem dúvidas sobre FCR significado, em português, a sigla pode ser traduzida como Resolução na Primeira Chamada, em português,

Assim, trata-se de uma métrica usada para avaliar a qualidade e a eficiência operacional dos atendentes. Quando os agentes conseguem resolver a questão sem que o cliente precise ligar novamente, o indicador é positivo.

No entanto, quando a empresa não consegue solucionar os problemas do cliente na primeira interação, o índice fica baixo. Dessa forma, o FCR indica a eficiência da equipe e efetividade dos processos da área. 

Além disso, permite encontrar gargalos, oferecer treinamentos, mapear dúvidas frequentes e repensar processos que estejam impactando no atendimento.

Por que o FCR é importante?

FCR avalia a eficiência do atendimento ao cliente pela porcentagem de resolução de problemas na primeira chamada. Isso melhora a experiência do cliente e também otimiza os recursos da empresa. 

Afinal, ao acompanhar de perto a métrica, é possível identificar gastos desnecessários e até a oportunidade – ou necessidade – de aderir a um sistema de gestão de atendimento

Assim, as empresas podem melhorar a eficiência operacional. Portanto, o First Call Resolution é importante para validar se os processos estão bem alinhados e definidos 

Ele também é um excelente termômetro para aferir se o atendimento é prático e resolutivo. Isso é fundamental para construir um bom relacionamento entre a marca e o consumidor, aumentando as chances de fidelização. 

Como calcular o FCR?

Para calcular o FCR, basta dividir o número de chamadas resolvidas na primeira tentativa pelo número total de chamadas. Depois, multiplique por 100. 

Exemplo: se uma empresa recebeu 1000 chamados ao longo de um mês, mas somente 300 foram resolvidos no primeiro contato, o FCR é igual a 0,3 ou 30%. Afinal, é só dividir 300/1000 e multiplicar por 100. 

No entanto, para ter um resultado verdadeiro, é importante considerar apenas as chamadas em que os clientes buscam a resolução de um problema ou dúvida. Isso pode ser verificado por meio de uma pesquisa de satisfação enviada logo após o atendimento. Nesse caso, é fundamental que a pesquisa avalie diretamente se o problema foi resolvido ou não. 

Como analisar a taxa de FCR?

A taxa de FCR varia de acordo com a tecnologia utilizada, o modelo de atendimento, o tipo do negócio e as formas de cálculo. Assim, embora a orientação geral seja considerar que três quartos (¾) de todas as solicitações devem ser resolvidas no primeiro contato, é preciso considerar que:  

  • Empresas que precisam oferecer soluções para problemas mais complexos, normalmente, têm taxas de FCR mais baixas;
  • Empresas que atendem mais chamados com dúvidas e problemas de fácil solução devem apresentar um índice de FCR mais alto.

Quais fatores influenciam o FCR?

O First Call Resolution pode ser influenciado por diferentes fatores que impactam positivamente ou negativamente. Entre os principais pontos estão:  

  • Conhecimento, capacidade técnica e experiência do atendente;
  • Tempo de espera para atendimento;
  • Complexidade dos problemas atendidos; 
  • Políticas e procedimentos da empresa;
  • Ferramentas e acesso a informações;
  • Taxa de rotatividade dos atendentes;
  • Complexidade do produto ou serviço oferecido;
  • Tipo de interação;
  • Conhecimento sobre o produto ou serviço;
  • Falta de autonomia para solucionar o problema.

Benefícios de um alto First Call Resolution

A análise do FCR é importante para indicar se o time de atendimento está preparado para solucionar dúvidas e problemas no primeiro contato ou se precisa fazer melhorias em seu processo. 

Isso é importante porque proporciona uma série de benefícios: 

  • Aumenta a satisfação e a fidelidade do cliente;
  • Reduz o tempo de espera para solucionar o problema;
  • Diminui o número de chamadas repetidas, o que minimiza a frustração do cliente e economiza tempo e recursos;
  • Aumenta a eficiência operacional.

Melhorando o FCR do seu atendimento

Para melhorar o First Call Resolution, é possível adotar algumas práticas que ajudam a resolver o problema com agilidade e eficiência. Veja algumas dicas a seguir para potencializar a experiência do cliente. 

  • Faça treinamentos com a equipe

Os treinamentos são essenciais para que a equipe de atendimento esteja preparada e segura para solucionar diferentes situações com autonomia. Isso evita que o cliente precise entrar em contato mais de uma vez.  

  • Mapeie as demandas

Acompanhe os contatos que chegam até a central e entenda os problemas ou reclamações dos clientes, priorizando os casos não resolvidos para compreender facilmente qual é o gargalo na operação.

  • Invista na comunicação interna

A comunicação entre todos os setores é fundamental para o bom atendimento. Por isso, a dica é usar um sistema de atendimento integrado, que permite a gestão efetiva de todos os canais de contato do cliente com a empresa.

  • Escolha um bom software de gestão de atendimento 

Por fim, é importante garantir que todos os dados do consumidor estejam centralizados e acessíveis, evitando que informações importantes se percam em e-mails, chats ou contatos mal resolvidos.

O Milvus, por exemplo, reúne todas as informações dos clientes em um só lugar e integra todos os canais de atendimento do negócio, permitindo que as interações fiquem registradas e o agente acesse todos os dados de forma rápida e precisa.

Quais os desafios do First Call Resolution?

Os principais desafios de mensurar e acompanhar a taxa de FCR são: 

  • Dificuldade de calcular e analisar se o valor é realmente o adequado para a empresa; 
  • Determinar quando uma solicitação é resolvida; 
  • Definir os critérios usados para definir o fim de um atendimento.

Para que isso não se torne um problema, a dica é determinar os critérios que marcam a conclusão do atendimento, como, por exemplo, o prazo de 15 ou 30 dias para o cliente retornar o contato.

Conheça o Milvus: o mais completo sistema service desk 

Agora que já sabe o que significa FCR, com um software de gestão de atendimento, como o Milvus, você pode monitor todo o trabalho realizado pelo time de atendimento. Dessa forma, é possível acompanhar e gerenciar o FCR first call resolution, além deixar o controle de chamados muito mais visual e adequado às prioridades.

Para saber mais sobre nossa plataforma e conhecer os recursos do nosso sistema, entre em contato agora mesmo e faça um teste gratuito.

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