Todo gerente da área de Tecnologia da Informação tem diante de si um desafio enorme: melhorar a performance da equipe ao mesmo tempo que otimiza os gastos no setor. A missão é difícil, mas existem diversas ferramentas de TI que podem ajudar você a alcançar seus objetivos.
Desde softwares de gestão de projetos até monitoramento do tempo, de pesquisas de mercado até programas de help desk, o que não faltam são opções para ajudar na rotina de trabalho das organizações.
Neste artigo, vamos listar 6 ferramentas, mostrar como elas aprimoram a gestão de TI e quais os benefícios que você pode alcançar ao integrar corretamente as soluções. Acompanhe!
Qual o papel estratégico da área de TI?
Para explicarmos quais são as melhores ferramentas de TI Ã disposição dos gerentes, é importante ressaltarmos primeiro o papel estratégico da área de TI nas empresas. Nos últimos anos, a relevância desse setor cresceu bastante.
As organizações perceberam que a TI não é apenas uma simples atividade meio. Pelo contrário! Ã? necessário encará-la como parte estratégica que é e vital para o sucesso dos negócios.
Afinal, é a área responsável em escolher e manter funcionando todo o sistema tecnológico de uma organização, por exemplo:
- sistema de telecomunicações e internet;
- servidor para armazenar arquivos importantes, como fluxo de caixa;
- ferramentas para gestão, como ERP;
- treinamento dos funcionários para utilizar corretamente os softwares adquiridos.
Se a sua empresa já percebeu que não consegue mais trabalhar sem softwares e outros aplicativos, é preciso entender também que não consegue viver sem uma área dedicada à Tecnologia da Informação. Não é mesmo?
Quais são os desafios de TI?
Um gerente de tecnologia encontra diversos desafios no seu dia a dia. Ã? comum, por exemplo, encarar dificuldades em montar a equipe ideal. Faltam profissionais capacitados no mercado e a disputa por esses talentos é enorme entre empresas concorrentes.
Com mão de obra escassa, é comum haver também sobrecarga de trabalho. Em geral, as equipes de TI estão cheias de tarefas e problemas para resolver diariamente. Uma rotina estressante e que, se não for bem administrada, gera impactos negativos na empresa inteira.
Diante desse cenário, é importante implementar aplicativos e softwares para aprimorar a rotina do setor. Essas ferramentas são essenciais para manter o bom fluxo de trabalho e para superar os desafios citados acima.
Quais ferramentas de TI ajudam na performance da empresa
Se você acompanhou o artigo até aqui, é porque está clara a importância da área de TI para qualquer empresa atualmente. Porém, uma pergunta ainda não foi respondida: quais ferramentas de TI adotar para que os funcionários produzam mais e melhor?
Para responder a esse questionamento, listamos, a seguir, 6 ferramentas de TI. Considere cada uma delas e avalie quais seriam as melhores para a realidade em que você atua. Confira.
1. Basecamp
Alguma vez você se encontrou perdido em um mar de anotações, recados, lembretes e compromissos agendados? Então, o Basecamp pode ser muito útil. Essa plataforma visa aprimorar o gerenciamento e o fluxo de informação na gestão de projetos.
Com ele, é possível organizar todas as informações em um único ambiente, ou seja, em uma única base de trabalho. O Basecamp oferece ferramentas essenciais, como chat, e-mail, to-do list e editor de texto.
2. Trello
O Trello é uma das alternativas mais populares quando o assunto é ferramentas de TI. Ele ganhou o coração dos gestores graças à praticidade, simplicidade de uso e, claro, por ser gratuito.
Com visual intuitivo, o Trello é uma grande ajuda para o gerenciamento simultâneo de vários projetos. Isso permite organizar melhor as tarefas e otimizar o tempo, tanto dos gestores quanto da equipe de funcionários.
A popularização deu ao Trello mais uma vantagem: é provável que seus funcionários já conheçam a plataforma. Na prática, isso significa menos tempo de treinamento para aprender os recursos do software.
3. Pipefy
Plataforma de gestão de processos, a Pipefy foi desenvolvida e desenhada especialmente para atender as demandas de pequenas e médias empresas. Por isso, ganhou adesão rápida de milhares de gestores de TI.
Pela Pipefy, é possível gerenciar tarefas recorrentes e os fluxos de trabalho em cada processo empresarial. Costuma ser usada para registrar requisições de serviços, roadmap e para mensurar a qualidade na entrega das tarefas. A solução é oferecida em uma versão gratuita.
4. Rescue Time
Quem nunca perdeu tempo de trabalho distraído com YouTube, Facebook ou Twitter que atire a primeira pedra. Pensando nisso que nasceu o Rescue Time, uma ferramenta que monitora como seu computador é usado.
Os relatórios podem ser diários ou semanais e revelam o tempo gasto em cada janela, aplicação ou site aberto em sua máquina. Ã? uma excelente alternativa para quem quer se manter focado no trabalho, evitando as distrações da internet.
5. Clara
Clara ajuda a resolver um problema comum a qualquer brasileiro: reduzir o tempo perdido em reuniões. A ferramenta utiliza um software de inteligência para organizar e ajustar a agenda de encontros.
Outra funcionalidade interessante é a gestão automática de salas de conferência ou até mesmo o envio de links para encontros virtuais. Pare de perder tempo conferindo a agenda e migre de vez para a Clara.
6. Milvus
Não poderíamos finalizar a lista sem citar a ferramenta Milvus. Com ela, você pode melhorar radicalmente a eficiência da sua equipe de suporte de TI. O software reúne uma série de funcionalidades.
Entre elas, destacamos a Central para Gestão de Chamados, portais distintos (mas integrados) para Cliente e para Gestor, além da Linha do Tempo dos Chamados e relatórios personalizáveis.
A Milvus também oferece uma solução para realizar o inventário de TI. Com o inventário, fica mais fácil gerenciar os ativos de tecnologia da sua empresa, controlar as licenças e monitorar as senhas.
Se você quiser melhorar a performance da sua equipe de tecnologia e demais funcionários, não deixe de avaliar as ferramentas de TI citadas acima. Aproveite e assine a nossa newsletter para receber mais conteúdos relevantes da área de TI!