Gerenciar uma empresa não é tarefa fácil. Com a concorrência acirrada, as margens reduzidas e clientes cada vez mais exigentes, é preciso tomar cuidado para evitar desperdício de recursos. Você sabe qual é o papel da TI na gestão de perdas das organizações?
Isso mesmo! A tecnologia é uma aliada na hora de reduzir desperdícios e evitar que seu lucro vá embora pelo ralo. Por isso, as empresas mais modernas estão atentas a esse assunto e investem em soluções modernas para aprimorar a gestão.
Neste artigo, vamos explicar quais são os problemas mais comuns, como evitá-los e qual é o papel da TI na gestão de perdas. Continue a leitura; ao final do texto, você saberá tudo o que precisa para evitar qualquer desperdício na sua organização.
Afinal, o que são perdas?
Em linhas gerais, podemos afirmar que perda é tudo aquilo que foi desperdiçado, subaproveitado ou até não aproveitado.
A lista pode ser imensa. Desde um software sem aplicação prática, papel impresso desnecessariamente e horas de trabalho sem alcançar os resultados esperados. A seguir, destacamos alguns dos tipos mais comuns de perdas.
Perda na área financeira
Alguma vez você investiu em prospectar um cliente, entregar o produto e, depois, ele não pagar você? Esse é um tipo de perda comum que gira em torno da área financeira. Além de calotes, existem prejuízos provocados por fraudes, multas e até mesmo falta de organização financeira.
Diante dessa realidade, as empresas precisam manter uma gestão de perdas eficiente. Afinal, qualquer deslize nas contas é capaz de promover um rombo enorme no caixa da organização.
Perda na área administrativa
Imagine uma loja virtual que, ao chegar na época do Natal, descobriu que não havia estoque para sustentar as vendas de seu principal produto. Esse é um claro caso de perda na área administrativa.
Assim como esse exemplo, as organizações mal administradas também perdem com insumos mal utilizados, processos lentos e burocracia excessiva. Não deixe isso acontecer. Foque na eficiência administrativa e reduza todo e qualquer desperdício.
Perdas na área comercial
O setor comercial é preponderante para a saúde das empresas. Perdas nessa área significam menos dinheiro entrando na conta. Por isso, tenha atenção para cada detalhe, desde os processos de vendas, passando pelo atendimento ao cliente até a entrega do produto ao usuário final.
Qualquer falha nesses itens e em muitos outros pode levar a cancelamentos de compras ou mesmo a dificuldades em vender seus produtos ou serviços.
Perdas na produtividade dos funcionários
Produtividade é uma palavra em voga nos dias de hoje. Afinal, funcionários eficientes fazem a empresa render (e faturar) mais. Porém, quando os funcionários não são bem treinados, capacitados e recrutados, a tendência é que a performance deles caia bastante.
No setor de suporte, por exemplo, funcionários de baixa produtividade criam usuários insatisfeitos que, provavelmente, deixarão de ser seus clientes. Uma perda muitas vezes irreparável.
Qual é o papel da TI na gestão de perdas?
Lidar com as perdas não é nada fácil, mas a tecnologia da informação vem atraindo atenção por suas soluções eficientes. Graças à TI, é possível monitorar, mapear, identificar e atacar as perdas em uma organização.
São vários os sistemas existentes para ajudar você nessa missão. O importante é escolher as opções corretas e iniciar logo os trabalhos para reduzir os prejuízos. Abaixo, listamos 5 soluções que você pode adotar no seu negócio.
1. Rede de telecomunicações
A rede de telecomunicação é vital para o sucesso de qualquer organização. Fique bem atento a essa situação! Sua empresa precisa manter a rede interna e até mesmo a conexão com a internet em bom estado.
Caso contrário, vai desperdiçar e cair muito em produtividade. Quando a internet fica fora durante a manhã inteira, significa que sua empresa praticamente parou durante 4 ou 5 horas. Ã? uma perda muito grande e que precisa ser evitada a todo custo.
2. Automatização dos serviços
Investir em profissionais para fazer tarefas repetitivas se tornou um peso enorme no caixa de qualquer empresa. Uma alternativa comum é automatizar boa parte da rotina.
Envio de e-mails, emissão de boletos e conferência de pagamentos, por exemplo, são rotinas praticadas por profissionais, mas que podem facilmente ser executadas por softwares e ferramentas de gestão. Ã? mais produtividade para você.
3. Backup dos dados
Perder arquivos e pastas inteiras é motivo de desespero para qualquer empresário. De um segundo para o outro, você pode ver desaparecer planilhas do fluxo de caixa, contato dos clientes e relatórios de pedidos.
Evitar essas perdas, contudo, é muito fácil e prático. Basta criar uma rotina interna para realizar backup dos arquivos. Assim, você terá os dados em mãos sempre que precisar.
Uma alternativa é migrar suas informações e softwares para a nuvem. Em servidores robustos, a segurança é muito maior e você não precisa se preocupar com backups.
4. Softwares de gestão
O que não faltam no mercado de TI são boas opções de sistema de gestão para ajudar a reduzir as perdas. Esses softwares controlam diversas atividades internas, desde o pagamento dos funcionários, o funil de vendas até o controle de caixa.
Entre as soluções mais populares, podemos citar o Enterprise Resource Planning (ERP), o Warehouse Management System e o Transportation Management System. Os três são muito úteis e podem ajudar a reduzir o desperdício.
5. Softwares de help desk
Suporte técnico é um desafio enorme para qualquer empresa. Ã? nesse setor que os clientes fazem reclamações importantes, tiram dúvidas e decidem se vão ou não continuar usando o seu produto. Por isso, invista em um bom software de help desk.
Um software desse tipo precisa rastrear a produtividade dos funcionários, gerar relatório de erros e ser amigável para o cliente, além de muitas outras funcionalidades para aprimorar o atendimento. Não deixe de adquirir um bom software de help desk para seu negócio.
Agora que você terminou de ler o artigo, ficou claro como o papel da TI na gestão de perdas é relevante, não é mesmo? A tecnologia poderá aprimorar bastante o rendimento do seu negócio. Não deixe de seguir a gente no Facebook, LinkedIn, Instagram, Twitter e YouTube para acompanhar outros conteúdos de qualidade!