Empresa 4.0: descubra o que é e seu impacto na segurança de dados

Empresa 4.0 é um termo utilizado para caracterizar  as principais inovações tecnológicas em diferentes campos, como automação, controle de informações e processos de manufatura. 

Apesar de não ser tão conhecido, o conceito de empresa 4.0 pode ser observado em diversos ambientes profissionais e inúmeros setores do mercado.

No Brasil, o termo ainda é recente e, por conta disso, a falta de profissionais preparados para trabalhar com as novas tecnologias vêm se tornando um desafio recorrente.

Além disto, a alta qualidade das máquinas não são uma garantia contra ataques cibernéticos, fazendo com que empreendedores e gestores invistam cada vez mais em estratégias de segurança digitais.

Leia também: Segurança da Informação: por que a segurança dos dados é importante para sua empresa?

Para entender o que é empresa 4.0 e como garantir a segurança de dados na nova era digital, continue sua leitura!

Neste post, você vai entender: 

  • As definições da Empresa 4.0
  • Empresa 4.0 e suas principais características
  • Revoluções industriais e suas transformações
  • O Brasil na 4 º Revolução Industrial
  • Empresa 4.0 e riscos de ataques digitais
  • Segurança de dados na era digital

Boa leitura!

Definições da Empresa 4.0

Empresa 4.0 é um conceito de conectar máquinas e sistemas para controle autônomo de processos. 


Nos últimos anos, foi possível observar um enorme salto nos avanços tecnológicos em diferentes setores. Tanto em processos industriais complexos, como em simples atividades rotineiras em agências de publicidade. 

Um bom exemplo é a automação de conteúdos como e-mails marketing e reconhecimento automático de usuários em sites.

No entanto, a empresa 4.0 só foi realmente reconhecida em 2011, na Feira de Hannover, na Alemanha. Essa Feira é bastante conhecida por ser um dos maiores eventos de automação industrial do mundo.

Logo, o conceito básico da empresa 4.0 surgiu como uma nova forma de conectar máquinas e sistemas em apenas uma rede, capaz de controlar o setor de produção de forma autônoma.

Desse modo, há mais produtividade e rapidez nos processos de planejamento e execução de produtos. 

Empresa 4.0 e suas principais características  

A empresa 4.0 representa um grande avanço na organização e no controle de fabricação de produtos. Esse avanço fez com que houvesse uma série de mudanças nos paradigmas dentro das indústrias. 

Entre as principais características ocasionadas pelo surgimento do formato 4.0, estão: 

Descentralização

Capacidade de projetar processos autônomos dentro de diversos setores nas fábricas com elementos ciber-físicos que, por sua vez, possuem a capacidade de tomar decisões de forma independente. 

Virtualização

Possibilidade de gerar cópias virtuais da fábrica coletando dados e moldando processos industriais, assim, obtendo modelos de simulação. 

Flexibilidade

Capacidade de se adaptar às necessidades da empresa, podendo atender à demanda de negócios de acordo com os requisitos exigidos.

Análise em tempo real

Possibilidade de coletar e analisar uma enorme quantidade de dados (Big Data) que permitem o controle de processos e otimização de resultados. 

Logo, essa facilidade faz com que a tomada de decisões seja mais rápida e eficaz.

Além dessas características, podemos perceber dentro das empresas 4.0 outras mudanças, como, por exemplo: 

  • Possibilidade de transferir valores gerados para o cliente;
  • Rápida adaptação;
  • Comunicação entre todos os elementos da fábrica;
  • Capacidade de compartilhar informações com sistemas ciber-físicos.

Você também pode se interessar: Gestão de TI: o que é, benefícios e quando utilizar?

Sem as mudanças provocadas pelas últimas revoluções industriais, atualmente não teríamos mecanismos tecnológicos para facilitar o dia a dia dentro das empresas.

Revoluções industriais e suas transformações

A revolução industrial 4.0 é marcada pela conexão à internet a partir de diferentes dispositivos.

Agora você pode estar se perguntando: Mas, afinal, qual a relação entre a empresa 4.0 e as revoluções industriais?

Bem, para entender melhor como chegamos à era tecnológica que vivenciamos hoje, é muito importante conhecer a história das revoluções que mudaram o formato de trabalho dentro das fábricas.

Revolução Industrial 1.0 

A primeira revolução industrial aconteceu em 1784, no final do século XVIII (18). Marcada pelo aproveitamento do vapor na produção mecânica, teve, como divisor de águas, a invenção do primeiro tear mecanizado.

Na época, o setor têxtil teve grande destaque ao apresentar equipamentos inovadores, no entanto, não demorou para que esses mecanismos fossem implantados em outros setores, como o metalúrgico.

Em suma, a primeira revolução industrial possibilitou que a maior fonte de riqueza das cidades fossem as fábricas.

Revolução Industrial 2.0

No ano de 1870 começava a segunda revolução industrial, caracterizada pela produção em massa movida a eletricidade.

Foram criadas as linhas de montagem e o setor industrial, mais uma vez, teve um grande salto qualitativo. 

Essa revolução não aumentou somente a produtividade nas fábricas, como ampliou também a quantidade de recursos para as pessoas.

Revolução Industrial 3.0

Em 1969, houveram grandes avanços na área da computação, levando à programação de máquinas a um nível superior.

Na época, a terceira revolução industrial ficou conhecida como revolução tecno-científica, por conta da implementação de computadores e softwares dentro das indústrias. 

Após essa fase, houve uma expansão de recursos utilizados na comunicação, como rádios e telefones.

Revolução Industrial 4.0

Por fim, chegamos à última (até agora) revolução industrial: A revolução 4.0. 

Marcada pela integração de sistemas cibernéticos e ferramentas digitais inteligentes, essa revolução foi implementada em 2013, na Alemanha, após dois anos da utilização do termo empresa 4.0.

A revolução industrial 4.0 veio para trazer novos conceitos para as empresas, como Big Data, IoT (Internet das coisas) e Machine learning. 

A integração desses sistemas possibilita controlar a produtividade e detectar falhas de forma rápida e eficaz.

Brasil na 4 º Revolução Industrial

Como você pôde ver, os conceitos da revolução 4.0 são baseados, resumidamente, na utilização de novas tecnologias para otimizar processos e facilitar a integração de sistemas. 

Essas formas inovadoras de trabalho estão modificando o dia a dia de funcionários e empreendedores, fazendo com que muitas pessoas tenham que se adaptar rapidamente à nova realidade. Entretanto, essa não é uma tarefa fácil, principalmente no Brasil. 

O maior desafio para as empresas 4.0 no país é suprir a falta de profissionais despreparados para o uso das novas tecnologias. 

Apesar disso, o Brasil ganha destaque no setor da agricultura, podendo ser comparado ao sistema de produtores como Estados Unidos e Europa. 

O incentivo de cursos na área oferecidos por diversos centros de formação e escolas já é uma realidade no país. Com a capacitação de profissionais na área da tecnologia, o Brasil poderá se desenvolver em outros setores e crescer em um âmbito mundial.

Empresa 4.0 e os riscos de ataques virtuais

A segurança dos dados é uma das responsabilidades e compromissos da empresa 4.0

Os riscos associados aos avanços tecnológicos aumentam na medida que a empresa 4.0 se torna cada vez mais popular.

Malwares, como o ransomware, oferecem perigo a todo o sistema de produção dentro das empresas, podendo resultar em grandes prejuízos financeiros e perda de arquivos importantes. 

Além do roubo de informações, a invasão de sistemas integrados dentro das fábricas pode ocasionar a paralisação das atividades e até a modificação de registros dentro dos sistemas. 

Não é à toa que ouvimos falar com frequência em ciberataques: em qualquer lugar do mundo eles são uma ameaça constante a todos os tipos de negócios.

Leia também: Segurança em computadores: mecanismos e ameaças da cibersegurança.

Mesmo as indústrias não sendo o foco principal, há diversos tipos de hackers que procuram esse segmento para testar a proteção interna de dados. 

Por isso, não basta apenas investir em recursos tecnológicos. Ã? fundamental possuir uma estratégia de defesa contra ataques virtuais.

Segurança de dados na era digital 

A enorme quantidade de informações que circulam pelos sistemas de softwares das empresas 4.0 despertam a seguinte dúvida: 

Como proteger esses dados de ataques cibernéticos?

Afinal, em uma era onde tudo é digital, não podemos contar apenas com a sorte, é preciso se prevenir das vulnerabilidades digitais.

O primeiro ponto que devemos colocar em evidência é que cada organização deve se adaptar ao sistema industrial da maneira que melhor atenda às suas necessidades.

Neste caso, é preciso realizar o monitoramento constante das redes, sistemas e dispositivos em busca de possíveis ameaças virtuais.

Uma opção é utilizar um modelo de plataforma para a segurança cibernética onde as equipes de TI possam integrar facilmente diferentes tecnologias e ter acesso rápido.

Além disso, também há a possibilidade de aproveitar a automação e inteligência artificial para garantir que esse sistema seja infundido em diversos níveis de fabricação.

A segurança de dados da empresa 4.0 deve ser considerada prioridade para que, assim, não haja riscos de perda de dados ou prejuízos futuros.

Importância do controle de chamados

Um sistema de controle de chamados nada mais é que um HelpDesk, ou seja, uma ferramenta desenvolvida para ajudar o cliente caso haja dúvidas ou problemas, fornecendo o apoio necessário. 

Dessa forma, não é preciso ligar para um profissional do setor de TI, basta abrir um chamado rapidamente pelo próprio computador. Inclusive, com acesso remoto, é possível que o profissional responsável atenda à ocorrência sem precisar se deslocar. 

Leia também: Entenda como funciona uma Consultoria de TI e como se tornar um consultor

Além de proporcionar um maior desempenho e produtividade ao setor de TI da empresa 4.0, o sistema de chamados auxilia na redução de custos e aumenta a organização dentro do setor.

Confira mais vantagens de possuir um sistema de chamados na sua empresa: 

  • Facilidade de comunicação;
  • Maior satisfação dentro da equipe;
  • Otimização do sistema;
  • Fluxo de processos automatizado.

O que é Milvus? 

Milvus é um sistema de gerenciamento usado no departamento ou nas empresas de TI. 

A plataforma permite uma gestão de atividades com mais praticidade e eficiência, resultando no aumento de produtividade da sua equipe. 

O sistema Milvus pode ser implementado nos setores de TI para o atendimento da empresa, ou também pode ser utilizado por empresas que desejam melhorar a sua relação com os clientes.

Presente em mais de 6 países na América, a plataforma Milvus já registrou quase 20 mil chamados. Se você precisa de um sistema prático e que facilite o dia a dia da sua equipe, faça um teste gratuito do Milvus e comprove sua eficácia.

Conheça o OneClick Milvus

O sistema de HelpDesk Milvus oferece a exclusiva tecnologia OneClick, permitindo a abertura de chamados diretamente da área de trabalho do usuário.

Dessa forma, você estará garantindo maior rapidez, conforto e facilidade, com cobertura de ocorrências em questão de poucos segundos.

Com a tecnologia OneClick do Milvus Client, você pode abrir um chamado em instantes diretamente de sua área de trabalho, com mais rapidez e praticidade. Fácil, né?!

Benefícios da tecnologia OneClick:

  • Garantia de acesso fácil e rápido para o usuário solicitar o suporte;
  • Rapidez na abertura de chamados, feita em instantes;
  • Possibilidade de abrir chamado através do desktop a qualquer momento;
  • Mínima exigência de conhecimento técnico para abrir um chamado;
  • Otimização de gestão;
  • OneClick integrado ao sistema HelpDesk;
  • Satisfação garantida de nossos clientes.

Conclusão

Um sistema de gestão de TI é fundamental para que sua empresa entre na era 4.0

Ã? medida que surgem novas ferramentas e recursos tecnológicos dentro das indústrias, os conceitos de empresa 4.0 e a quarta revolução industrial se tornam mais evidentes. 

Entretanto, com as inovações no campo de TI e outros setores fabris, podemos ver a vulnerabilidade de informações que circulam dentro das máquinas e softwares.

Por isso, conhecer os riscos de ataques cibernéticos e entender como funcionam os sistemas de chamado virtuais é fundamental.

Assim, você garante a proteção de dados e o bom funcionamento dentro da sua empresa.

O sistema de chamado é uma ferramenta indispensável tornar os serviços de TI da sua empresa mais efetivos e completos.

Ele também pode ser usado para gerenciar diferentes clientes e facilitar a resolução de problemas dentro do seu sistema. 

Se você quer saber mais sobre segurança de dados e como tornar a sua empresa ainda mais segura contra ataques virtuais, confira os seguintes artigos:

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