Customer Health Score: o que é e como calcular?

Customer Health Score: o que é e como calcular?

O Customer Health Score (CHS) é uma métrica fundamental para a área de Customer Success do seu negócio. Afinal, com esse dado, é possível saber como está a relação do seu cliente com a empresa. 

Ficou interessado ou ainda não utiliza esse indicador? Então, continue lendo este artigo completo do Milvus! Saiba mais sobre esse KPI e como ele impacta no dia a dia do seu negócio.

O que é Customer Health Score?

Customer Health Score, que em tradução para o português significa Pontuação de Saúde do Cliente, pode ser definido como um termômetro. Isso porque auxilia a equipe a entender a profundidade e qualidade da relação com o consumidor. 

Afinal, mensura os índices de satisfação e envolvimento dos clientes com os produtos ou serviços que adquiriram de sua empresa. Ou seja, deve ser acompanhado de perto pelos times de atendimento (principalmente, pós-vendas e suporte). 

Além de medir a saúde do cliente, apresenta dados sobre potenciais riscos de churn (cancelamento e compras) e oportunidades de upsell (venda adicional). Portanto, em resumo, o Customer Health Score mede a probabilidade do consumidor continuar utilizando o produto ou serviço.

O que significa saúde do cliente?

Basicamente, a saúde do cliente indica o nível de engajamento do consumidor sobre um produto ou serviço. Para isso, mensura a lealdade à marca, retenção e satisfação do público. Dessa forma, saber como você mede a saúde do seu cliente e mantê-la alta é uma forma de garantir que os consumidores voltem a fazer negócios com a sua empresa.

Ou seja, utilizar o Customer Health Score ajuda a aprimorar seus serviços e aumentar o faturamento da empresa.

Leia também no blog: O Que É O Nps, Como Funciona E Importância 

Por que é importante acompanhar o Customer Health Score?

Até aqui você já conseguiu ver que o Customer Health Score contribui para fidelização de clientes. Mas, muito além disso, o índice ajuda a mensurar: 

  • o valor que serviços e produtos agregam aos consumidores;
  • o interesse em voltar a fazer negócio com a sua empresa; 
  • a probabilidade de indicação de produtos e serviços para outras pessoas.

Ou seja, a métrica CS aponta se a saúde do cliente está “em dia”. Se estiver, significa que ele está satisfeito com a sua empresa e com os produtos ou serviços adquiridos. Assim, a tendência é que ele volte a comprar, bem como tornar-se divulgador natural da sua marca. 

Um estudo da consultoria Bain & Company, por exemplo, aponta que clientes fiéis compram até 67% mais do que os novos. Além disso, a pesquisa da Nielsen Norman Group mostrou que 83% dos consumidores fidelizados costumam indicar as empresas que gostam para amigos e familiares.

Desse modo, entender a importância do Health Score contribuirá para que sua empresa identifique gargalos mais facilmente. Assim, poderá trabalhar para otimizar diversos aspectos do relacionamento entre a marca e consumidores. 

No entanto, vale destacar que, caso o Customer Health Score esteja baixo, é importante ter atenção a todos os processos do negócio.A seguir, listamos, detalhadamente, os benefícios de acompanhar o CHS. Confira! 

  • Redução no na taxa de churn

O indicador de saúde do cliente permite visualizar consumidores que estão insatisfeitos ou em risco de cancelar seus contratos. Sendo assim, ao monitorar o score, você consegue agir proativamente e evita que os consumidores migrem para a concorrência.

Então, com base no CHS, as equipes de pós-venda e suporte podem priorizar interações com clientes em risco. Nesses casos, é possível oferecer suporte adicional, soluções personalizadas e outros incentivos para mantê-los engajados.

  • Melhora a fidelização

Clientes saudáveis geralmente estão mais satisfeitos com o serviço ou produto. Então, acompanhar o CHS ajuda a mantê-los felizes, prezando pela consistência em respostas rápidas às suas necessidades e preocupações.

Além disso, a análise do Customer Health Score ajuda a empresa a entender melhor os clientes. Ou seja, é possível adotar interações mais personalizadas, bem como construir relacionamentos de longo prazo baseados em confiança e valor.

  • Aumento do faturamento

O CHS elevado indica que seus consumidores estão propensos a comprar produtos ou serviços adicionais. Por isso, monitorar o indicador ajuda a identificar clientes que estão prontos para receber ofertas adicionais, aumentando a receita.

Ainda, manter consumidores saudáveis e engajados ao longo do tempo maximiza o valor que cada cliente traz para a empresa. Ou seja, usuários de longo prazo tendem a gastar mais e referenciar novos leads. 

Como agir baseado no indicador de saúde do cliente?

Entender e agir com base no Customer Health Score é vital para garantir a satisfação contínua e o engajamento. Nesse contexto, o recomendado é identificar clientes em risco utilizando o CHS para listar quem tem pontuação baixa. 

Em seguida, priorize a interação com esses consumidores para entender e resolver suas preocupações. Também ofereça soluções específicas baseadas nas necessidades identificadas!  Lembre-se: o monitoramento contínuo é fundamental, portanto, revise o CHS regularmente para ajustar estratégias conforme necessário. 

É válido ressaltar que o Health Score não serve apenas para identificar problemas, mas oferece uma oportunidade de diferenciar seu negócio dos concorrentes. Por esse motivo, é preciso considerar reuniões com clientes específicos e ainda oferecer soluções adaptadas às suas necessidades particulares.

Como implementar o Customer Health Score?

Para que sua empresa seja beneficiada com o Customer Health Score, é preciso implementá-lo de maneira correta. Atualmente, o método mais utilizado é o de categorizar, pesar, medir e executar. Então, confira como aplicá-lo no dia a dia e obter resultados satisfatórios:

  • Categorizar: entenda o que é a “saúde” do seu cliente

Identifique o que representa a “saúde” do cliente para a sua empresa. Ou seja, liste todas as ações que afetam a fidelização dos consumidores, diferenciando as que são satisfatórias, incômodas e essenciais.

  • Pesar: defina quais receberão pontos e o peso

O segundo passo é organizar essas interações de acordo com a importância de cada uma delas. Por exemplo, o que é mais importante para a sua empresa: não ter nenhum ticket de reclamação ou a solicitação de um novo serviço?

Além disso, é fundamental que cada interação do cliente tenha um peso. Uma dica é separá-las e pensar em estratégias junto às lideranças de cada setor do seu negócio. Dessa forma, é possível montar táticas baseadas em dados conforme o modelo de pesos em ações. 

  • Medir: como calcular o Customer Health Score?

Calcule o Customer Health Score somando os pontos das ações anteriores. Uma maneira fácil e prática de visualizar os resultados é investindo em um sistema de cores como vermelho, amarelo, verde para cada etapa. Por exemplo: 

  • Até 50 pontos: potencial churn / saúde baixa (vermelho);
  • De 51 a 70: neutro / saúde intermediária (amarelo);
  • De 71 a 100: excelente / saúde alta (verde).

  • Executar: realize as ações necessárias

Tome ações baseadas nas pontuações. No caso da saúde baixa (vermelho), você precisa de máxima atenção para resolver o problema. Ou seja, entre em contato para verificar o que está acontecendo e o que pode melhorar no produto ou serviço.

Para a saúde intermediária (amarelo), não é tão urgente, mas é importante monitorar a situação. Além do contato, vale, inclusive, aproveitar a oportunidade para oferecer um serviço melhor ainda ou algo para deixar a experiência ainda mais completa.

Com a saúde alta (verde), o cliente está satisfeito com seus produtos ou serviços. Porém, vale investir em ações para mostrar a importância dele para a sua empresa. Afinal, nessa etapa o foco é melhorar ainda mais o contato com esse consumidor para que ele siga feliz e ainda faça indicações para outras pessoas.

Aumente a satisfação dos clientes com Milvus

Descubra como as ferramentas do Milvus podem transformar a experiência do seu cliente e melhorar o Customer Health Score (CHS). Com recursos como análise avançada de dados, suporte ao cliente eficiente, monitoramento em tempo real e feedback automatizado, você pode identificar e resolver problemas rapidamente, garantindo clientes mais felizes e engajados. 

Potencialize a fidelização e maximize o valor do ciclo de vida dos seus clientes com Milvus. Experimente agora e veja a diferença na gestão da sua equipe e os resultados da empresa!

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