A análise dos indicadores de desempenho de TI com mais frequência não só aumenta a eficiência, mas, também, auxilia na identificação de novas oportunidades para o negócio, aumentando o potencial de crescimento e, consequentemente, os lucros.
Seja um problema de atendimento ou uma deficiência entre seus funcionários, a análise pode ajudar os gestores a destacar as principais áreas de preocupação quando se trata da capacidade de TI do seu empreendimento.
Sendo assim, continue a leitura e confira o nosso post que explica um pouco mais sobre os principais indicadores de desempenho de TI. Acompanhe!
Como decisões estratégicas baseadas em análise de dados são importantes para a empresa?
As decisões que no passado eram baseadas apenas na intuição e na experiência dos líderes, estão sendo cada vez mais alteradas por análises de dados. As empresas com um grande potencial estratégico tratam as suas informações de desempenho como um ativo valioso.
Além disso, também são mais propensas a usar informações para prever tendências e identificar novas oportunidades de parcerias e enxergam a análise de indicadores como um componente vital das operações de negócios.
O que é KPI?
O KPI (Key Performance Indicator) tem o objetivo de medir o desempenho e o sucesso de um departamento ou da empresa como um todo. Ele também contribui na ajuda para entender se a empresa ou a equipe estão na direção certa aos seus objetivos estratégicos ou em uma meta específica.
Como funciona?
Para usufruir dos benefícios dos indicadores de desempenho de TI, é preciso definir os objetivos que se quer mensurar e coletar os dados. O principal valor nos dados é a capacidade de tirar o máximo proveito do seu conteúdo “ encontrar associações relevantes para melhor representar o que é descoberto.
Para analisar os dados efetivamente, pode haver a necessidade de sistemas integrados para conectar todas as diferentes fontes de dados. O nível requerido de habilidade para análise deve variar de acordo com a complexidade dos dados e das suas associações.
Quanto mais complexa a análise, mais habilidades especializadas serão necessárias. Por outro lado, as mais simples podem exigir apenas um conhecimento prático do Excel, por exemplo.
Algumas plataformas de análise oferecem acessibilidade para que todos os colaboradores possam acessar dados, o que pode ajudar a conectar toda a força de trabalho e criar uma organização mais unida. Quanto mais acessíveis os dados, maior será o potencial para as pessoas identificarem ideias a partir deles.
Qual sua importância para os negócios?
Por meio da mensuração de desempenho de TI, os líderes podem obter uma visão mais clara do que estão fazendo de forma eficiente e ineficiente em suas organizações. Quando um problema é identificado, é possível entender a sua causa e qual a melhor solução.
As empresas líderes em seus segmentos usam a análise de seu desempenho para acelerar a produtividade nos negócios. Os dados obtidos são vistos como um ativo de diferenciação, com foco no planejamento de recursos empresariais.
Todos os dados coletados pela empresa não estão relacionados apenas aos indivíduos externos à organização, e a maioria é analisada internamente. Com os avanços da tecnologia, torna-se muito mais fácil obter as informações que ajudam a conhecer o desempenho dos funcionários e também dos negócios.
Essas organizações enxergam a inteligência de negócios como uma competência corporativa e incorporam a análise como uma ferramenta estratégica para tomada de decisões.
As análises de desempenho podem trazer enormes vantagens de custo e podem identificar as formas eficientes de fazer negócios. A empresa não apenas economiza dinheiro em termos de infraestrutura, mas, também, economiza no custo de desenvolvimento e processos operacionais, com melhora da motivação e produtividade.
Indicadores comuns de desempenho de TI
1. Atendimento aos chamados
Ainda que a área de TI esteja cada vez mais ligada ao direcionamento estratégico em desenvolver soluções para viabilizar o negócio, uma das atividades da Tecnologia da Informação é o suporte e resposta a chamados.
Especialmente quando são originados do departamento comercial, é necessária muita rapidez na solução dos problemas. Devido a isso, um indicador muito importante é o referente ao atendimento aos chamados. Os dados obtidos demonstrarão a necessidade de treinamentos, mais contratações e, inclusive, o desenvolvimento de novos canais de atendimento.
2. Nível de satisfação
Não adianta somente mensurar a quantidade de chamados resolvidos, se não há uma forma dos colaboradores avaliarem o grau de satisfação do atendimento, o que se torna relevante para saber a qualidade dos serviços prestados pelo suporte de TI.
O ideal é que seja registrado a abertura, o tempo de fluxo de atendimento e seja feita uma avaliação final por parte do usuário. Dessa forma, consegue-se obter um relatório com uma visão global do suporte de TI.
3. Tempo médio de atendimento
O tempo médio para entrega de um projeto depende da complexidade do trabalho, porém, é interessante mensurar a performance da equipe nesse sentido. Os dados podem ser coletados na primeira reunião até a entrega do produto final.
4. Uptime
O tempo em atividade visa medir o tempo que um sistema, serviço ou produto está em funcionamento, sem quedas ou interrupções. Ã? comumente usado para se referir a serviços de rede, como soluções para nuvem ou comunicação. Redundância em redes e sistemas é uma forma comum para tentar aproximar o uptime de 100%, sendo o seu ideal em torno de 99%.
5. Produtividade
A produtividade está relacionada com a eficiência dos processos, medindo os recursos que foram empregados e as soluções entregues, bem como sua associação, sendo possível verificar a relação de resultados com os investimentos e recursos.
Para realizar o cálculo dessa métrica, deve ser estabelecido um número ideal de recursos para conclusão de um projeto para realizar um gerenciamento melhor de despesas e como são empregadas no departamento.
Por que o acompanhamento dos indicadores torna o setor de TI estratégico dentro da empresa?
Melhorar a tomada de decisão baseada em dados obtidos com o desempenho de TI permite maior atuação do setor de TI frente ao negócio, deixando de ser um departamento de suporte para atuação e definição de ações condizentes aos objetivos do negócio.
Há uma tendência das empresas tomarem ações mais baseadas nos dados de desempenho do que em intuição e experiência. Com a informação vista como um ativo dentro da cultura da empresa, o setor de TI só tende a se destacar e atuar como primordial para o sucesso do negócio.
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