Conheça os 3 pilares da Segurança da Informação

Cadeado representando segurança da informação
A forma como as empresas lidam com os dados fornecidos pelos usuários vem sendo tema de debates calorosos nos últimos anos. A cobrança por regras transparentes e processos seguros é cada vez maior, por isso, toda organização precisa priorizar os 3 pilares da segurança da informação ao desenvolver seus sistemas e processos internos.

Neste post, você terá uma visão geral do que representa cada um desses pilares e como se prevenir de eventuais ameaças. Confira!

1. Confidencialidade em Segurança da Informação

Falhas na proteção de dados sigilosos são perigosas para clientes, funcionários, fornecedores, investidores e outros stakeholders. Tendo em vista os prejuízos financeiros e jurídicos que esse tipo de problema pode causar, o pilar da confidencialidade se concentra na privacidade dos dados coletados pela organização. 

Uma das ações mais importantes para proteção contra ciberataques, espionagem e outros riscos é a implementação de controles de acesso de acordo com o departamento e o cargo de um funcionário. Para isso, é necessário ter critérios bem definidos quanto ao impacto que um vazamento de informações pode causar nas operações.

O treinamento dos colaboradores também é crucial, afinal, uma pessoa capacitada é capaz de identificar riscos de forma antecipada. Dessa forma, ela compõe um firewall humano que complementa recursos de segurança já existentes a nível de hardware e software, como a verificação biométrica e a criptografia.

2. Integridade

O pilar da integridade se refere às ações que preservam a precisão, a consistência e a confiabilidade dos sistemas e das informações de uma organização. A ideia é garantir que nenhuma interferência externa seja capaz de corromper, comprometer ou danificar os dados armazenados.

Além do já mencionado controle de acesso, outras medidas para assegurar a integridade dos dados incluem as ações de backup, que permitem recuperar dados alterados acidentalmente, e as de verificação, que detectam alterações indevidas. Assim, sua empresa garante que os sistemas funcionem de forma adequada.

Teste o Milvus por 7 dias grátis e aumente a produtividade do seu Help Desk!

3. Disponibilidade

A disponibilidade tem a ver com a acessibilidade dos dados armazenados pela organização. Ã? fundamental que os usuários do sistema possam consultá-los sempre que necessário. Para isso, é necessário ter processos de manutenção rápidos e eficientes, tanto para hardware quanto para software.

Toda a infraestrutura tecnológica por trás dos sistemas deve ser construída para assegurar que eles não fiquem fora do ar. Além disso, é importantíssimo ter um plano de Recuperação de Desastres para ter uma resposta rápida em casos extremos, como catástrofes naturais, incêndios e blecautes.

Os três pilares da segurança da informação também têm relação direta com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que exige uma série de adequações por parte das empresas que lidam com informações de uso restrito.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue conosco e veja como implementar as novas regras da LGPD.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Posts relacionados

Experimente, otimize sua gestão e relacionamento com seus clientes

Use todos os recursos sem se preocupar, teste o sistema por 7 dias grátis.