Saber por onde ir é quase tão importante quanto saber para onde ir. Com isso em mente, os aplicativos de geolocalização estão em voga e vêm sendo utilizados por empresas de vários segmentos, para os mais diversos objetivos. Desde os aplicativos de navegação por GPS, que auxiliam os motoristas no trânsito até os de entrega de comidas, por exemplo.
Os gestores de TI, que vivem a tecnologia em seu dia a dia, não poderiam abrir mão dessa ferramenta para otimizarem o seu trabalho e de sua equipe. Em um mercado cada vez mais competitivo, para que seja possível oferecer o melhor serviço aos clientes, os melhores aplicativos de help desk devem incorporar uma tecnologia de chamadas de serviços com geolocalização.
Quer entender melhor o funcionamento da geolocalização e como ela pode ajudar a sua empresa a melhorar a qualidade das chamadas? Continue lendo!
Como funciona a geolocalização?
A geolocalização é uma inovação que permite o acesso ao posicionamento exato de um determinado dispositivo, com autorização do usuário. A tecnologia é instalada no aparelho por um software, que utiliza um sistema de localização precisa, como o GPS, wi-fi e redes móveis.
O sistema ficou bastante conhecido durante um bom tempo como uma ferramenta de navegação. Eram produzidos aparelhos específicos, que traziam o software de GPS embutidos e serviam como auxílio aos motoristas, substituindo os mapas físicos.
Com o crescimento da capacidade da internet, barateamento das tecnologias e expansão da computação em nuvem, a geolocalização começou a ser acoplada a softwares mais robustos e que apresentavam mais funções. Passou a ser utilizada como guia de restaurantes, comércios, hotéis e ferramenta de empresas prestadores de serviços.
O próximo passo foi a utilização da geolocalização como ferramenta de marketing, para melhor segmentação das vendas de produtos e serviços e atender com mais exatidão os clientes.
No suporte de TI, os gestores ganharam a possibilidade de agilizar a resposta dos chamados, identificando os membros de seu time que estão mais próximos aos clientes. Além disso, a integração com uma ferramenta de help desk, permite saber quais colaboradores estão livres para fazer o atendimento e prever o tempo que levarão para se deslocar até o local do chamado, melhorando assim o feedback do cliente e diminuindo a ansiedade.
Como um GPS funciona?
A geolocalização tem como seu principal segredo, as conexões e triangulações feitas pelo GPS, que são captadas quando um usuário envia uma solicitação. O satélite identifica a posição do dispositivo, fazendo a conexão simultânea com outros 3 pontos distintos. Dessa forma é feito o cálculo de triangulação, que identifica as coordenas geográficas, latitude e longitude.
Quais apps famosos que utilizam a geolocalização?
Para que você possa entender melhor como a geolocalização está presente em quase todas as necessidades do nosso dia a dia, trouxemos aqui 4 exemplos de apps de empresas, que você provavelmente já utilizou. Esses programas necessitam obrigatoriamente da geolocalização para prestarem o seu serviço.
- Google Maps: aplicativo que é a referência no processo de geolocalização, você provavelmente já utilizou para identificar o endereço de algum cliente.
- Uber: aplicativo usa a geolocalização para identificar o local exato em que o passageiro está, conectando-o com o motorista mais próximo.
- iFood: aplicativo que funciona como um guia de restaurantes, que usa o GPS para indicar os mais próximos de sua casa, fazendo toda a mediação da entrega.
- Waze: aplicativo que utiliza a geolocalização para facilitar a navegação e o compartilhamento de informações do trânsito.
Mostramos esses casos de empresas, que têm a geolocalização como core business, para você entender a força que essa tecnologia tem para alavancar um negócio. Você, como gestor de TI, também pode, e deve, utilizá-la para alavancar a sua empresa e satisfazer melhor as expectativas de seus clientes.
Quais são os benefícios das chamadas de serviço com geolocalização?
Agora que você já sabe como funciona a geolocalização e os casos de empresas famosas que a utilizam, é hora de descobrir os benefícios que ela pode trazer para a sua rotina como gestor de TI. Confira!
Direcionamento das equipes em campo
Com um software dotado de geolocalização, o gestor de TI, ao receber um chamado, poderá localizar o colaborador mais próximo da ocorrência, verificando a sua disponibilidade em tempo real.
Assim, poderá dar o melhor feedback para o cliente e fazer agendamentos mais organizados, para que os colaboradores não se desloquem desnecessariamente.
Mais agilidade e previsibilidade nos atendimentos aos chamados
Além de facilitar a organização da equipe, o cliente também se beneficiará da ferramenta de geolocalização. Ele poderá calcular o tempo que levará para o problema ser solucionado. Passará de agente passivo para agente ativo, tendo um controle maior sobre os prazos e obtendo um retorno efetivo.
Aumento da produtividade
Com a equipe bem direcionada e com deslocamentos menores, o resultado natural será o aumento de produtividade. Além disso, haverá redução de custos com contratação de pessoal, já que será possível atender mais pessoas em menos tempo. Isso abre a possibilidade de escalabilidade, com a expansão da cartela de clientes.
Qual é a melhor forma de implementar a geolocalização na sua empresa?
Para usar a geolocalização em benefício da sua empresa, o gestor de TI deverá contar com um software de gestão de chamadas que traga em seu escopo a tecnologia da geolocalização.
Para isso, procure uma empresa especializada com know how e credibilidade e que ofereça um software de gerenciamento dos chamados que dê a você a possibilidade de acompanhar a disponibilidade de sua equipe. O aplicativo deverá permitir que você saiba exatamente o posicionamento dos membros de seu time em relação ao cliente que fez o chamado.
Além dos benefícios acima, o software da Milvus inclui a gestão de prioridades, emite relatórios gerenciais personalizáveis e de produtividade etc.
Ter a geolocalização como aliada dará à sua empresa uma vantagem competitiva de mercado, já que você poderá oferecer um atendimento de campo mais rápido. A sua agilidade representará menos paradas produtivas para os clientes, e por consequência, maior satisfação e fidelização deles.
Não perca tempo, procure já uma empresa parceira que ofereça um software de chamadas de serviços com geolocalização. Você, sua equipe e os clientes só têm a ganhar.
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