Entenda o que é CMMI e como usar na gestão de TI

Colaboradora de TI usando engrenagens para simular como o sistema CMMI poderia melhorar seus processos de desenvolvimento de softwares.
O CMMI é um modelo de referência bastante conceituado e utilizado no mundo todo. Ele visa avaliar e melhorar os processos de uma organização ou setor, como a gestão de TI. Dessa forma, é possível utilizá-lo como uma maneira de potencializar resultados, evitar gargalos e resolver problemas.

Ele é considerado um padrão de excelência em gerenciamento de processos, sendo bastante difundido em diversas áreas, inclusive em tecnologia da informação. No entanto, para aplicá-lo corretamente e alcançar melhores resultados é fundamental conhecer detalhes sobre seu funcionamento e vantagens.

Se você quer saber mais sobre o CMMI para melhorar a sua gestão de TI, continue a leitura deste conteúdo!

O que é CMMI e como ele surgiu?

CMMI é a sigla para Capability Maturity Model Integration, que pode ser traduzido livremente para Modelo de Capacidade e Maturidade Integrado. Ele é um modelo de melhoria de processos de empresas, setores, organizações ou times. Dessa forma, ele serve para analisar, corrigir e implantar soluções referentes a essas áreas.

Ele foi desenvolvido pelo Instituto de Engenharia de Software (SEI em inglês) da Universidade Carnegie Mellon, localizada em Pittsburgh, nos Estados Unidos. O seu objetivo é auxiliar empresas ou times a avaliar e melhorar seus processos de desenvolvimento de softwares, podendo servir para outras áreas.

A ideia surgiu em conjunto com o Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Nos anos 80, o órgão desejava melhorar a qualidade e eficiência dos seus projetos de software. Assim, houve a contratação do SEI para o desenvolvimento de um modelo capaz de avaliar a maturidade dos processos de software.

Quais são seus principais benefícios?

Após conhecer o CMMI, vale a pena entender quais são os principais benefícios desse modelo. Confira a seguir!

Confiabilidade de prazos

O primeiro benefício de utilizar o CMMI é a confiabilidade de prazos. Com a sua adoção é possível definir processos mais estruturados e padronizados conforme as necessidades da gestão. Dessa forma, fica mais fácil garantir a previsibilidade de datas para completar procedimentos específicos.

Isso reduz a ocorrência de atrasos e pode melhorar todo o planejamento da gestão de TI. Afinal, um ponto fundamental para os procedimentos ocorrerem corretamente diz respeito ao tempo esperado para cada etapa.

Gerenciamento das atividades de produção de software

Outra vantagem da adoção do CMMI é a otimização do gerenciamento de atividades para a produção dos softwares. Isso acontece porque o modelo garante que cada etapa será realizada com eficiência, segundo as expectativas dos responsáveis pela gestão.

Para tanto, o CMMI pode definir requisitos para os procedimentos, realizar testes para a implantação do software e garantir que tudo esteja correto durante a linha do tempo.

Maior qualidade nos softwares criados

Com o CMMI a área de TI poderá desenvolver softwares com maior qualidade. Isso acontece por conta das próprias características desse modelo, que prevê a padronização e a eficiência no procedimento para o desenvolvimento do programa. Dessa maneira, é possível verificar todo o processo e validar cada etapa, garantindo um bom resultado.

Oportunidade de busca por melhorias contínuas

Todas essas vantagens também levam a uma característica fundamental do CMMI: a possibilidade de buscar por melhorias contínuas. Isso é válido tanto para o processo de criação de softwares quanto para os próprios programas produzidos.

Isso acontece porque todo o procedimento de criação do software é avaliado constantemente. Desse modo, é possível detectar gargalos, entender onde os problemas ocorrem e corrigir todos os defeitos do procedimento.

Quais são as visões apresentadas nesse modelo?

O CMMI apresenta três modelos, que também são conhecidos como visões. Isso tudo segundo a versão 2.2 do programa. Veja só quais são elas:

  • CMMI Desenvolvimento V2.0 (CMMI DEV): melhoria de processos e desempenho para aprimorar produtos e serviços;
  • CMMI Serviços V2.0 (CMMI-SVC): melhoria das capacidades e processos para aprimorar o desempenho de serviços;
  • CMMI Gestão de Fornecedor V2.0 (CMMI-SPM): melhoria de processos e desempenho para aprimorar a cadeia de suprimentos.

Quais são os níveis de maturidade dos processos para a empresa?

O CMMI também apresenta níveis de maturidade. Eles significam os estágios que uma empresa ou setor pode alcançar conforme as características do CMMI.

Veja só como funcionam os CMMI níveis:

Inicial

O nível inicial diz respeito ao grau de maturidade 1. Aqui, os resultados dos processos da empresa ainda têm um grau de imprevisibilidade e os trabalhos realizados são mais reativos, conforme os procedimentos esperados.

Logo, não há uma previsibilidade de prazos e de custos, o que pode trazer problemas financeiros e atrasos importantes para a gestão.

Gerenciado

O segundo nível é o gerenciado, a maturidade 2 da gestão. Neste grau, os trabalhos são gerenciados no âmbito de projeto. Isso significa que cada projeto de TI é planejado e controlado, tendo um certo grau de confiabilidade.

Definido

No nível definido os trabalhos não são mais gerenciados em âmbito de projeto, mas há um avanço nesse sentido. Aqui, há a definição de padrões de processos para toda a gestão de TI, integrando os diferentes projetos executados e trazendo mais clareza para toda a organização.

Gerenciado quantitativamente

Depois do definido há o grau de maturidade chamado de gerenciado quantitativamente. Nesse estágio já é possível observar que a gestão de TI tem alta maturidade. Isso acontece porque o setor já utiliza uma análise quantitativa e estatística a fim de melhorar os procedimentos e colher informações para potencializar resultados.

Otimizado

Por fim, há um nível de maturidade otimizado. Nesse estágio, a gestão já consegue focar em melhorias contínuas segundo os dados colhidos dos processos realizados para a criação de um software. Também há possibilidade de ter procedimentos mais flexíveis, que se adaptam às novas demandas e consideram oportunidades para crescimento.

Nesse estágio de maturidade é possível ter mais padronização e estabilidade em relação ao procedimento de criação de software. Por isso, os erros e gargalos são menores, prevendo os resultados com mais facilidade.

Como o CMMI atua para ajudar os softwares a terem mais qualidade?

Agora que já sabe CMMI o que é, viu como o modelo pode trazer diversas vantagens para a gestão de TI e uma delas é ajudar a potencializar a qualidade dos softwares desenvolvidos. Mas como isso acontece?

Primeiro, é preciso considerar que o CMMI promove a padronização de procedimentos. Isso não significa que todos os softwares serão iguais e com as mesmas funcionalidades. A ideia da padronização é manter um fluxo de trabalho com etapas definidas e com um bom controle de qualidade.

Além de melhorar a produtividade e a eficiência nos processos, essa padronização consegue ajudar os softwares a terem mais qualidade. Afinal, todo o trabalho já está planejado, é possível verificar se houve problemas durante o desenvolvimento e revisar o procedimento.

O controle de qualidade promovido pelo CMMI também permite realizar uma gestão de requisitos. Ou seja, durante os processos os responsáveis garantem que tudo seja documentado e passem por uma forma de controle de eficiência, para minimizar problemas e trazer mais qualidade.

Ao adotar o CMMI, é possível melhorar os processos de forma geral, o que reflete também na qualidade dos softwares desenvolvidos. Dessa forma, há maneiras para avaliar, classificar e melhorar todo o procedimento para a produção desejada.

Conseguiu entender o que é e para que serve o CMMI? Neste conteúdo foi possível perceber que ele possui diversas vantagens, mas é fundamental saber aplicá-lo corretamente e seguir todas as regras sobre o assunto. Dessa maneira, a gestão de TI ficará otimizada e poderá oferecer melhores resultados.

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