Entenda como o BIG DATA está revolucionando a área de TI e porque você precisa investir na tendência que está a cada dia mais presente nas empresas.
Se há uma certeza para a área de TI e para o mundo dos negócios é sobre o timing, a tomada de decisões precisa ser ágil. Além disso, as empresas precisam estar cada vez mais informadas e atualizadas para auxiliar em seus processos decisórios. Mas isto depende de vários fatores, ainda que ferramentas de BI (Business Inteligence) ofereçam recursos úteis para tal, estas não são mais eficientes. Ã? aí que entram as soluções de BIG DATA, que vêm para agilizar este processo.
Mas qual a diferença entre BI e BIG DATA?
No BI as análises de informações são obtidas somente no passado, precisando de um profissional para, depois, interpretar os dados. O BIG DATA sugere a integração de uma inteligência nas soluções, com análise de grandes volumes de dados em tempo real.
A visão tradicional do BI já não é suficiente para suprir as demandas dos novos gestores. Eles querem entender o que houve, mas ao mesmo tempo precisam de uma predição como resposta. As empresas que aplicam a inteligência certa, mais os recursos do BIG DATA conseguem vantagens que, hoje, são impossíveis de se obter somente com o BI. Ã? essa tendência que vem revolucionando a área de TI. Entretanto, o mercado ainda requer profissionais capacitados para lidar com as novas metodologias.
BI vs. BIG DATA: Um ou outro?
Muita gente se pergunta se uma coisa anula a outra, quando na verdade não. O BI e o BIG DATA podem ser utilizados juntos, de forma complementar, afinal, a definição do conceito de BI e BIG DATA são diferentes. As duas soluções se completam e não se anulam.
Como o BIG DATA está revolucionando a área de TI?
Através do BIG DATA, o departamento de TI pode oferecer mais flexibilidade e agilidade para a empresa e, paralelamente, equilibrar a governança, a segurança dos dados e a conformidade. Quando a empresa passa a tomar decisões com base em dados analisados em tempo real, o TI passa a ser visto como um “braço direito” nas estratégias de negócio.
Os dados são o principal indicador para qualquer tipo de decisão estratégica. Através deles é possível conhecer melhor seu consumidor, seus comportamentos e entender como você pode melhorar e personalizar a sua experiência com ele. O BIG DATA também pode ser útil para aumentar a segurança na infraestrutura de TI, reduzir custos e otimizar processos.
A boa notícia é que não é preciso gastar milhões em servidores e superprocessadores para analisar dados. Muitas empresas trabalham com soluções simples e baratas para atender empresas de pequeno e médio porte. Guardar e processar os dados na nuvem, por exemplo, é uma maneira de reduzir os custos do BIG DATA. Tudo pode ser feito remotamente e na nuvem.