A automação de processos de TI colabora para que as empresas aumentem a sua produtividade, reduza custos, elimine desperdícios, consiga minerar os dados que auxiliem a tomada de decisões e tenha margem para escalabilidade. Com o advento da transformação digital, não cabe mais trabalhar sem utilizar essa ferramenta.
A soma desses fatores resultantes do uso da automação culmina em uma produção mais planejada, crescimento escalar e aumento de receita. Ã? evidente que a automação é apenas uma ferramenta; para que os resultados sejam alcançados, a empresa precisará fazer um trabalho de mudança de cultura operacional, alinhando a equipe à  nova realidade.
Neste post, veremos quais são os benefícios da adoção da automação de processos de TI para as empresa. Confira!
Foque no negócio
A automação libera os colaboradores de atividades rotineiras e burocráticas, deixando-os livres para atuar em atividades estratégicas que tem ligação direta com o core business da empresa. Com a equipe de TI livre, sobrará mais tempo para buscar novas soluções tecnológicas e realizar estudos de tendências que podem ser agregadas à s operações.
Em termos gerais, a automação diminui a necessidade de mão de obra reativa, que age para consertar problemas, abrindo espaço para a mão de obra proativa, prevenindo e evitando problemas, garantindo uma maior disponibilidade do sistema.
Com o novo papel do setor de TI dentro das empresas, deixando de ser um mero agente que mantém computadores funcionado e se tornando parte integrante das estratégias de sucesso do negócio, trabalhar de forma reativa é totalmente contraprodutivo.
No trabalho reativo, a infraestrutura sempre vai ter paradas, pois não há nenhum tipo de trabalho preventivo ou monitoramento. O profissional de suporte fica vinculado a problemas, pois só aparece quando algo estraga e passa a ser a última pessoa no mundo que os gestores da empresa gostaria de ver na frente.
Para a empresa que presta serviço de suporte, o trabalho reativo fica todo baseado em visitas, reduzindo a capacidade de crescimento e abrindo margem para atrasos e perda de prazos.
A solução é a utilização de uma ferramenta de help desk que permita a automação e gestão de suporte, com gerenciamento de tickets e ações proativas.
Reduza custos
A automação permite uma melhor análise sobre a capacidade produtiva da empresa. Com as métricas e indicadores obtidos, é possível observar a eficácia ou ineficácia de determinados setores, e de quem é a falha. Essa ação pontual reduzirá o tempo, o desperdício e as paradas produtivas, gerando redução de custos com retrabalhos e contratações extras.
Além disso, em caso de necessidade de realocação de orçamento, com a automação será possível produzir mais, com menos, o que permite a manutenção de uma equipe mais enxuta, liberando capital para investimento em outras áreas.
Diminua a margem de erro
Quem trabalha como fornecedor de suporte, atendendo a vários clientes, está sempre sujeito a erros, e ele pode ser fatal. Esquecer-se de fazer um backup, por exemplo, pode causar um dano irreparável, como a perda de dados que podem levar uma empresa à  falência. Já esquecer uma atualização e permitir que as pessoas trabalhem com um software desatualizado abrirá brechas para tentativas de invasão por hackers.
Não atender um ticket importante pode travar toda a infraestrutura de um cliente e joga a sua reputação lá em baixo. Além de perder o cliente, sua empresa perderá o marketing boca a boca e terá uma recomendação baixa nos sites de avaliação de reputação.
Somos seres humanos e estamos passíveis ao erro, então precisamos sempre lançar mão das ferramentas que facilitam o nosso trabalho.
Os profissionais de suporte podem contar com sistemas de gestão que oferecem a oportunidade de automatizar tarefas, gerenciar tickets e fazer monitoramento remoto. Tudo isso reduz muito a margem de erro, sendo que o foco deixa de ser a resolução de problemas um a um e passa a ser a programação de tarefas autônomas em bloco.
Utilize os dados como norteador da gestão
Outra vantagem do uso da automação de processos de TI é a oportunidade de ter acesso à s métricas e indicadores relacionados ao trabalho, ao desempenho da infraestrutura e ao desempenho individual de cada profissional. Ã? claro que tudo isso demandará uma ferramenta de gestão, que centralize as informações em um banco de dados ou consiga produzir relatórios extraindo dados de múltiplas fontes.
Com a análise desses dados, será possível criar planos de melhorias, identificar os gargalos da infraestrutura e identificar os profissionais que necessitam de treinamento ou reciclagem. Além disso, também é possível ver e os clientes que estão com dificuldade de lidar com alguma ferramenta do sistema novo.
A gestão orientada a dados já deixou de ser uma tendência e se tornou uma necessidade. Não estamos falando mais de um diferencial de mercado, mas de algo inerente à transformação digital, o que significa que as empresas que não focaram nesse modelo certamente serão absorvidas pela concorrência.
Melhore o desempenho da empresa como um todo
Como o setor de TI automatizado, rodando bem, com controle de processos e análises de métricas, toda a empresa se beneficia. Além disso, várias das ferramentas de automação poderão ser utilizadas por outros setores da corporação. Sistemas de gestão específicos para as outras áreas também são implementados e monitorados pelo TI.
Com a conexão do ERP aos demais sistemas e aplicativos da empresa, a integração fica mais fácil, assim como a automação da gestão da empresa. O gestor poderá obter os indicadores utilizando dados de fontes diferentes com a automação de mineração de dados. Tudo isso tem o funcionamento garantido graças à equipe de TI, que ganhará com a automação interna.
Nesse post, vimos como a automatização de processos de TI é uma estratégia importantíssima, para a melhora da performance de um setor cada vez mais fundamental para crescimento e evolução de qualquer empresa. Se a sua empresa busca mais eficiência e um diferencial de mercado, ela precisa adotar já a automação em seus processos de TI.
Gostou do post? Quer saber como levar a automação de processos de Ti para a sua empresa? Entre em contato conosco e descubra. Estamos à disposição!