5 formas de melhorar o atendimento ao cliente: guia para operadores e gestores

5 formas de melhorar o atendimento ao cliente

Um dos maiores objetivos das empresas atualmente é garantir um bom atendimento ao cliente. Seja para efetuar uma venda ou fidelizá-los, já é consenso que a experiência com uma marca tem grande impacto nos resultados financeiros. Por isso, reunimos um guia com 5 formas de melhorar o atendimento ao cliente.

Portanto, se você também quer que seu negócio alcance essa vantagem competitiva, continue a leitura! Aproveite nossas dicas para oferecer um atendimento excepcional ao cliente.

Por que melhorar o atendimento ao cliente?

A pesquisa CX Trends (Tendências da Experiência do Consumidor), de 2023 revelou que 66% dos clientes que utilizam o suporte das empresas afirmam que uma interação ruim pode arruinar seus dias. 

Isso evidencia que um bom atendimento ao cliente é fundamental para garantir a satisfação e fidelidade das pessoas. Dessa forma, é capaz de impulsionar o sucesso de um negócio a longo prazo. 

Além disso, o estudo apontou que 73% dos gestores veem que existe relação entre a qualidade do atendimento e o bom desempenho nas vendas. Ainda, 60% afirmam que uma experiência positiva melhora a taxa de retenção.

Afinal, quando os clientes recebem um serviço excepcional, eles se sentem valorizados e tendem a retornar e recomendar a empresa para outros. 

Além disso, o melhor atendimento ao cliente pode diferenciar uma empresa da concorrência, criando uma vantagem competitiva significativa. Assim, investir em melhorias no atendimento não apenas fortalece os laços com os clientes existentes, como também atrai novos clientes. 

Dessa forma, proporciona um impacto positivo nos resultados financeiros e na reputação da empresa. 

Quais os principais erros cometidos no atendimento ao cliente?

Para saber quais falhas evitar no atendimento ao cliente, conheça os principais erros cometidos pelas empresas a seguir. 

  • Falta de qualificação da equipe;
  • Não prestar atenção no cliente;
  • Não conhecer os diferentes tipos de perfis de público;
  • Não preparar adequadamente as equipes de atendimento;
  • Não dar importância ao pós-venda;
  • Não usar o tom de voz adequado durante o atendimento;
  • Não oferecer atendimento personalizado;
  • Deixar o cliente esperando por muito tempo para ser atendido;
  • Limitar os canais de atendimento ao consumidor. 

O que posso fazer para melhorar o atendimento ao cliente?

Melhorar o atendimento ao cliente é um processo. Portanto, é preciso definir e executar ações para profissionalizar o atendimento. Pensando nisso, listamos abaixo 5 formas de melhorar o atendimento ao cliente. Confira! 

1. Bons colaboradores prestam um bom atendimento

Os colaboradores são essenciais para um bom atendimento. Diante disso, para melhorar a área, é essencial que a empresa tenha condições de trabalho adequadas. 

Portanto, para criar um ambiente de qualidade, acolhedor e colaborativo, é importante: 

  • Disponibilizar bons equipamentos;
  • Oferecer um espaço adequado, sem excesso de barulho ou movimento;
  • Investir em ferramentas tecnológicas, como um sistema de atendimento ao cliente;
  • Implementar rotinas de acompanhamento de demandas, com perguntas de feedback para clientes e repasses de metas e objetivos.

Além disso, é essencial promover a colaboração entre os agentes para garantir atendimentos mais rápidos e eficientes. Dessa forma, é possível entender os problemas e pedidos mais comuns e saber como os agentes podem se preparar para oferecer um atendimento de qualidade.

2. Fortaleça a cultura da comunicação empática em todas as etapas

Pensando em como melhorar o atendimento ao cliente, é importante investir na comunicação empática. Dessa forma, os processos internos fluem melhor e a relação entre o cliente e a empresa se fortalece.

Para isso, é necessário oferecer treinamentos e capacitações que contribuam para a melhoria da comunicação. Algumas das melhores técnicas são de escuta ativa, persuasão e empatia. 

Além disso, para melhorar o atendimento ao cliente, é importante que os agentes compreendam o modelo do negócio e as características dos produtos e serviços oferecidos. Assim, é possível estruturar um relacionamento humanizado e personalizado.  

3. Tenha dados na ponta dos dedos

Entre as dicas para um bom atendimento ao cliente, um aspecto importante é o armazenamento e organização dos dados dos consumidores e do atendimento prestado. Afinal, essas são informações valiosas que devem ser aplicadas no desenvolvimento de ações concretas e direcionadas. 

Para isso, é indicado utilizar um sistema de atendimento. Soluções, como o Milvus, armazenam dados pessoais, histórico de conversas, pagamentos e outras informações essenciais. 

Dessa forma, é possível individualizar as estratégias de atendimento e possibilitar a melhora do atendimento. Além disso, ao centralizar e compartilhar os dados com a equipe, você garante: 

  • Precisão na identificação de problemas;
  • Personalização do atendimento;
  • Mensuração do desempenho da equipe;
  • Previsão de tendências e demandas;
  • Otimização de recursos e agentes de atendimento;
  • Criação de uma cultura de melhoria contínua;
  • Redução do tempo de espera dos clientes;
  • Melhoria da produtividade dos agentes de atendimento;
  • Aumento da satisfação dos clientes.  

4. Permita que os clientes abram solicitações nos canais que preferem

O suporte omnichannel traz impacto positivo para as empresas e para os consumidores. Afinal, permite que o cliente possa usar o canal que preferir para entrar em contato com a companhia, seja telefone, Whatsapp, e-mail, entre outros. 

Por outro lado, a equipe recebe e consegue organizar as solicitações em um só lugar. Tudo isso com a praticidade de manter os dados organizados e com histórico.

Portanto, para uma experiência completa, é importante que os canais estejam integrados. Isso evita que o cliente tenha que repetir seus dados para transitar entre diferentes canais e atendentes. 

Assim, um sistema também é capaz de agilizar o atendimento e aumentar a satisfação do cliente. 

5. Invista em tecnologia

Os recursos de automação e inteligência artificial têm um impacto importante na forma como o suporte é fornecido aos clientes. Portanto, entre as 5 formas de melhorar o atendimento ao cliente, destacamos o uso da IA para apoiar os operadores a responderem perguntas frequentes e resolver problemas básicos. 

Assim, o tempo de resolução da chamada diminui e aumenta a satisfação do cliente. Além disso, com a coleta e análise de dados sobre o comportamento e preferências do consumidor, é possível oferecer um atendimento mais personalizado. 

Conte com o Milvus para aumentar a eficiência e qualidade do seu time de atendimento!  

A chave para melhorar o atendimento ao cliente é estar sempre presente e oferecer ferramentas que auxiliem na consolidação de seus processos. Para isso, você podem contar com o Milvus, um sistema de atendimento ao cliente completo. 

Ele é capaz de reunir as informações em um só lugar, registrando e organizando as informações de forma clara. Assim, nossa plataforma te ajuda a proporcionar uma experiência muito mais precisa e customizada. 

Com isso, é possível cativar ainda mais os clientes por meio de um serviço de qualidade. Ficou interessado? Conte com a expertise do Milvus para automatizar seu atendimento ao cliente. Entre em contato agora mesmo e faça um teste gratuito.

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