Cada vez mais, as empresas do mercado compreendem a importância e necessidade de desenvolver suas áreas de Tecnologia da Informação (TI). Existe uma percepção de que esse time representa investimento para ser competitivo e não mais somente custos. Porém, para que essa seja a realidade do negócio, é fundamental saber como otimizar os componentes de infraestrutura de TI.
A infraestrutura de TI é a base dessa área, ou seja, são todos os equipamentos, contratos, sistemas e pessoas que compõem um time de TI. Normalmente, a construção da infraestrutura demanda tempo, planejamento e grandes investimentos financeiros.
O problema é que os diferentes componentes que formam a infraestrutura, quando não são monitorados e geridos de forma correta, tendem a causar problemas que comprometem todo o resultado do negócio “Â como falhas de segurança, perda de dados e danificações de equipamentos.
Pensando nisso, reunimos abaixo as principais informações para você otimizar o desempenho dos componentes de infraestrutura de TI na sua empresa e garantir os melhores resultados para o seu negócio. Leia até o final para conferir!
Quais são os principais componentes de infraestrutura de TI?
Vamos começar entendendo quais são os principais componentes de TI que compõe (ou deveriam compor) sua infraestrutura. Confira:
Hardware
Essa é a parte física de um sistema computacional, ou seja, são os elementos palpáveis. Entre os itens mais comuns são teclados, mouses, monitores, pente de memória, gabinetes, processadores etc.
Software
O software é a parte lógica de um sistema, ou seja, tudo que não é palpável e faz com que os equipamentos tenham função. Entre os itens comuns estão os aplicativos, sistemas de informação, sistema operacional e BIOS.
Banco de dados
O banco de dados ou base de dados, é um conjunto de registros da organização que está disposto de forma estruturada dentro de um dispositivo ou sistema. Sua função é armazenar dados que podem ser convertidos em informações importantes para o negócio.
Redes de telecomunicações
As redes são um conjunto de componentes e acessórios que viabilizam a troca de dados e informações entre partes, ou seja, a comunicação. Fazem parte desse item a rede local, extranet, intranet e internet.
Pessoas
As pessoas “ também conhecidas como humanware ou peopleware, são os profissionais que utilizam a infraestrutura e toda tecnologia da organização. São os operadores, membros do suporte, analistas, especialistas e gestores de TI.
Qual a importância de fazer uma gestão eficiente da TI?
Existem muitos problemas que podem acontecer dentro de uma infraestrutura de TI Â “Â como erros em processos cometidos por pessoas, defasagem de equipamentos do hardware e softwares, tentativas de ataques ao banco de dados, quedas na rede, entre muitos outros.
Todos esses acontecimentos geram prejuízos para a organização, podendo comprometer até 75% do investimento feito na área. Porém, esses problemas poderiam ser evitados com uma simples gestão de TI bem organizada.
Uma gestão eficiente permite que a verba da área seja investida em melhorias na infraestrutura, adotando melhores componentes. Além disso, o time que antes perdia muito de seu tempo “apagando fogo” pode se dedicar a construir soluções e contribuir para um negócio mais competitivo.
Outro ponto importante é que os problemas nos componentes de infraestrutura de TI afetam toda a organização, ou seja, quando os sistemas possuem mal funcionamento, a rede fica indisponível e informações são perdidas, a performance dos demais membros da organização é comprometida.
Todos esses problemas resultam em mais gastos para a área de TI, menos investimento em inovação, perda da produtividade dos funcionários e um negócio com baixa competitividade. Por isso, é fundamental ter uma boa gestão da área e otimizar o desempenho da infraestrutura “ item que abordamos a seguir!
Como otimizar o desempenho da infraestrutura e do time de TI da empresa?
Fica evidente que uma boa gestão de TI é necessária para manter o negócio competitivo, certo? Confira agora as melhores dicas para desenvolver isso no seu negócio.
Comece com um time de qualidade
A base de uma boa infraestrutura é ter profissionais qualificados e que entendem desse processo. Dessa forma, eles serão capazes de compreender as reais necessidades da organização, fazendo os investimentos necessários para atendê-las.
Além disso, esses funcionários devem ser responsáveis por criar os processos, políticas e boas práticas de TI que asseguram o melhor funcionamento de todos os sistemas. Por isso, qualidade é fundamental!
Tenha itens de reposição
Outra dica muito útil que minimiza problemas é ter itens de reposição na empresa ou um programa de troca periódica dos componentes de hardware. Dessa forma, é garantido que eles serão substituídos antes de apresentarem problemas e comprometerem o funcionamento da infraestrutura.
Mantenha mais de um caminho para o Data Center
O data center é o centro das operações de TI, dessa forma, é necessário garantir a alta disponibilidade de seu acesso. Para isso, é indicado manter mais de uma linha de conexão. O uso de um ambiente remoto também é uma boa solução, uma vez que, se algo acontecer à estrutura física da empresa, os sistemas continuam funcionando.
Desenvolva uma Política de Segurança da Informação (PSI)
Com a crescente preocupação com a proteção de dados em sistemas virtuais, é preciso garantir que todos os funcionários estejam preparados para evitar incidentes que vazam e facilitam o roubo de dados da empresa. Por isso, é necessário criar uma PSI ou ITIL com todas as orientações e boas práticas ao usar as tecnologias da empresa.
Mantenha o monitoramento da infraestrutura
A melhor forma de lidar com os problemas é prevenindo que eles realmente aconteçam e se, caso eles existam, o time esteja preparado para identificá-los o quanto antes. Por isso, é fundamental ter um plano de monitoramento constante dos sistemas, acessos e funcionamento dos componentes de infraestrutura de TI.
Tenha Suporte Técnico
Por fim, é importante ter uma área de suporte técnico ou Help Desk “Â como também é conhecido. Esse time é responsável por solucionar incidentes e chamados abertos por clientes da organização ou até mesmo por outros funcionários. Sendo assim, ele ajuda a manter a ordem e funcionamento geral.
Muitas organizações optam por contratar parceiros para executar boa parte dessas atividades, facilitando a eficiência da gestão. Existem empresas especializadas em monitoramento e gestão de componentes de infraestrutura de TI. Elas oferecem sistemas completos e personalizados que atendem da melhor maneira as necessidades de cada negócio.
Fica evidente que manter uma boa gestão é fundamental para o sucesso da área de TI, bem como do negócio em si. O crescente uso da tecnologia coloca em evidência essa necessidade e, seguindo as dicas apresentadas, fica mais fácil solucionar esse desafio.
Agora que você já sabe como otimizar o desempenho dos componentes de infraestrutura de TI no seu negócio, confira por que você deve investir em gestão de infraestrutura de TI para conquistar resultados ainda melhores!