Ainda existem organizações que focam só em publicidade e linguagem persuasiva para fechar uma venda. Uma trilha mais rentável e que colabora nesse ponto é investir no Marketing Digital a partir de conteúdos mais informativos, que fortalecem a autoridade da sua empresa de TI sobre determinados assuntos.
As pequenas e médias empresas de tecnologia que divulgam seus serviços e produtos por meio do Marketing Digital aumentam não só as vendas, como também a fidelização dos clientes e com grandes chances de se tornar referência no segmento. É o que mostra a Martech 2ªedição¹, relatório realizado pela Rock Content e Resultados Digitais ao ouvir 517 profissionais dessas organizações espalhadas pelo Brasil. Entre eles, 73% utilizam o Marketing de Conteúdo, gerando cerca de 5x mais leads e 13x mais visitas no próprio site, além dos 73,7% com planos para aumentar o investimento em Marketing Digital em 2017.
Caso a sua empresa de TI ainda não conte com uma equipe de Marketing Digital, preparamos algumas dicas para você começar essa implementação. Por atuar no segmento da tecnologia, é importante estar por dentro do que ocorre na própria área e explorar abordagens que são interessantes ao público-alvo. Estamos afirmando, pois aqui adotamos o departamento de Marketing Digital justamente para colaborar e se aproximar ainda mais dos nossos clientes. E vem funcionando, viu. Para ter uma ideia, o número de sessões no nosso site aumentou significamente, como mostra o Analytics: em fevereiro de 2017 foram 918 acessos e em agosto já Â tivemos mais de 15.600 acessos.
As mídias offline geralmente são mais caras, como propagandas em folhetos, jornais, revistas, banners e stands em eventos, outdoors, rádio e TV. Por outro lado, o Marketing Digital se torna uma alternativa com melhor custo, maior assertividade e alcance, sendo possível personalizar e filtrar públicos que deseja alcançar.
Passos básicos para implementar o Marketing Digital na sua empresa de TI
1º Passo: Planejamento
Antes da sua empresa de TI implementar essa área, com colaboradores internos ou terceirizar uma equipe, deve fazer um planejamento para conseguir avaliar o ROI (Retorno Sobre o Investimento) e CPL (Custo por Lead). Só dessa forma conseguirá identificar o que funciona e o que deve mudar.
Um dos aspectos mais atraentes do Marketing Digital é ser adaptável e constantemente aprimorado à s condições do seu negócio. Existem vários caminhos de teste e aplicação de abordagens e conteúdos relevantes, tudo para fortalecer sua marca na mente dos clientes e dos futuros clientes. Por isso existem as personas, identificadas por questionários aplicados no seu público-alvo e que darão insights para conteúdos customizados a fim de atender necessidades específicas e colaborar com desafios e objetivos.
2º Passo: Blog
Os blogs das empresas estão ajudando a fidelizar clientes e pessoas interessadas por determinados temas. Mais informativos e menos focados em venda, os conteúdos esclarecem dúvidas, dão apoio à s dores dos consumidores e trazem fatos curiosos relacionados ao segmento.
Para atender essas exigências e ao mesmo tempo rankear sua empresa de TI nos buscadores como o Google, esses conteúdos precisam ser bem estruturados e ter palavras-chave que os deixam otimizados (SEO). É recomendável que os artigos tenham pelo menos 1200 palavras para ser relevante pelas ferramentas de busca.
Na hora da divulgação, não replique essas publicações somente nas redes sociais. Crie um esquema por e-mail marketing, reunindo conteúdos que se concentram em alguma temática e determinando a periodicidade de envio para a base de clientes. A pesquisa Martech 2016 também apresenta que 77,6% das empresas consultadas consideram o blog como importante canal para estabelecer o Marketing Digital, com um aumento de 21,33% em relação a 2015.
3º Passo: Redes sociais
Ao consultar 251 líderes, a pesquisa 2016 Brazil Small & Medium Business: ICT & Cloud Services Tracker Overview², solicitada pela Intel Brasil e realizada pela AMI Partners, relata que 59% das pequenas e 71% das médias empresas usam ferramentas para gerenciar as ações de Marketing Digital e as redes sociais.
Estude o perfil de cada rede social para identificar o que melhor se encaixa ao seu negócio e o que abordar em cada uma delas. Além de divulgar os conteúdos produzidos pela equipe de Marketing Digital, como artigos, eBooks, webinars e infográficos, mostre a equipe trabalhando ou o que oferece para ela aproveitar o momento de descanso. As empresas que valorizam os colaboradores, destacam-se positivamente. Outra abordagem interessante é compartilhar notícias e pesquisas do setor de TI ou até mesmo da área dos seus clientes, com o objetivo de mostrar que está por dentro e, assim, oferecer serviços cada vez mais úteis à s exigências desses mercados.
4º Passo: Anúncios patrocinados
Para os anúncios da sua empresa de TI obter maior alcance nas redes sociais, você pode explorar abordagens mais criativas ou aproveitar datas específicas como gancho para informar descontos e promoções. Por exemplo, se boa parte dos seus clientes são de escritórios de advocacia, o Dia do Advogado pode ser um chamariz para informar sobre descontos, promoções e novos serviços.
Ao divulgar esses anúncios nas redes sociais você encontra ferramentas que ajudam a gerenciar o investimento em postagens patrocinadas e filtrar de acordo com o público que quer alcançar. Ã? possível selecionar por características como gênero, localidade, cargo profissional, por público personalizado, público semelhante, conforme viabilizado pelo Facebook Business. Para administrar esse custo, mantenha um planejamento dos tipos de posts que serão promovidos.
Mas se no momento não é possível investir em posts patrocinados, vale a pena contar com o apoio dos amigos que utilizam essas redes sociais, pedindo para que eles compartilhem em suas timelines. Dessa forma, a publicação alcança pessoas próximas a eles, ajudando a atingir um crescimento orgânico do conteúdo que está divulgando.
5º Passo: Aproveite os benefícios do audiovisual
Sua empresa de TI pode aumentar a notoriedade em alguns temas e fortalecer os valores com o reforço de um canal no YouTube. Conte com seus colaboradores, aqueles com melhor linguagem de persuasão para apresentarem a usabilidade dos seus serviços e esclarecer dúvidas por meio de tutoriais e webinars.
Aproveite esse espaço para também divulgar ações internas, como campanhas solidárias e ações voltadas as datas específicas, como o Dia do Profissional de TI. Informações por meio de vídeos também são relevantes e atendem as necessidades do espectador que busca por formato mais leve e rápido.
6º Passo: Use a Geolocalização e alcance o cliente e prospect próximos da sua empresa de TI
A geolocalização pode fortalecer o Marketing Digital da sua empresa. É uma tecnologia por onde consegue segmentar as campanhas para o público que busca pelo suporte de TI e que passa próximo a sua empresa, ou o que já está na unidade solicitando algo. Aproveite para divulgar cupons de descontos e conteúdos personalizados para atrair ainda mais os consumidores, de acordo com as necessidades deles e que receberão as informações no mobile localizado pelo IP ou GPS ativado.
7º Passo: Outros formatos de conteúdos e ações
Além dos formatos que pontuamos até agora, existem outros que você deve verificar se é válido para este momento. Entre eles, a compra de mídia, como o Adwords, desenvolvimento de eBooks (livros digitais que aprofundam um tema a partir de algum case da sua empresa de TI e/ou que busca resolver problemas do seu cliente), infográficos que exploram informações relevantes por meio de ilustrações criativas e webinars que podem funcionar como um bate-papo para esclarecer dúvidas ou apresentar novos serviços.
Quanto à prospecção e parcerias, o gestor (a) de TI também consegue fortalecê-las quando se torna porta-voz em eventos e feiras do segmento de TI, pois estreita o contato presencial em ambientes que não necessariamente levam à venda direta de serviços e sendo mais uma forma de captar lead qualificado.
Extra, extra, extra! Atenção ao seu Marketing pessoal
Seu Marketing pessoal pode ser ampliado com apoio das redes sociais.
Porém, não basta manter site institucional com informações atualizadas e produção de conteúdo de qualidade para diferentes plataformas, quando não se atenta ao comportamento que tem nas redes sociais como indivíduo. Sim, é necessário fazer uma autoanálise sobre as opiniões e tipo de informações que publica em seu perfil, além de orientar seus colaboradores sobre o mesmo fato.
Exemplos ruins não faltam, como usuários emitindo mensagens racistas, misóginas, homofóbicas e que desprezam a classe baixa e certas profissões. Além de ferir outras pessoas e ser uma atitude que merece ser condenada, tais postagens viralizam e geralmente prejudicam o próprio emissor ou a empresa que representa.
Explicando o porquê dessa atenção para a sua equipe não evita apenas a dor de cabeça. Terá colaboradores que prezam pelo respeito, refletindo em uma organização verdadeiramente ética.
Fontes:
¹ Martech 2ª edição/ Rock Content e Resultados Digitais: https://goo.gl/piBdGz
² 2016 Brazil Small & Medium Business: ICT & Cloud Services Tracker Overview: https://goo.gl/qPUmnS Â
Quer saber mais sobre os aspectos em torno da TI? Continue acessando nosso blog. Sugestões em torno dessa área também são bem-vindas 🙂