Transparência com o cliente é essencial para fazer com que a empresa cresça e consiga sempre mais formas de atingir seus objetivos.
É preciso encontrar as melhores formas para ser transparente com seu cliente, claro e direto, mostrando sempre os pontos positivos da empresa e tudo que ela tem para oferecer. De forma geral, podemos entender que esta é uma das maneiras mais eficazes de evitar que o cliente fique pedindo descontos excessivos devido à falta de conhecimento dos serviços prestados.
Mesmo quando o assunto é venda, a transparência é fundamental, para que ele saiba qual serviço está comprando e o que pode esperar da empresa como um todo.
É neste contexto que trouxemos neste artigo as 5 maneiras de ser transparente com seu cliente, de forma efetiva e simples, sem que isso demande muito tempo ou reuniões longas periódicas. Traremos soluções que vão melhorar sua relação com aqueles que são essenciais para que a empresa consiga atingir seus objetivos.
Podemos citar como um grande problema da falta de ser transparente com seu cliente, o fato de ser comum que os clientes passem a achar que estão pagando por serviços ineficientes.
Sabemos o quanto isso é preocupante e ruim de forma geral, porque as empresas de TI trabalham muito para manter suas contas funcionando perfeitamente a cada dia.
Por isso, o ideal é saber como mostrar ao cliente quais são os serviços prestados, de forma detalhada, simples e fácil de entender.
Só assim ele poderá dar o valor que a empresa merece, pois ficara consciente do trabalho que tem sido feito ao longo dos meses para que o negócio dele se mantenha sempre funcionando na mais perfeita ordem.
Entenda, uma empresa que não consegue expressar seus serviços, pode sofrer graves consequências, como:
1- Clientes que acham que não tem nada sendo feito e exigindo descontos absurdos porque não entender o real valor dos serviços prestados.
2- Frustração dos responsáveis pela empresa, que sofrem com a falta de valorização e a pressão excessiva.
3- Empresários que cedem aos clientes e acabam cobrando pouco por um trabalho que custa muito, perdendo dinheiro e tempo.
4- Funcionários mal pagos e que não veem na empresa chance de crescimento.
É um problema sério o fato de que as empresas de TI não tenham tempo ou dedicação para serem transparente com seu cliente. Isso porque acabam achando que não é necessário, sem levar em conta que o cliente é leigo e pode não perceber que os serviços prestados são de excelência.
Entendendo que ser transparente com seu cliente é fundamental para ele e para o crescimento da empresa, separamos, então, as 5 maneiras de fazer isso, sem precisar entrar em contato com cada um dos clientes, perdendo tempo e dinheiro. Algumas ações simples são o suficiente para realizar esse processo de maneira efetiva. São elas:
2º Passo: Faça a venda de maneira clara
3º Passo: Treine quem vai até o cliente
4º Passo: Esteja sempre de portas abertas
5º Passo: Tenha um canal de comunicação
Estimule o feedback
Estimular o feedback é essencial para que a empresa saiba quem está satisfeito ou não com seus serviços. Assim, fica mais fácil contactar apenas aqueles que têm reclamações, com uma espécie de filtro de urgência.
Sem o feedback, é impossível saber o que o cliente tem achado do atendimento e dos serviços de forma geral e isso é um grave problema, que pode trazer consequências graves para toda a empresa em pouco tempo.
Podemos citar 3 grandes complicações derivadas da falta do feedback:
1- A empresa não sabe quem está com problemas e acaba sendo negligente às necessidades dos clientes.
2- O cliente se sente lesado por não ter os serviços que desejava.
3- Existe perda de contratos e a empresa para de crescer.
De fato, este problema precisa ser revertido e trouxemos algumas ações que podem ajudar nisso:
A primeira coisa que você precisa fazer utilizar é um software de TI, que traz a chance do cliente reportar cada atendimento e dizer como ele foi feito. Dessa forma, o feedback é automatizado, poupando tempo.
A segunda coisa é fazer com que o cliente saiba que este canal existe e estimulá-lo a realizar a avaliação sempre após um atendimento.
A terceira coisa é observar os feedbacks e atender a todos, sem exceção.
Faça a venda de maneira clara
Quando temos pressa em vender, podemos deixar passar batido informações que são importantes e que podem fazer com que o cliente se sinta lesado depois. Isso é um erro comum que deve ser evitado a qualquer custo, mesmo na venda, é fundamental ser transparente com seu cliente.
Uma venda deve ser feita de maneira clara, ou será preciso lidar com um cliente agressivo e que pode tentar diminuir o valor dos serviços por não saber ao certo o que comprou, por isso, como dissemos, ser transparente com seu cliente é fundamental.
Quando isso acontece, podem acontecer 3 problemas:
1- A venda gera apenas um cliente problemático, que irá exigir demais, às vezes além do que ele comprou.
2- O marketing negativo passa a acontecer caso as exigências não sejam cumpridas, o que é um problema a ser levado em consideração.
3- Dor de cabeça e contratos perdidos devido à mal entendidos.
Abaixo, iremos trazer algumas soluções simples para estes problemas:
A primeira coisa que você precisa fazer ser claro. Essa é a primeira e principal regra na hora de fechar uma venda. Prometa apenas o que está no pacote do cliente e deixe isso claro para ele. Seja, mais uma vez, transparente com seu cliente.
A segunda coisa é documentar tudo que está sendo vendido através de contratos sólidos e reconhecidos em cartório.
A terceira coisa é treinar um bom vendedor – caso não seja você que cuide desta parte. Ele deverá ter conhecimento prévio em tecnologia para não deixar dúvidas sobre os serviços.
Treine quem vai até o cliente
Parece bobagem, mas os técnicos que vão até o cliente precisam ser ótimos comunicadores, treinados não só para realizar a parte operacional com excelência, mas para levarem as informações ao cliente de maneira clara e simples.
Técnicos que mal conversam com os clientes não são incomuns em empresas de TI. Isso é um erro muito constante e a principal razão é a falta de treinamento desses colaboradores.
Podemos citar três problemas que derivam deste fato:
1- O cliente perde a confiança na empresa, porque não se sente valorizado, já que o principal representante não lhe dá a atenção necessária.
2- O técnico se estressa porque não tem o treinamento adequado para realizar aquele serviço.
3- O cliente não sabe o que foi feito e se sente lesado.
Abaixo, iremos trazer algumas soluções simples para estes problemas:
A primeira coisa que você precisa fazer é finalmente treinar todos os técnicos para que eles sejam bons também no quesito atendimento. Eles devem ser simpáticos, solícitos e bem informados.
A segunda coisa é orientar o cliente novamente a realizar o feedback, para que seja mais fácil identificar os técnicos que ainda não se adaptaram e fazer o treinamento novamente.
A terceira coisa é treinar os funcionários que ficam na empresa para pedirem ao técnico relatórios das visitas.
Esteja sempre de portas abertas
É essencial que os clientes saibam que a empresa está sempre disposta a atendê-lo sempre que necessário e responder a todas as suas dúvidas de maneira solícita e agradável. Ele precisa saber que seu objetivo principal é ser transparente com seu cliente e fará isso de todas as maneiras possíveis.
É comum que os clientes liguem quando há um problema e, muitas vezes, acabam se deparando com uma equipe atarefada demais para dar-lhes o suporte necessário. Isso faz com que eles se sintam desvalorizados e acreditem que a empresa não trabalhe adequadamente.
Quando isso acontece, podemos citar três consequências:
1- Por mais que o serviço seja de excelência, o cliente se frusta e faz de tudo para romper o contrato devido ao mau atendimento.
2- Há uma sobrecarga nos funcionários que têm que lidar com clientes que passam a ficar agressivos.
3- Pode haver perdas de bons contratos.
Abaixo, iremos trazer algumas soluções simples para estes problemas:
A primeira coisa que você precisa fazer ter uma boa equipe de atendimento. Ela será responsável por todos os clientes que chegarem, evitando que os técnicos sejam sobrecarregados. É um investimento necessário que precisa ser feito.
A segunda coisa é treinar esta equipe. Ela precisa estar apta a responder todos os questionamentos, sem que seja necessário consultar outros funcionários. A ideia é evitar isso ao máximo. Eles também precisam ser transparente com seu cliente.
A terceira coisa é mostrar aos clientes que eles são bem vindo e devem sempre entrar em contato. Eles precisam sentir que são importantes e que suas solicitações serão atendidas.
Tenha um canal de comunicação
Presença em redes sociais e blog é fundamental para que seu negócio seja mais transparente com seu cliente e para que novos contratos possam aparecer. É a nova era abrindo portas e fazendo com que o trabalho se torne mais visível.
Algumas empresas esquecem o quanto é importante ter um canal de comunicação bem feito e bem administrado, porque acham que ele não é tão essencial. Porém, este é um erro e uma empresa de tecnologia deve ser a primeira a corrigi-lo.
Quando a empresa demora a ser presente na internet, algumas consequências podem acontecer:
1- Menos contas novas, devido à baixa divulgação.
2- Dificuldade em fechar contratos, pois eles não encontram referências online.
3- Os clientes ficam distantes e podem querer trocar de empresa.
Abaixo, iremos trazer algumas soluções simples para estes problemas:
A primeira coisa que você precisa fazer é adquirir presença em blogs e redes sociais. Tenha contas no facebook bem feitas e seja presente nelas. Elas ajudarão na tarefa de ser transparente com seu cliente.
A segunda coisa é ter uma equipe especializada nisso. Seja com redatores ou até mesmo especialistas em marketing.
A terceira coisa é tomar cuidado com a postura. É importante saber como se portar nas redes sociais para não cometer gafes.
Conclusão
Com essas atitudes, será possível ser mais transparente com seu cliente e fazer com que a empresa comece a crescer novamente e não perca contas importantes. É essencial realizar mudanças e fazer com que tudo corra da melhor forma possível. Lembre-se: os clientes representam o seu maior combustível e eles são fundamentais para que a empresa atinja seus objetivos. Quer saber como gerar mais valor para os seus serviços frente aos seus clientes? Então não deixe de ler o artigo Como criar valor dos seus serviços de TI para o cliente.