Ser gestor de uma empresa ou de um departamento, independentemente do tipo de negócio, não é fácil. E também não existe uma receita pronta a seguir que garanta 100% de êxito. Entretanto, as atitudes do líder perante a equipe e os negócios da empresa podem determinar se ele é ou não um bom gestor.
Entre as características que um bom gestor de tecnologia da informação (TI) deve ter estão, por exemplo, o foco, a eficiência e a busca constante pela atualização em relação às novas soluções disponíveis no mercado. Para ajudá-lo nessa jornada, separamos 11 dicas que podem ajudá-lo a ganhar destaque como gestor de TI. Acompanhe!
1. Entenda o negócio da empresa de A a Z
O gestor de TI deve ter amplo conhecimento sobre o negócio da companhia e, principalmente, know how em sua área de atuação. Pode parecer óbvio, mas muitas vezes o profissional passa mais tempo em reuniões do que, de fato, colocando suas habilidades técnicas em prática para solucionar problemas ou mesmo se atualizando.
Em virtude disso, seu conhecimento pode ficar ultrapassado e, certamente, ele terá mais dificuldade para sugerir boas opções para a organização. Lembre-se de que trazer novas soluções é um papel fundamental do gestor.
Além disso, quando esse profissional não tem um nível razoável de conhecimento na área em que atua, ele pode perder o respeito da equipe. Ou, ainda pior, ser enganado por vendedores com facilidade.
2. Saiba ouvir
O gestor não toma decisões nem trabalha sozinho. Por nisso, saber ouvir a opinião da equipe e delegar tarefas aos colaboradores é fundamental, assim ele mostra como a participação de todos é importante para o crescimento do departamento.
Além disso, ele pode aprender muito quando ouve o que os integrantes da equipe têm a dizer. Afinal, como são eles que resolvem a maior parte dos problemas diários, são os mais capazes para trazer uma visão mais realista dos aspectos operacionais.
3. Seja flexível
Um bom gestor de TI precisa saber se adaptar a novos cenários e buscar todas as possibilidades para resolver os problemas que eventualmente surjam. Isso significa, mais uma vez, que ouvir a equipe é fundamental.
Também é importante, mesmo com a correria diária e o estresse ligado à área de TI, ser flexível com horários e situações atípicas. Problemas familiares e de saúde podem atingir qualquer funcionário e, nesse momento, ele precisa receber compreensão e apoio.
4. Tenha visão estratégica
Ter a capacidade de otimizar processos organizacionais, saber lidar com indicadores, ter ampla visão do mercado e do futuro, e saber analisar o ciclo de vida da informação são habilidades necessárias a um profissional com olhar estratégico.
Atualmente, essa é uma competência muito requisitada pelas grandes empresas. Isso porque, sem ela, o gestor de TI dificilmente vai ter sucesso na carreira ou trazer resultados relevantes para a organização.
5. Relacione-se bem com todos
Ter uma boa relação com a equipe é importante, mas não suficiente. O gestor de TI deve se relacionar bem com os demais setores da empresa e com fornecedores. Ouça outros gestores e trabalhe em conjunto com eles para propor melhorias.
Uma boa ideia é integrar ações, como promover treinamentos de ferramentas para todos os colaboradores. Lembre-se, ainda, de ser gentil e bom negociador, caso atue com fechamento de contratos e parcerias para terceirização de serviços.
6. Dê o exemplo como gestor de TI
Um gestor deve ser um líder. E os melhores líderes sempre dão exemplo, em qualquer situação. Por isso, é fundamental que o gestor de TI seja um modelo para a equipe: ele deve tratá-la com respeito, valorizar seu trabalho e apoiá-la para o alcance de metas.
Um líder encontra maneiras de motivar os colaboradores, conhece cada um deles de forma individual, sabe quais são seus pontos fortes e os auxilia nos fracos. E mais: ele sabe reconhecer seus conhecimentos e suas habilidades, e usá-los a favor do coletivo.
É importante, ainda, que ele tenha bom conhecimento do aspecto emocional. Dessa forma, fica mais fácil evitar conflitos desnecessários ao interferir com sabedoria quando há atritos entre os colaboradores.
7. Saiba negociar
Faz parte do papel do gestor definir o que o departamento precisa e indicar fornecedores. É importante que ele participe de negociações prévias e, para isso, deve desenvolver boas habilidades de comunicação.
Afinal, o dia a dia do gerente é repleto de interações formais e informais. Suas funções incluem o contato com pessoas e ele deve estar preparado para negociar com elas, administrar conflitos e reconhecer emoções.
8. Mantenha-se atualizado
A área de TI é muito dinâmica e está em constante transformação. Com isso, a tecnologia que se estuda hoje torna-se obsoleta amanhã. Nesse cenário, o aprimoramento constante por meio de estudos e capacitação é uma necessidade.
O bom gestor deve investir em capacitação contínua não apenas para si, mas para toda a equipe. É essencial que os colaboradores estejam sempre atualizados e prontos para lidar com as tecnologias atuais. Tanto sua criatividade quanto seu espírito de colaboração e diversidade devem ser constantemente estimulados.
Ele deve, ainda, buscar desenvolver suas competências em inovação de produtos, processos e serviços, bem como aprimorar suas capacidades de planejamento e execução. Para isso, vale buscar certificações e participar de cursos da área.
O modelo de gerenciamento de TI mais utilizado no mundo é a biblioteca de gestão de serviços de TI (Information Technology Infrastructure Library – ITIL), que inclui as melhores práticas da área. Conheça algumas razões para investir nessa certificação.
9. Aprenda a motivar
Uma equipe motivada rende melhor e tem mais disposição para o trabalho. Dessa forma, ela pode cumprir suas metas com mais eficiência. E é o gestor quem deve mantê-la sempre engajada. Por isso, é importante avaliar suas necessidades, estabelecer metas e definir métricas de acompanhamento.
É essencial oferecer feedback após cada tarefa executada e estar sempre disponível para todos, em vez de deixá-los por conta própria. O clima deve ser amistoso e acolhedor, bem como transmitir confiança. Atender às demandas básicas da equipe vai ajudar a mantê-la sempre a todo vapor.
10. Saiba delegar
Delegar não é apenas distribuir tarefas. Fazê-lo de forma adequada implica atribuir atividades compatíveis com as habilidades de cada profissional e dividi-las de modo igualitário, sem sobrecarregar ninguém.
Para isso, é necessário ter bom conhecimento da equipe e de suas habilidades individuais. O gestor deve ser um visionário: assim, vai perceber em que área um determinado indivíduo pode se destacar para, então, oferecer essa tarefa a ele. Assim, motiva-se o funcionário e estimula-se seu crescimento.
Também faz parte do processo estabelecer metas e prazos, bem como monitorar os resultados para garantir que tudo ocorra de acordo com o planejado. Não seja autoritário ao delegar, pois esse é um processo de divisão.
11. Busque boas ferramentas e parceiros adequados
O gestor de TI deve reconhecer quando um projeto está fora da realidade da equipe, seja porque ela é muito enxuta, seja porque não é especialista no assunto. Nesses casos, uma alternativa é terceirizar ou substituir o homem pela máquina.
As ferramentas de TI favorecem o planejamento, o monitoramento e a organização do setor. Graças à automação que elas proporcionam, o profissional fica livre para manter seu foco em outras atividades, o que aumenta sua eficiência e agiliza o processo de produção.
Há inúmeras ferramentas disponíveis no mercado. Entre elas, há opções para gestão de processos e tarefas, administração de tempo e produtividade, armazenamento, capacitação, comunicação, help desk e inventário.
A solução Help Desk Inteligente, da Milvus, é um sistema pode trazer muitos benefícios para sua empresa. Entre suas funcionalidades, há gestão de chamados com abertura de chamado diretamente na área de trabalho, acesso remoto, gerenciamento de tarefas e prioridades, inventário de TI, e até portais para o cliente e o gestor.
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