Sistema de Atendimento WhatsApp: um aliado para melhorar a experiência dos clientes

Apostar em um sistema de atendimento WhatsApp é uma forma das empresas terem um contato mais próximo com seus clientes. E os resultados dessa relação são vantajosos a curto, médio e longo prazo. 

Quer saber mais sobre como uma ferramenta de atendimento WhatsApp pode transformar a eficiência do seu time e os lucros do negócio? Continue a leitura!  

O que é o sistema de atendimento WhatsApp?

O sistema de atendimento WhatsApp centraliza e organiza as solicitações abertas por esse canal. Assim, facilita o contato do público com a marca, seja para tirar dúvidas, fazer reclamações ou solicitar. 

Isso é especialmente útil porque, em 2024, o WhatsApp consolidou-se como a rede social mais utilizada pelos brasileiros, com mais de 169 milhões de usuários. Ou seja, oferecer essa opção de contato para os consumidores é uma forma de aproximar-se do público. 

Além disso, esse tipo de software é vantajoso por organizar todas as solicitações, ou seja, ajuda na gestão de demandas. Dessa forma, permite que as empresas se comuniquem com os consumidores de forma rápida, prática e personalizada. 

No caso do Milvus, por exemplo, essa centralização é complementada por diversas funcionalidades avançadas. Elas ajudam a priorizar demandas, contabilizar horas gastas em cada atendimento e acompanhar métricas de desempenho. 

Com isso, as empresas não apenas gerenciam as interações com os clientes de forma eficiente, como também recebem insights valiosos sobre a performance do atendimento. Assim, é possível otimizar recursos e melhorar a satisfação do cliente.

Como fazer uma central de atendimento no WhatsApp?

Para fazer uma central de atendimento no WhatsApp, é essencial escolher uma plataforma robusta. Ela deve contar com recursos que permitam a centralização e organização de todas as solicitações de suporte ao cliente. 

Ainda, os passos básicos para implementar o sistema de WhatsApp para empresas são: 

  1. Configurar uma conta comercial no WhatsApp Business e integrá-la com uma solução de atendimento especializada, como o Milvus. Assim, é possível que múltiplos atendentes utilizem o aplicativo simultaneamente e que todas as conversas sejam gerenciadas em uma única interface;
  2. Configurar chatbots para responder automaticamente às perguntas frequentes e personalizar as respostas de acordo com as necessidades do cliente;
  3. Definir prioridades de atendimento e contabilizar o tempo gasto em cada interação; 
  4. Acompanhar métricas de desempenho e garantir que todas as solicitações sejam atendidas de forma eficiente e eficaz;
  5. Treinar a equipe para usar a plataforma de maneira otimizada, assegurando um atendimento ágil e de alta qualidade;
  6. Usar recursos como a API oficial do WhatsApp para implementar pesquisas de satisfação de forma simplificada e ágil.

Quais são as principais vantagens de usar o sistema de atendimento WhatsApp?

1. Aumento da satisfação do cliente

Uma das principais vantagens da plataforma de atendimento WhatsApp é a praticidade. Afinal, a maioria das pessoas utiliza o WhatsApp diariamente. Isso evita que os clientes tenham que aprender a usar um novo aplicativo para entrar em contato com a empresa.

Além disso, as mensagens são enviadas e recebidas instantaneamente, o que torna a comunicação mais dinâmica. Sem falar que mantém um histórico completo das interações. 

No caso do Milvus, a plataforma para WhatsApp também suporta recursos avançados, como botões interativos, que facilitam e agilizam a coleta de feedback dos clientes. Isso melhora ainda mais a experiência.

2. Maior eficiência do seu time

Com todas as interações concentradas em uma única plataforma, a rotina da equipe se torna mais produtiva e organizada. Isso permite um gerenciamento mais eficiente dos contatos e uma resposta mais rápida às demandas dos clientes.

Isso é possível porque o WhatsApp Business possui um recurso de respostas rápidas que pode ser programado para responder dúvidas comuns de forma automática. 

Dessa forma, evita o acúmulo de mensagens e a lentidão causada pelo tempo despendido respondendo perguntas simples. 

Além disso, a ferramenta de WhatsApp para empresas pode ser integrada com outros sistemas e ferramentas, como CRM, ERP, chatbot, e-mail, SMS. Assim, possibilita a centralização e sincronização das informações e processos do negócio, assim como a criação de tickets e relatórios de contatos.  

3. Melhora das métricas de atendimento

Outra vantagem da integração de uma plataforma de WhatsaApp para empresas com sistemas de atendimento é a geração de métricas e relatórios automáticos. Esses documentos permitem analisar o desempenho do atendimento e a satisfação dos clientes.

Assim, é possível identificar tendências, avaliar a eficiência do serviço e definir estratégias para aprimorar o atendimento ao cliente.

No Milvus, é possível utilizar relatórios avançados para acompanhar indicadores de desempenho do atendimento, como tempo médio de resposta, taxa de resolução no primeiro contato e nível de satisfação dos clientes. Além disso, soluções de inteligência artificial integradas ao sistema ajudam a otimizar o tempo de resposta e a qualidade das soluções oferecidas.

4. Comunicação personalizada e consistente

O sistema de atendimento WhatsApp também permite que as empresas criem respostas automáticas, definam horário de atendimento e personalizem as mensagens de acordo com o perfil do cliente. Tudo isso torna a interação mais amigável e humanizada. 

O Milvus, por exemplo, utiliza recursos avançados de IA para personalizar as mensagens de resposta de acordo com o perfil e histórico do cliente. Assim, melhora a percepção do público com a marca, mostrando profissionalismo e compromisso. 

Como resultado, apostar em um sistema WhatsApp para empresa é uma forma de fortalecer a reputação da empresa como uma organização séria e focada no atendimento ao cliente.

Principais diferenças entre WhatsApp Business e WhatsApp Business API

O WhatsApp Business é uma versão da ferramenta de comunicação que permite que autônomos e empresas com baixo volume de mensagens criem perfis oficiais da marca. 

Seu uso é permitido por apenas uma pessoa e é possível configurar mensagens automáticas, como o horário de funcionamento. Porém, as solicitações devem ser respondidas uma a uma.

Já o WhatsApp Business API é a modalidade desenvolvida para empresas maiores e com grande fluxo de mensagens. Com a função de otimizar os processos e escalar os atendimentos, ele permite a automação com uso de inteligência artificial (IA) e múltiplos atendentes em um único número.

Centralize todas as solicitações do seu atendimento no Milvus  

Um sistema de atendimento WhatsApp é uma ferramenta importante para empresas e empreendedores que desejam aprimorar a comunicação com os clientes e otimizar os processos. 

A integração WhatsApp do Milvus garante: 

  • Comunicação ágil: responda em tempo real aos clientes pelo chat de conversa no WhatsApp.
  • Abertura de Chamados pelo WhatsApp: abra chamados diretamente pelo WhatsApp para uma comunicação rápida e eficaz.

Com o Milvus, você tem uma solução completa para centralizar e otimizar o atendimento ao cliente via WhatsApp. Tudo isso com a tranquilidade de contar com ferramentas avançadas para gerenciar, analisar e melhorar continuamente suas operações de suporte. 

Dessa forma, sua empresa pode não apenas consolidar todas as interações em um único lugar, mas também elevar o nível do serviço prestado. Invista na melhor experiência para seus clientes e transforme seu atendimento com o Milvus hoje mesmo. Entre em contato agora mesmo e faça um teste gratuito.

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