Dia da Internet Segura – O que é Safer Internet Day? Saiba tudo sobre este dia

A segurança de seus dados na Internet é um assunto muito sério e exige máxima atenção, por isso, foi idealizado o Safer Internet Day (Dia da Internet Segura), campanha de sensibilização por uma Internet mais segura, comemorada anualmente em mais de 100 países e contando com forte apoio das principais empresas de tecnologia do mundo todo, como Google, Facebook, Microsoft, Twitter, entre outras.

O que é o Dia da Internet Segura?

O Safer Internet Day é uma iniciativa com intuito de envolver e unir pessoas e empresas para promover atividades de conscientização sobre o uso seguro, ético e responsável das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) nas escolas, universidades, ONG’s e na própria rede.

dia da internet segura safer internet day xp experience boy menino

Com esta motivação, o Dia da Internet Segura reúne anualmente mais de 100 países para mobilizar usuários e instituições em torno da data e estimular um uso livre e seguro. As ações podem acontecer entre Janeiro e Fevereiro, online e offline em diferentes contextos.

Onde e Quando surgiu o Dia da Internet segura?

O Dia da Internet Segura é um movimento que surgiu originalmente na Europa há mais de uma década atrás, sendo hoje comemorado mundialmente e com sede em Bruxelas, na Belgica, coordenado pela rede Insafe.

Safer Internet Day ganhou reconhecimento oficial nos EUA no final de 2012, com um acordo conjunto entre o Departamento de Segurança Interna dos EUA ea Comissão Europeia para trabalhar em conjunto para construir uma melhor internet para os jovens. A celebração dos Estados Unidos recebeu um grande impulso em 2013, quando Insafe nomeou ConnectSafely.org como coordenador dos EUA para o futuro.

safer internet day dia da internet segura logo mascote
Safer Internet Day – Dia da Internet Segura

Objetivos do Safer Internet Day (SID)

Os planos desta organização é fazer com que cada Safer Internet Day (SID) seja um projeto altamente colaborativo e que promova os esforços de usuários de internet de todas as idades, interesses e origens para tornar a Internet um lugar melhor e o mundo um lugar melhor com a ajuda do Internet.

O Comitê Diretor do SID EUA é o ConnectSafely, o Comitê para Crianças, o Common Sense Media, o Family Online Safety Institute, o #iCanHelp, a Coalizão iKeepSafe, a Fundação de Educação na Internet, o National Center for Missing & Exploited Children, a National Cyber ““Security Alliance e a National PTA.

Nos EUA, o Safer Internet Day US é possível graças ao generoso apoio de grandes empresas de tecnologia como Comcast, Facebook, Google, LifeLock, Microsoft, Snapchat, Trend Micro, Twitter e ASKfm.

Dia da Internet Segura no Brasil

No Brasil, o Dia da Internet Segura vem ganhando cada vez mais força através das informações difundidas pelo portal da SaferNet, contando com apoio de órgãos e empresas importantes como a própria Google, Twitter, Facebook, Google, UNICEF, ABRANET (Associação Brasileira de Internet), o Ministério Público Federal (MPF), a Secretaria de Direitos Humanos, o CNPG (Conselho Nacional de Procuradores Gerais), a UOL, o CGI.BR (Comitê Gestor da Internet no Brasil), o NIC.BR (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR), entre várias outras.

dia da internet segura brasil logo

A SaferNet recebe diariamente inúmeras denúncias dos usuários envolvendo páginas, sites, hospedagens e serviços de Internet que ameaçam a segurança e a integridade dos usuários. Desta forma, dezenas de milhares de pessoas já foram e são ajudadas no país inteiro, através dos canais de ajuda e orientação. Confira alguns indicadores nesta página.

Além disso, também oferecem diversas atividades de sensibilização e formação de multiplicadores em muitas cidades do Brasil, com foco na conscientização para boas escolhas online e o uso responsável da Internet.

dia da internet segura brasil 2017
Dia da Internet Segura Brasil 2017 (Foto: Reprodução)

Faça sua parte

Junte-se a todos nós para celebrar o Dia da Safer Internet e os esforços de cada usuário, grandes e pequenos, para tornar a internet um lugar melhor e o mundo um lugar melhor usando a internet e a tecnologia conectada!

Acompanhe:

www.diadainternetsegura.org.br / safernet.org.br

Agregue mais segurança para sua Gestão em TI

O Milvus é uma plataforma para Gestão de TI que oferecerá mais segurança e produtividade para sua rotina de suporte técnico e Help Desk. Faça já um test-drive gratuito:

desempenho help desk

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Posts relacionados

Experimente, otimize sua gestão e relacionamento com seus clientes

Use todos os recursos sem se preocupar, teste o sistema por 7 dias grátis.